Como está o mercado de trabalho para DOVs?

By: Author Raul MarinhoPosted on
1068Views23

Recebi um e-mail de uma leitora que me pergunta como está o mercado para DOVs-Despachantes Operacionais de Voo, já que ela está pensando em obter a CHT de DOV como estratégia para ingressar na aviação como despachante, pagar seu curso de PC com esse emprego, e depois tornar-se piloto profissional.

Em princípio, esta é uma boa estratégia, sim! A profissão de DOV é realmente muito interessante para quem quer se tornar piloto – tanto é que, quando fiz meu Jet Training, havia dois DOVs na minha turma, e pelo menos um deles acabou contratado como copila pela Azul (por sinal, foi um dos pilotos mais velhos que eu vi entrar em companhia aérea: ele tinha por volta de 50 anos). Mas, de fato, eu não sei como está o mercado de trabalho para DOVs atualmente, e é por isso que eu abri este post:

Alguém sabe como está atualmente o mercado de trabalho para DOVs no Brasil hoje em dia?

Eu sei que as companhias andaram centralizando bastante o serviço de despacho, e hoje em dia há poucos DOVs nos aeroportos, com os voos sendo atendidos remotamente por um escritório central ou regional. Parece-me que, com isso, houve alguma redução nos quadros de DOVs da maioria das companhias – sem contar com a crise na aviação que também não deve estar ajudando em nada. Por isso, acredito que o mercado não esteja às mil maravilhas; mas não tenho conhecimento fático de como ele está. Quem puder contribuir com informações confiáveis sobre o assunto, peço a gentileza que o faça.

 

 

23 comments

  1. aparecida porto
    6 meses ago

    estava pensando em fazer o curso. mas com esses comentários vou repensar.. a situaçâo ja nâo esta facil imagina vc gastar o pouco e nâo conseguir emprego.

  2. rogelio
    10 meses ago

    MEU NOME ES ROGELIO CHILENO

    ESTOU lendo os comentarios referente a professao de D.O.V

    pelo que estou sabendo as empressas estao centralisando em sao paulo os professionais de DOV

    tenho uma filha com o curso de dov eapriovou o primeiro modulo falta fazer a prova do segundo modulo
    ela trabalho na GOL e na LATAM E AGORA QUERO QUE FAZA A PROVA DO SEGUNDO MODULO PARA PODER TER PELO MENOS O CURSO TERMINADO

    AGRADEÇA ALGUMA INFORMAÇAO DE AS PERSSOAS EXPERIENTES EN ESTE RAMO MUITO GRATO

  3. Alonso Santos
    2 anos ago

    poxa, bem desmotivador.
    eu justo estava por me matricular, mas agora vou pensar duas vezes…
    vi que o ultimo comentario foi em 2013..
    alguem pode me enformar como esta o mercado hoje em dia?
    obrigado
    ~Alonso Santos

  4. Edmar Teles
    3 anos ago

    Sacanagem com o povo meu caro Raul Marinho!!

    Você viu o que as escolas fazem com os alunos???

    Deixam de dar o estágio só para não terem custos extras…..

    Pense nas chances que o aluno perde por não ter contanto com as empresas na época do estágio. Estágio em empresa é a vitrine do futuro profissional…

    Desta forma então as escolas lucram rios de capim……e os alunos ficam na pior!!!!!!

    CADÊ A ANAC????????????? A JUSTIÇA!!!!???????????

    CADÊ A VERGONHA NA CARA????????????????????????

  5. Edgard Gasparini
    3 anos ago

    Dá até pena ver o pessoal novo apostando na carreira de DOV. Quem gosta desta ideia são as escolas que mesmo não havendo demanda ou muito menos perspectiva da contratações, continuam a abrir suas turmas “IRREGULARES” a qual cobram os alunos e não dão o curso completamente.

    Na hora H do curso que é depois da banca do segundo módulo, a escola enxota o aluno e manda ele ir procurar emprego….o final desta história fedorenta???

    Existem uns 700 alunos com CCT soltos pelo mercado iludidos com a “E”stória do estágio que as escolas contam só para darem um bonde em 3 meses de aula que o aluno paga e jamais cursa.

    As escolas distorcem todo o real contexto do estágio e engana seus alunos..

