“How to fly a Piper Cub”

By: Author Raul MarinhoPosted on
282Views3

How to fly a Piper Cub

No link acima, é possível baixar o manual básico de instrução de voo da Piper, feito para aprender a voar o seu lendário modelo Cub, numa edição de 1945 – cortesia do nosso amigo e colaborador Beto Arcaro. Quem gosta de aviação não pode deixar de ler esse material, que é muitíssimo interessante por vários motivos:

  • Em termos históricos e culturais, é uma obra prima da era de ouro da aviação, além de ser um material esteticamente muito interessante;
  • Para quem está aprendendo a voar, é um manual muito útil, com várias dicas importantes que nem sempre se ouve falar nos aeroclubes/escolas de aviação hoje em dia; e
  • Para quem já é piloto formado, especialmente os mais experientes, é um guia interessante para relembrar o básico da aviação.

Resumindo: é um material de leitura obrigatória para todo mundo!

…E as figuras sobre a comunicação instrutor-aluno da última página – especialmente a última ilustração – são impagáveis!

3 comments

  1. É, o básico ainda é essencial !

  2. Roquini
    5 anos ago

    Um clássico!!!!! e eu, como um apaixonado por taildraggers, sonho em pilotar um desses……

  3. Fábio Otero Gonçalves
    5 anos ago

    Bacana. Voei muito, tanto o Piper Cub quanto o PA18 (este último no CAVAG, no CENEA de Sorocaba; só algumas horinhas de rasante na Cana / Batata / Bacaetava, para depois solar o “Ipanema” dos 4 tipos, EMB200, 200A, 201 e 201A que havia na época). Ótimas máquinas. Se tivéssemos bastante desses bichinhos, ao invés do malfadado AeroBoero, gerações de pilotos não teriam problema em recuperar de estóis e/ou parafusos…tenho em pdf o manual do Neiva P56C, elaborado pelo ACP (Aeroclube de Pelotas – RS). Se alguém se interessar, eu posto aqui.

Deixe uma resposta