O iPad pode vir a ser o FOQA da aviação geral?

By: Author Raul MarinhoPosted on
368Views1

Uns seis meses atrás, eu discuti com um amigo da área de Engenharia a possibilidade de criar um “FOQuinhA”, isto é: um sistema parecido com o FOQA-Flight Operations Quality Assurance da aviação comercial, só que mais simples, adaptado para a aviação geral. Mas ao invés de reinventar a pólvora, eu achei melhor investigar se alguém já não estava desenvolvendo algo similar, e no Bombardier Safety Standdown do ano passado, eu conversei com um dos palestrantes sobre esta ideia. A resposta foi que realmente já havia uma empresa fazendo isso nos EUA, e que ele me enviaria mais informações sobre isso por e-mail quando retornasse ao seu escritório. Ocorre que essa pessoa não entrou em contato até agora, e envolvido com outros assuntos mais urgentes, também não fui atrás, e o assunto caiu no vácuo.

Pois muito bem. Agora, lendo um artigo na Aviation Today – What Can Real-Time Data Do for iPad EFB Apps? -, eu vejo que esse FOQuinhA poderá ser um mero App do iPhone no futuro próximo. Genial, não? O iPad já tem um acelerômetro muito bom, um GPS não tão bom assim, mas que pode ficar excelente com a ajuda de um Garmin-GLO da vida (vide aqui), capacidade de processamento e de armazenamento, e conexão à internet. O sistema coleta os dados e, uma vez em solo, transmite para um servidor que analisa os dados e, de tempos em tempos, os pilotos vão para o simulador fazer uma reciclagem nos pontos que o sistema detectou como mais relevantes de acordo com os dados coletados.

Fora os benefícios em termos de segurança que um sistema desses pode trazer, há ainda a possibilidade de reduções no custo do seguro (como já ocorre no FOQA tradicional da aviação comercial) e nos custos operacionais com gasolina e manutenção. Ou seja: esse FOQuinhA poderia, inclusive, sair de graça para o operador (ou até ter um “custo negativo”). Muito interessante, não?

 

 

One comment

  1. Ivan Salomão
    5 anos ago

    Não possuo iPad ainda, mas percebi que é uma ferramenta no mínimo fenomenal para a aviação e então decidi pesquisar sobre a compra de um e me deparei com este site:

    http://ipadpilotnews.com/

    nele vc encontra muitas dicas e experiencias compartilhada de outros pilotos que utilizam o iPad em voo.

Deixe uma resposta