Informativo de Safety da Global Aviation

By: Author Raul MarinhoPosted on
243Views2

Reproduzo a seguir o boletim informativo da área de Safety da Global Aviation, que nosso amigo Rodrigo Silva nos enviou:

Desde que Alberto Santos Dumont realizou o primeiro voo de uma aeronave mais pesada que o ar, comprovado por testemunhas em 1906, que o trabalho em prevenção de acidentes tem sido realizado com afinco pelos profissionais da aviação.

Alguns desses perigos são ligados diretamente a navegação aérea e seus riscos podem ser mitigados com simples ações.

Vejamos:

1)      Cartas invertidas ou com coordenadas erradas

Não conte com a sorte, pois sua vida e a de outros não podem ser decididas como em um jogo de cartas.

Piloto, ao identificar alguma falha relativa a cartas de navegação ou coordenadas informe ao setor de Safety via RELPREV

2)      Mau atendimento ou orientação do controle aéreo

A principal responsabilidade do controlador é orientar e monitorar aeronaves no ar e no solo, para garantir um fluxo de tráfego seguro e ordenado.

Se você for mal orientado ou atendido de forma grosseira, não discuta, não perca a razão. O correto é preencher um RELPREV e solicitar que o Safety tome ações quanto a sua ocorrência.

3)      Obstáculos

Em alguns aeroportos é comum a presença de construções (prédios, antenas etc) que causam transtornos aos aeronavegantes durante as aproximações ou decolagens.

Apesar das prefeituras serem conhecedoras de que os aeroportos possuem um plano de Zoneamento e que as construções próximas a ele devem ser autorizadas pelo Comando da Aeronáutica, essas não cumprem a lei e autorizam essas construções irregularmente. Somente em 2010 o DECEA conseguiu que o Ministério Público autuasse dezesseis prefeituras por essas irregularidades e as construções foram paralisadas ou demolidas.

Para o DECEA é praticamente impossível mapear todos os obstáculos, por isso é importantíssimo a participação dos pilotos nessa luta. Basta que você preencha um RELPREV e repasse ao Safety de sua empresa.

 

Piloto, nosso trabalho é garantir que o seu seja realizado com segurança! Colabore reportando toda e qualquer situação perigosa a sua operação!

A Global Aviation garante a confidencialidade e a não punitividade sobre os relatos recebidos.

O único objetivo da empresa é o de mitigar os riscos às operações aéreas.

2 comments

  1. Rafael da Costa e Silva
    3 anos ago

    Rodrigo Edson da Silva: um dos melhores Safetys que o Brasil dispõe no mercado hoje. Seu trabalho é muito bem reconhecido na aviação. Parabéns aos seus seguidores.

Deixe uma resposta