Aviação brasileira registra maior número de acidentes de sua história em 2012

By: Author Raul MarinhoPosted on
253Views7

Mais uma para comentar após 09/01:
http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2013/01/04/aviacao-brasileira-registra-maior-numero-de-acidentes-de-sua-historia-em-2012.htm

7 comments

  1. amgarten
    5 anos ago

    Uma pena ter que constatar que, diante dos números, o índice de acidentes aeronáuticos bateu diversos recordes com aumento de mais de 200% desde a criação da Anac (dados do Cenipa):
    http://www.cenipa.aer.mil.br/cenipa/Anexos/article/18/aviacao_civil.pdf
    Dá pena e muita tristeza porque o órgão em que trabalho não está cumprindo seu papel. E a velha e esfarrapada desculpa de que a aviação cresceu, com mais vôos, aeronaves, etc, não cola. A frota cresceu mais de 240%? E mesmo que tenha crescido, então significa que tenhamos que assistir ao aumento vergonhoso e acharmos tudo normal?
    O número de escolas de aviação abertas nos últimos 2 anos é alto, se nao houver adequado e rigoroso acompanhamento de todas elas, infelizmente os resultados serão mais acidentes. Não tem milagre! Os aeroportos nao possuem inspac Anac e o resultado? Mais acidentes.
    O papel do órgão regulador nao deveria ser o de empurrar a pessoa para a ilegalidade, mas ao contrário, trazer o piloto para o âmbito e amparo da legislação. E deve fazer isso de forma eficiente. Deve ser rápido, e exigir coisas pertinentes. Ao nao agir assim, simplesmente estamos (Anac) empurrando as pessoas para a ilegalidade, nao tem outro jeito. O sujeito precisa sustentar a família mas sua habilitação de PAGR está vencida, ele fez de tudo, entregou antes , bem antes, seu processo, porém devido as inúmeras trapalhão do órgão regulador, já se passaram 3,4,5 meses e até agora nada…. Custo X oportunidade. Ele vai avaliar os riscos e vai voar nos céus daquela fazenda pulverizando o defensivo, pois as contas nao param de chegar, e os riscos de alguém saber que ele esta voando irregular sao mínimos. Mas ele vai voar muito estressado porque tem esta “espada” sobre sua cabeça. Ele nao quer voar assim!
    Esta histórica acontece muito Lisarb, e vai continuar acontecendo. Nao adianta tapar o sol com a peneira e culpar este “vagabundo” porque está cometendo irregularidade e tal. É um trabalhador que precisa continuar sustentando seu lar.
    Deveria entao caber à Anac o papel de trazer todos os brasileiros para voar na legalidade. Como? Se os indicados políticos (quem manda na Anac) tivessem ao menos a capacidade de ouvir aos servidores e/ou os usuários encontrariam as respostas mais simples do mundo.

  2. Romário-11
    5 anos ago

    Apesar de relevante para iniciar uma discussão,na minha opinião essa noticia “ta” no mínimo incompleta.
    Para começar qquer analise seria, deveria ser feita uma analise do tamanho da frota,horas voadas,idade media da frota,dentre outros fatores.
    Adicionalmente, com o grande número de pilotos formados recentemente,e bem possivel q tenha ocorrido uma redução da experiência media,sobretudo daqueles q voam na geral.
    Por fim,e importante verificar tb a índole do operador aéreo,sobretudo das escolas e agrícolas: será q essa turma cumpre todo o programa de manutenção? Um relatório do CENIPA q o Raul postou recentemente prova q não.pelo menos não todo mundo…

  3. Fred Mesquita
    5 anos ago

    E nada está sendo feito para minimizar o aumento de acidentes, muito pelo contrários, com a falta de inércia da ANAC, este ano bateremos novo récorde.

    Muitos pilotos que conheço, que voamno interior do Brasil estão desistindo de re-checar e de renovar o CMA diante de tantas dificuldades impostas, mas que continuam a voar com seus exames vencidos.

    • Romário-11
      5 anos ago

      Falta de inércia?

      Então deve estar melhorando,pois segundo Newton,inércia e a tendencia a permanência em MRU. Se não há MRU,algo ta mudando…

      E se “os pilotos q vc conhece” estão voando com documentação vencida,exerça seu papel de cidadão e denuncie-os,pq o q estão fazendo e crime (no mínimo contravenção).

      • Righetti
        5 anos ago

        Mudando pra pior… Cada semana uma surpresa negativa… Semana passada foi o encerramento das atividades da sala de aplicação de provas em BH. Tá cada vez pior. Ela vem quebrando a inercia sem dúvida…

        • Romário-11
          5 anos ago

          Já mandou e-mail pra lá reclamando?
          Já contatou a imprensa,local e a especializada,narrando o fato?
          Já escreveu p o parlamentar (DF e Senador),em quem vc votou?

          Se não tiver feito nada disso,então so resta choramingar mesmo.

  4. Fabio Otero Goncalves
    5 anos ago

    Detesto a alcunha de “boca maldita”, mas cansei de falar que isso soh iria piorar. Ainda mais num pais em que – enquanto estah dando tudo certo – a omissao, a complacencia e a negligencia sao a regra e nao a excecao, e quem ousa reclamar eh taxado de “perfeccionista”, “enfeitado”, “criador de caso” etc etc etc; soh ha uma saida (GRU ou GIG, passagem soh de ida).

Deixe uma resposta