A ANAC deverá ficar ainda mais politizada (assim como a SAC-PR)

By: Author Raul MarinhoPosted on
279Views5

Ontem, no post “A SAC ainda mais politizada“, falamos sobre a iminente mudança no comando da SAC-PR, que irá para as garras do PMDB, ávido por seu orçamento multi-bilionário. Lógico que a intenção do partido é zelar pela boa aplicação dos recursos públicos e pelo desenvolvimento da aviação brasileira, mas esta é uma clara mudança de postura do governo Dilma quanto à aviação, que quando criou a Secretaria de Aviação Civil, disse que aquele órgão deveria ser eminentemente técnico.

Pois bem. Hoje, sou informado por um tweet do meu amigo Betojet, que também as agências reguladoras federais – a ANAC entre elas – passarão a ser mais politizadas (vide nota do Valor Econômico). Isso é exatamente o oposto do que a ASA-Associação dos Servidores da ANAC defende como medida de melhoria da eficiência da agência, e um péssimo sinal para o futuro da aviação.

…E dá-lhe Iron Maiden! “Run to the hills!!!”

5 comments

  1. Felipp Frassetto
    4 anos ago

    Lembro-me de, no ano passado, ter lido uma entrevista com o Brig. Jorge Kersul, que já chefiou o CENIPA. Dizia ele que achava que a investigação de acidentes aeronáuticos deveria passar para a esfera civil.
    Ainda que, à primeira vista, pareça o ideal, é de se perguntar como seria tratada uma investigação nas condições de hoje.
    Se antes havia reclamações e falhas quanto à Infraero e ao DAC e elas só fizeram piorar, o que não esperar então de uma agência “aparelhada” (sendo a ANAC ou uma outra a ser criada) investigando um acidente.
    Diz-se, já não lembro exatamente as palavras, que um acidente é o resultado de uma cadeia de acontecimentos. Talvez e infelizmente algum esteja gestando com mais esse sábio ato do governo.

Deixe uma resposta