    Vemos hoje então a ANAC solicitando explicações das escolas em processos internos e gente entrando na justiça, pois o curso de DOV hoje no Brasil é a MAIOR ENGANAÇÃO!

    Falo isto por experiência própria ………

    • Elcio
      3 anos ago

      Sacanagem!! As escolas só pensam em LUCRAR!!!

      Ainda tem gente que aposta em curso de DOV???????? Ouvi dizer que a ANAC vai revogar a licença de uma par de escola em brasilia e são paulo!

  6. Edinei Ramos
    4 anos ago

    Sou colaborador de uma companhia aérea e estou pra iniciar meu curso de DOV. Desde o periodo em que estou na empresa não fiquei sabendo de nenhum recrutamento no cargo, as vezes tenho um certo receio com os relatos que lí.

    • imaginewall
      4 anos ago

      Ola Edinei, tudo bem?
      Onde você pretende fazer o curso?
      Chegou a ver o custo de matrícula e mensalidade? Tb estou interessado e se puder me ajudar, ficarei agradecido.

      Abraço

      Allan

  7. reginaldo bueno
    4 anos ago

    o caminho mais facil na Azul, é entrando em qualquer outro setor, por exemplo call center e aguardar processo seletivo interno

  8. Roberto
    4 anos ago

    Pessoal boa noite.

    Conclui o curso de DOV no início de 2012, no tempo de escola sempre ouvíamos que o mercado estava aquecido e tudo mais, mas desde a formação, ninguém que se formou comigo conseguiu emprego, pois as empresas estavam justamente recrutando internamente, mas desistir, jamais!! Sempre envio currículo as empresas e espero um dia conseguir entrar para aviação.

    Um grande abraço a todos.

  9. Felipp Frassetto
    5 anos ago

    Caramba, um copila ingressar numa companhia com 50 anos!
    Que alento!!!

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      Na verdade, eu conheci um sujeito que entrou na Gol em 2011 com 52 anos.

      • Felipp Frassetto
        5 anos ago

        Opa!
        Bom saber, hehe.

        Abraço!

  10. Luiz C.
    5 anos ago

    Caro Raul,

    Respondendo ao post, gostaria de deixar minha opinião sobre o mercado, principalmente para quem almeja ser DOV de Cia Aérea.
    Entrei para este mercado em 2009, trabalhei em duas empresas de porte 121 em São Paulo.
    Já de antemão afirmo que o DOV é um excelente trampolim para quem quer ser piloto pois, desta fonte que consegui pagar meu PC além da experiência que esta carreira proporciona para quem deseja ser piloto.
    Fiz meu curso em 2006 e levei praticamente dois anos para terminar o curso pois a escola em que eu estudava teve dificuldade em achar um DOV para dar aulas do segundo módulo.
    Em 2009 o mercado estava aquecido, a maioria dos DOV’S trabalhava em 2 empregos e vagas surgiam com mais facilidade. O treinamento foi muito puxado e quem estava preparado fez a diferença, vi colegas que precisaram de um “reforço”, pois tiveram a formação base deficiente.
    Em 2010/2011 percebi um “boom” nas escolas, muitos funcionários de outras áreas foram para as escolas se especializar, principalmente os DT’S (Despachantes técnicos) o que gerou uma oferta interna de mão de obra para as Cias.
    Neste período vi alguns colegas que chegaram de contratações externas, mas a grande maioria veio de seleções internas.
    E esse quadro permanece até hoje em Cias de grande porte, pois tive notícias que a última turma de DOV’S da GOL foi composta funcionários internos.
    Um fato negativo que ocorreu nesse tempo foi o “Step salarial” que passou a ser mais demorado devido a grande demanda oferecida pelo mercado.
    Muitos aspirantes a DOV se impressionam com o fato de depois de checado poder trabalhar em outro emprego, mas isso é um fato que está se tornando cada vez mais raro de acontecer pois com a disponibilidade de mão de obra as vagas são supridas por estagiários do quadro de funcionários da própria empresa.
    Existe uma esperança que a ANAC regulamente o DOV para empresas 135 e o mercado volte a aquecer novamente e como o Sr. Fábio citou no Post acima, isso pode fazer com que o mercado “gire” e novas vagas sejam abertas.
    Finalizando, gostaria de deixar um recado para quem já tem o curso e está à procura de um estágio, de que as vezes o caminho não é a busca direta para o cargo de DOV, mas sim, passando por um outro setor antes de chegar lá.

