Pane seca

By: Author Raul MarinhoPosted on
459Views0

Nosso amigo Beto Arcaro recomendou que a gente leia esse artigo da Air FactsWhy do we still run out of gas?“, que trata de um acidente ocorrido com um Cirrus, que sofreu uma pane seca e abriu o paraquedas para pousar. De fato, há várias discussões interessantes neste artigo, como:

– Terem dado mais importância ao fato de todos terem sobrevivido devido ao paraquedas do que a pane seca ter ocorrido;

– Como um avião com um painel tão completo como o Cirrus permite que o piloto seja surpreendido por uma pane seca; e

– Se o voo era para ter somente 32 minutos, o piloto já decolou conscientemente fora do padrão, ou houve alguma confusão (roubo ou esquecimento)?

Mas, independente destas discussões (todas muito interessantes, aliás), eu gostaria de reproduzir as regras do gerenciamento de combustível que o autor cita no final do artigo:

  • Sempre pouse com 60 minutos de combustível nos tanques; mas mesmo que ocorra algo inesperado – como a necessidade de alternar devido à meteorologia -, você ainda deverá ter pelo menos 30 minutos de combustível ao pousar.

  • Confie na taxa de consumo de combustível (“fuel flow rate”) e no totalizador do consumo de combustível, mais do que nos indicadores de nível de combustível nos tanques. Os indicadores de nível de combustível dos aviões são lendários pela baixa confiabilidade, mas o totalizador de combustível é muito preciso. Se você começou o voo com 50 galões e o totalizador indicou que você queimou 45 galões, ignore os indicadores de nível de combustível e pouso imediatamente.

  • O follow-up é, obviamente, saber quanto combustível há nos tanques no momento da decolagem. Se você vai usar o “fuel flow rate” para gerenciar o combustível, você deve saber quanto havia nos tanques no início. Olhar os indicadores de combustível não é suficiente, então determine isso com base em quanto combustível foi bombeado para os tanques, ou pela inspeção visual.

  • Se você não possui um totalizador de combustível, conheça sua taxa REAL de consumo de combustível – não utilize a taxa do manual. Você pode determinar sua taxa real de queima de combustível com cerca de dois voos monitorando cuidadosamente o quanto você voou com determinadas configurações de motor, e quanto combustível é necessário para completar os tanques.

Deixe uma resposta