A lógica do pano preto

By: Author Raul MarinhoPosted on
652Views16

20130404-183522.jpg

16 comments

    • Júnior
      5 anos ago

      quando acabar as afa´s e o pano preto, acabará a aviação pois é um negocio que faz parte da cultura aeronautica e nunca será modificado……. quem sai dessa otimo… quem não sai, pena! mas repito, parte da cultura de decadas….

      • Raul Marinho
        5 anos ago

        Pois é… A escravidão também foi parte da cultura brasileira por séculos. Então, os abolicionistas deveriam ter ficado em casa por causa disso?

  1. Felipe Sanches
    5 anos ago

    Bom, pra que serve o pano preto:

    Vc não sabe o suficiente, ou o que tem não é exatamente o que fala para os outros, e então, vc joga um pano preto em cima e ta tudo certo. Agora, deixo pra vcs analizarem o perfil profissional de um indivíduo que faz uso desta prática.

    É bom lembrar que tem o profissional que NÃO FALA NADA, e as vezes é julgado pelo crivo do pano preto, o que as vezes, pode ser apenas pra preservar a privacidade.

  2. Eduardo Ruscalleda
    5 anos ago

    Realmente o pano preto se apresenta de diversas maneiras…

    Estava com 70 horas de vôo, confiante e curtindo cada hora da minha instrução…

    Quando me deparei com um instrutor que me destratou durante boa parte do vôo. Assumia o comando da aeronave do nada na final alegando que a aeronave estava voando sozinho (- Olha ai! Não tem piloto! Você está deixando o avião voar como ele quer!).

    Por fim… Me convenceu que eu não sabia voar! Cheguei a questionar se ele estava certo.

    Um amigo, “instrutor de verdade”, estava presente no dia da fatídica instrução e sabia dos problemas que o tal pano preto estava gerando no Aeroclube. Depois de algum dia fiz um vôo com o “instrutor de verdade”, onde graças a sua capacidade e vocação, pude ter a certeza de que tenho domínio da aeronave (pelo menos do Paulistinha!rs).

    O que ocorre é que o tal instrutor pano preto além de estar cansado da função de instrutor, (como todos acreditam) provavelmente está tentando limitar a concorrência. (Descobri que vários alunos já apresentaram reclamações formais contra este senhor!)

    Um detalhe importante: O tal instrutor pano preto, o mesmo que disse que eu não tinha domínio da aeronave, dormiu por mais de 1 hora durante a minha navegação de Minas Gerais até São Paulo! Se não confiasse realmente, não teria dormido!

    Panos Pretos sempre haverão! Em todas as áreas!

  3. Otaviano
    5 anos ago

    Bem vindo a BH!

  4. Eduardo Ruscalleda
    5 anos ago

    Muito bom! Bem inteligente! É claro que estou falando da montagem do quadro e não da política do segredo. Concordo que o segredo industrial é mais do que importante e que a detenção de tecnologias é sem dúvida o fator mais importante para garantir seu lugar ao sol.

    Mas uma vez alguém me apresentou um conceito interessante:

    – Se você gasta suas energias para esconder informações, desperdiça tempo e “fosfosol” que poderia investir em novos conhecimentos!

    Ou seja…

    Se você se limita em um determinado conhecimento, segure-o com todas as suas forças, pois sua capacidade não passará dai mesmo! Agora, se você tem capacidade de ir mais longe… Não se preocupe com isso, simplesmente siga em frente!

    É o paradoxo do Gerente que “se mostra” tão essencial para uma empresa, que simplesmente mina sua possibilidade de crescimento por não haverem substitutos que possam assumir seu cargo!

  5. André
    5 anos ago

    Adorei o quadrinho – já o imprimi e…

  6. João
    5 anos ago

    Raul,

    Concordo plenamente… chegue em um aeroclube e fale que seu inglês é fluente e que você tem curso superior (em uma boa fauldade) e ainda por cima tem um belo de um KI… os instrutores irão te tratar como um verdadeiro concorrente… na aviação infelizmente devido a alta concorrência é melhor esconder o jogo…

  7. Henrique Luiz Mayer Nunes
    5 anos ago

    Cara, confesso que demorei pra entender a mensagem…

  8. Evandro
    5 anos ago

    Pano preto ao meu ver é falta de competência. O sujeito em vez de se esforçar pra ser cada vez melhor, compartilhando e aperfeiçoando conhecimentos, se mata de esforços pra evitar que os outros não consigam crescer.
    Coisa de gente pequena!

  9. Gustavo
    5 anos ago

    Levou ao pé da letra e não disse tudo o que sabia….a segunda regra…kkkkkk

  10. Mas nos dias de hoje, com o acesso a informação cada vez mais facilitado, só não aprende aquele que é preguiçoso ou aquele que não sabe procurar.

    Assim, na minha visão, só sobrou pro panopretista a influência dele, que poderia ajudar um novato a adentrar o mercado, mas não o faz. Mas se o assunto é conhecimento, isso o panopretista não consegue “cercar” mais.

    Infelizmente tenho percebido que muitos têm aquele complexo de “não vou criar cobra pra me morder”. O que é uma grande besteira. Mentalidade medíocre. Porque pra mim, aquele que não forma seu substituto, nunca vai estar apto a subir o próximo degrau na sua carreira.

    • Gustavo
      5 anos ago

      Falou Tudo!!!!

    • Michael Rodrigues
      5 anos ago

      Concordo…

  11. Isso aí não adianta mais. Hoje existe um negócio chamado Internet, e os novinhos já nasceram plugados nela, mais do que nas chupetas que usaram brevemente…

Deixe uma resposta