Curso de PP à distância

By: Author Raul MarinhoPosted on
784Views15

Como se vem alertando aqui desde junho do ano passado, quando o RBAC-61 foi publicado, a partir de 22/06/2013, o curso presencial será item obrigatório para que se possa prestar a banca da ANAC, no caso das licenças de PPA e de PPH. E, por isto, o pessoal que está iniciando o PP agora está em polvorosa, uma vez que as vagas para fazer a banca estão se esgotando.

Para estes, e para quem, após junho/2013, tiver muita dificuldade para fazer um curso presencial, eu gostaria de apresentar o curso de PP à distância denominado Aerocurso. Não, isto não é um merchandising: eu não conheço o curso ou seus dirigentes, não sei se é bom, e não estou sendo remunerado para falar dele. Só que, até onde eu sei, este é o único curso à distância para PPs; logo, esta será uma opção muito interessante para quem não conseguir obter o CCT de PP até 22/06/2013. E fiquem tranquilos, que ele é, realmente, reconhecido oficialmente pela ANAC.

(Ao pessoal do Aerocurso: se quiserem retribuir a gentileza, não fiquem constrangidos em oferecer meu e-book sobre formação aeronáutica básica, ok? ;-))

 

15 comments

  1. Kassia
    2 anos ago

    Ola , gostaria de saber se o curso EAD ainda e válido pela ANAC ?

    • Raul Marinho
      2 anos ago

      Verifique no Portal ANAC se o curso permanece válido.

  2. Michael D. Thies
    3 anos ago

    Olá, gostaria de saber se alguém conhece alguma pessoa que foi aluno dessa modalidade que possa nos dar um feedback da situação. Entre outras palavras: “Curso teórico de Piloto presta?”

    Estive pesquisando e achei mais uma opção: http://www.flycenterweb.com.br/ que oferece vários cursos EAD na aviação.

  3. JÚLIO CÉSAR
    4 anos ago

    Os EAD’s ainda são reconhecidos pela ANAC?

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      Sim, mas não todos. Verifique junto à instituição escolhida se o curso dela estrá homologado.

  4. Susan
    4 anos ago

    Tem também o portal http://www.academiadaaviacao.com.br, curso EAD homologado ANAC

  5. Luciano Cavalcante
    4 anos ago

    Raul,

    Fiz parte do meu teorico de PPA na Aerocurso e achei bem interessante a metodologia adotada, bem como recomendo (não estou fazendo merchandising, apenas dando minha opinião como ex-aluno).
    Infelizmente por motivos pessoais, não conclui o curso e acabei trancando na metade, mas se a ANAC deixar talvez um dia eu me matricule de novo…
    Entretanto, com a mudança da legislação pela ANAC (RBAC-61), a partir de junho de 2013, pelo que venho acompanhando no seu blog e pelo que pude compreender, a interpretaçao correta é de que passa a ser obrigatorio que o curso teorico de PPA seja presencial e realizado em uma escola credenciada, aeroclube ou afins (ou seja, o aluno de PP tem que sentar lá na cadeira da sala de aula e estudar) ou minha interpretação está confusa? Se ela estiver correta, então a partir desta data, essa metodologia de ensino (EAD) não valerá para a ANAC, é isso?

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      Na realidade, o RBAC-61 não fala em “curso presencial”. A seção 61.77 do RBAC-61 diz que o candidato deve “ter completado, com aproveitamento, um curso teórico de piloto privado aprovado pela ANAC, na categoria apropriada, segundo requisitos estabelecidos pelo RBHA 141 ou RBAC que venha a substituí-lo”. E o curso da Aerocurso é um “curso teórico de piloto privado aprovado pela ANAC”; logo, pode, sim.
      Mas eu vou escrever um post explicando isso melhor em breve.

  6. Tácio Ribeiro
    4 anos ago

    Olá Raul, antes de mais nada parabéns pelo site e o seu conteúdo, ele é simplesmente esclarecedor de questões e(ou) fatos que muitas vezes são plantados para que acreditemos. Sem mais, vamos ao que interessa. Sou um entusiasta da aviação, seja ela civil, militar, virtual ou de papel e ainda acho, que meu primeiro contato com ela foi na verdade olhando pra o céu e imaginando o quão majestoso seria voar. Após diversas buscas para elucidar outras diversas questões(que não são poucas) aqui estou redigindo minha primeira dúvida em seu site e talvez seja até uma pergunta “besta” ou “lógica”, mas lá vai, sabendo que no curso de PPA os voos realizados para instrução serão somente VFR, e você aconselhando em outro post as horas de voos em aero boeros ou paulistinhas(afim de diminuir custos), gostaria de saber, em relação a utilização de aeronaves experimentais para as horas de voo obrigatórias no curso PPA, são permitidas? Como exemplo eu coloco o Inpaer Conquest 180 Experimental, é fato que existe categorias de aeronaves e é por esse motivo minha dúvida. Novamente parabéns e obrigado pela atenção.

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      A pergunta é boa!
      Mas é o seguinte: vc pode, no máximo, obter o direito de checar o seu PP com 25h utilizando o Conquest no curso de PP (e não há vantagem alguma no curso de PC), de acordo com a seção 61.81-a-1-ii-b do RBAC-61:
      “O solicitante de licença de piloto privado para a categoria avião pode ter reduzido o requisito de experiência nas seguintes condições:
      (…)
      Se for titular de licença de piloto de planador ou de CPL o total de horas de voo e avião pode ser reduzido para 25 (vinte e cinco) horas”.
      Ou seja: das 40h requeridas (no caso, seria fora de curso homologado), vc teria que voar 25h no aeroclube (ou num avião homologado particular), e 15h no Conquest, e o cheque também seria no avião homologado (não pode ser no Conquest).
      O problema é que, para usufruir dessa prerrogativa, vc vai ter que obter previamente o CPL, que é a carteira de piloto de Conquest, e então vai ficar mais caro o molho que o peixe…
      Resumindo: para o que vc quer, não vai valer a pena.

  7. anonimo
    4 anos ago

    será se tem para PLA teórico?!

    • Leandro Cunha
      4 anos ago

      Negativo. Apenas PPA, PPH e CMS.
      Abçs.

  8. Gustavo Piveta
    4 anos ago

    Caro cmte Marinho

    Fiz uma pergunta em um post já tem alguma resposta de usuários? Grato Saudações

    Att Piveta

    Enviado via iPhone

Deixe uma resposta