    Espero poder ter ajudado.

    Um grande abraço a todos.

    Luiz C.

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      Excelente relato, Luiz!
      Muito obrigado!
      Abs,
      Raul

    • Tiago Quirino
      4 anos ago

      Ajudou e muito! Estou aprovado nas duas bancas da Anac, DOV I e II desde novembro passado. 3 meses se passaram e até agora nem uma entrevista eu fiz.

  11. Marcos
    5 anos ago

    Me formei no curso de DOV passando em primeira época nos Módulos 1 e 2, e não estou conseguindo estágio em lugar algum. Acho que a contratação de DOVs está se achatando devido as centrais.

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      É a informação que eu temia estar correta…
      Obrigado por compartilhá-la!
      Abs,
      Raul

    • Rodrigo Edson
      5 anos ago

      Marcos

      Me contate via safety@voeglobal.com

      Temos um DOV na empresa e ele, além de trablhar numa 121, conhece bem esse mercado, quem sabe ele possa conseguir te ajudar. Não custa tentarmos.

      abs

  12. Rodrigo Edson
    5 anos ago

    Prezado Raul

    Sinceramente não sei como anda a formação de DOV, mas posso falar pela Global quanto a contratação desse profissional.
    A empresa penou para achar um disponivel, que conseguisse encaixar seus horários entre 121 e 135. A empresa depois de 2 meses de busca contratou um, que ficou apenas 1 mes e logo foi pra outra empresa. Somente depois de 3 ou 4 meses contratamos um que também trabalha na TAM.
    Enfim, sei que não é requisito DOV para 135, mas empresas como a Global que possuem uma frota consideravel necessitam desse profissional e penam para conseguir.

    Abs

  13. Reduziu bastante, realmente, com a criacao das tais “centrais de DOVs”. Agora, se o DOV em questao tiver ingles fluente (qto mais idiomas estrangeiros melhor, mas ingles eh obviamente fundamental), boa formacao academica e boa cultura geral, aih o negocio muda de figura, pq pode trabalhar para os grandes “providers” que hoje prestam servicos para a Aviacao Executiva (i.e. Universal WX & Aviation / CAVOK, UAS, JETEX, BaseOps, COLT Intl’ etc), principalmente em voos internacionais, assim como podem prestar servicos as cias. charters que operarao no Brasil em grande monta, em funcao dos grandes eventos esportivos, a partir deste ano. Dependendo do pais de matricula, muitas operacoes 121 (e mesmo 135, as vezes) nao permitem que os pilotos elaborem a ficha de centragem / W&B ( o cte. soh confere e assina de acordo, mas tem que ser elaborado por um DOV ou Central de DOVs). Minha “ex” era DOV de duas empresas de bandeira, com base no Galeao. Quando vieram as centrais de DOVs, ela perdeu o emprego e saiu deste mercado, voltando a trabalhar em sua area de formacao original (hotelaria). Hoje – na Aviacao dita “Corporate/VIP” – ela poderia novamente ter seu lugar, pois fala portugues, espanhol, alemao, ingles e frances (alem de guarani, por ser de nacionalidade paraguaia). Assim como no nosso mercado, para o DOV os conhecimentos adquiridos na formacao academica, bem como o dominio de idiomas estrangeiros fazem, cada vez mais, toda a diferenca. Alem do acima exposto, os DOVs podem ensinar em aeroclubes, escolas e ateh faculdades de ciencias aeronauticas ( se tiverem nivel superior, claro), jah que muitos aviadores ainda carecem de uma ideia clara de como funcionam as analises de pista (performance) e a elaboracao da Ficha de Peso & Balanceamento, pq sao – via de regra – disciplinas mal dadas, ministradas por engenheiros. Com todo o respeito aos engenheiros (dentre os quais tenho varios bons amigos), mas a maioria dos que eu conheci, nas empresas aereas pelas quais passei, sabiam muito para si, mas tinham dificuldade em trocar o conhecimento em miudos. Geralmente prefiro um DOV ensinando essas disciplinas.

Deixe uma resposta