“A importância do NOTAM”

By: Author Raul MarinhoPosted on
634Views11

Essa charge de hoje do blog Cana Piloto está espetacular! O Sales foi extremamente feliz em mostrar as consequências da negligência aos NOTAMs, uma imagem tão boa quanto os cartazes mais inspirados do CENIPA. Se eu fosse dirigente de um aeroclube/escola de aviação, essa imagem já estaria num poster na sala de briefing.

Notam 640 Canal Piloto A importância do NOTAM

11 comments

  1. Tiago Silveira
    10 meses ago

    A notam é muito importante,aqui em Araraquara-SP faço testes com pequenos foguetes,estou em uma romaria entre Anac e Decea para conceguir uma notam mas ate agora sem resposta,…alguem pode me ajudar sobre como adguirir uma NOTAM para uma area rural ,bem longe dos aeroportos?
    Ficaria muito grato,pois gostaria de fabricar um pequeno foguete e solta-lo sem colocar em risco as aeronaves,e mesmo na area rural soltar foguete dentro das leis da aviação.

  2. CMTE ANTONIO ALVES
    5 anos ago

    Prazados CMTE´s.

    Para conhecimento, informo-vos que as notificações operacionais que não apresentavam tempo hábio para a publicação en vigor, através de NOTAM, são publicadas como “SUPLEMENTO AIP”.
    Logicamente, aind aé muito importante contactar o aeródromo de destino e de alternativa para verificar possíveis restrições técnicas e operacionais.

  3. Enderson Rafael
    5 anos ago

    Que temeridade… Bom, hoje não teve o caso do prefeito de Manaus falando sobre a acft que se acidentou lá? O Cessna de prefixo americano vinha dos EUA pra Bolívia, o piloto era americano, o dono boliviano estava junto, e eles pousaram em Boa Vista e estavam sobrevoando o espaço aéreo brasileiro de forma regular. Artur Neto, o prefeito, disse “É muito estranho dois sujeitos estrangeiros em um avião pequeno vindo dos Estados Unidos passando de país em país, correndo o risco de se jogar droga dessas aeronaves em barcos da região.” Olha, posso estar errado, mas esse não me parece o padrão de um voo clandestino, e sim de um traslado. O que aliás acontece bastante frequentemente usando Manaus como escala. Essa gente deveria ser proibida de ser entrevistada, mais ainda de indicar alguém pra administrat um aeroporto.

    • É. Esse é um exemplo do nível cultural dos nossos governantes. Com gente assim administrando o país, para quê tragédias de causadas por fenômenos naturais ou guerras???

  4. Certa vez com destino à Ubá-MG, após consultar Notam via Aisweb e AIS Academia via telefone fui informado que não constava Notam para aquela localidade, máááááás… alguns dias antes, por ouvi dizer, havia boatos de que a pista estava em completa reforma.
    Horas antes do vôo eu telefonei ao patrão, expliquei a situação e solicitei ao mesmo que entrasse em contato com seu parente para que o mesmo fosse ao aeroporto e verificasse a situação da pista.
    O mesmo retornou a ligação informando que a pista realmente estava em obras e as operações estavam impraticáveis.
    Após isso telefonei para a AIS Academia, mandei email para o DECEA e Anac explicando a situação e não obtive resposta desses últimos.
    Nem tentei entrar em contato com alguém da Prefeitura de Ubá pois seria perda de tempo achar o responsável pelo referido aeroporto, explicar à distancia o que é um Notam e para que serve e a necessidade da um naquela ocasião.
    Além de ler e entender, tem de ser explicado aos administradores (os não muito profissionais) como agir numa situação semelhante.

    • Freddy
      5 anos ago

      Verdade betojet.
      Isso acontece principalmente em aeroportos administrados por prefeituras.

      • Bom dia Freddy. Infelizmente em aeroportos administrados por prefeituras municipais isso e outras “cositas mas” ocorrem, pois geralmente amadores que não entendem nem de apertar o cinto para decolagem são colocados para administrá-los, sem contar que um aeroporto sempre é objeto de propaganda ou disputa política, mas nunca uma prioridade. Então, salvo algumas excessões que vemos por aí, infelizmente a regra é essa acima-citada. Por outro lado, aquela exigência da Anac do administrador do aeroporto ter Elementos Credenciados em Segurança Operacional, se não mudou muita coisa, pelo menos faz o elemento entender que “não se brinca de administrar aeroporto…”

        • Freddy
          5 anos ago

          Concordo Betojet.

  5. Freddy
    5 anos ago

    Em 2009 ficamos alguns meses sem balizamento noturno devido descarga atmosférica. Como de praxe foi emitido notam com texto “AD CLSD OPS NGT”

    Uma segunda feira pousou um citation, desembarcou alguns passageiros engravatados e em seguida o comandante da aeronave veio até nós.

    Bigode, bariga saliente, mexia em seu smartphone enquando caminhava.

    Adentrou a sala AIS e sem dizer bom dia ou desviar o olhar de seu smartphone disse: “Vamos decolar as 9 da noite”.

    O operador da Sala AIS disse a ele que não poderia pois estavamos sem balizamento.

    Ele então perguntou porque não havia notam expedido para tal evento, tirando do bolso da camisa uma folha impressa.

    Ao mostrar a folha, o operador AIS mostrou-lhe o Notam impresso em sua folha ao qual indagou: “então isso ai quer dizer que não tem balizamento?”

    Moral da estória: Não basta ler, tem que entender o que diz o Notam.

    Nas publicações ROTAER e AIP Brasil e no site AISWEB podemos encontrar todas as siglas utilizadas em Notam.

  6. Safety Global / Reali
    5 anos ago

    gostei da foto

    acho que vou usar em algum informativo

    abvs

    [rodrigo_edson]

  7. RodFigueiroa
    5 anos ago

    Realmente, ficou muito bom. Renderia mesmo um bom cartaz!

Deixe uma resposta