O verdadeiro pioneirismo dos irmãos Wright

By: Author Raul MarinhoPosted on
280Views1

Há muita controvérsia sobre o fato de os irmão Wright terem sido os pioneiros da aviação. Como se não bastasse a famosa polêmica com o nosso Santos Dumont, mais recentemente surgiu outra, relacionada ao voo do alemão Gustav Whitehead, anterior ao infame (pelo menos, no Brasil e na França) voo do Flyer, ajudado por uma catapulta. Bem, mas em um outro aspecto, parece que os irmão Wright foram efetivamente pioneiros na aviação: foi num voo comandado por Orville Wright que ocorreu o primeiro acidente de avião fatal da história. Pelo menos é o que informa esse excelente post do igualmente ótimo blog Cultura Aeronáutica:

Orville Wright e seu passageiro, o tenente Thomas Selfridge, antes da decolagem
O primeiro desastre fatal de um avião ocorreu em Fort Myers, Virginia, com uma aeronave Wright Flyer, que estava sendo demonstrada pelos irmãos Wilbur e Orville Wright ao U.S. Army, em 17 de setembro de 1908. Orville Wright pilotava a aeronave, que levava um militar do exército como passageiro, o Primeiro Tenente Thomas Etholen Selfridge. Após circular quatro vezes Fort Myers, a hélice direita da aeronave se partiu, e um dos seus pedaços quebrou um dos cabos de aço que apoiavam a estrutura do leme. Apesar dos esforços de Orville, que chegou a cortar o motor para tentar pousar em frente, o avião bateu violentamente no solo, de nariz. O tenente Selfridge bateu a cabeça contra um dos montantes da asa e ficou desacordado, com grave traumatismo no crânio. Não mais acordou, e morreu naquela noite. Orville ficou gravemente ferido, com um femur quebrado, algumas costelas igualmente fraturadas e uma lesão no quadril, e foi hospitalizado por sete semanas. Nenhum dos dois usava capacete, que muito provavelmente teria salvado a vida de Selfridge, que faleceu com apenas 26 anos de idade. O exército obrigou todos os pilotos, a partir desse acidente, a usar capacetes durante o voo, um modelo grande e pesado parecido com os utilizados por jogadores de futebol americano, posteriormente abandonado.

 

One comment

  1. Enderson Rafael
    4 anos ago

    Esse acidente é capa da “bíblia” da investigação de acidentes aeronáuticos, de Richard H. Wood e Robert W. Sweginnis;-) Um clássico, certamente.

Deixe uma resposta