…E a polêmica sobre o primeiro aviador da história continua!

By: Author Raul MarinhoPosted on
481Views5

gustav-whitehead-01.JPG

Na foto acima, o que seria o verdadeiro primeiro voo da história. E, reparem: nada de catapultas!

Pois é, né? Todo mundo sabe que o primeiro voo homologado em um aparelho mais pesado que o ar, e que se movia por meios próprios, foi aquele realizado por Santos Dumont, com o 14Bis, em Paris, em 1906. Mas aí vieram os americanos com aquele papo de que o voo dos irmãos Wright, com o seu Flyer-I, lançado por catapulta, numa praia remota da Carolina do Norte, praticamente sem testemunhas, e uma única foto para provar, era o que valia – e, atualmente, boa parte do mundo acha que foram os americanos os pioneiros da aviação. Na verdade, fora os brasileiros e os franceses, praticamente ninguém mais tem dúvidas de que foram os irmãos Wright os primeiros humanos a voar…

Mas, agora, surgiu uma nova polêmica. De acordo com esta matéria recentemente publicada no site da FoxNews – “Wright brothers flew 2 years after Gustav Whitehead, researcher claims” -, um imigrante alemão chamado Gustav Whitehead foi quem realizou o primeiro voo da história em um aparelho mais pesado que o ar, em Connecticut (EUA), em 1901. O governo alemão já estaria até construindo um museu de €9,5milhões para homenagear o, agora, pioneiro da aviação.

Não foram os americanos que vieram com essa história de que o voo não precisava ser homologado para ser considerado válido? Agora aguenta…

– x –

Atualização das 17:17h: Por indicação do leitor Alex Rodrigues via FaceBook, leiam aqui outra polêmica da aviação, relativa ao voo inter-oceânico do Charles Lindbergh, que teria sido precedido por um brasileiro.

5 comments

  1. Luís Carlos Esteves Peixoto
    1 ano ago

    Todo o texto acima enferma de dados mal fundamentados, é falho de veracidade e, em consequência, indigno de crédito.

    O primeiro homem que voou, foi um certo Sextius Tarquitius ”Qualquer Coisa” (legionário romano), que, impulsionado por um tabefe percutido por uma ”máquina” bem mais pesada que o ar (a qual nos anais da História é conhecida por Obelix), lhe possibilitou uma viagem aérea de algumas dezenas de metros, a qual culminou numa aterragem que deve ter sido bastante desastrosa…

    • Raul Marinho
      1 ano ago

      ;-)

  2. Gustavo Franco
    5 anos ago

    Pelo nome, passo a acreditar que o primeiro tenha sido o alemão mesmo, rs!

  3. elielsenaviator
    5 anos ago

    A verdade é que cada país quer ter seu próprio pioneiro aviador. O Brasil tem o Santos Dumont, os EUA tem os irmão Wright, agora os alemães querem dizer que o pioneiro é de lá. Só sei que tenho a honra de ter o Santos Dumont como o primeiro aviador no meu coração

Deixe uma resposta