Dez coisas simples que você pode fazer para melhorar sua “aeronavegabilidade”*

By: Author Raul MarinhoPosted on
277Views3

*”Aeronavegabilidade” foi a maneira utilizada para traduzir “airmanship”, que seria algo como “proficiência e conhecimentos em navegação aérea”, de acordo com esta definição da Wikipedia. Não é uma boa tradução, mas desconheço termo melhor, e se alguém souber de alguma maneira mais adequada para expressar “airmanship”, contribuições serão bem vindas, como sempre.

O nosso amigo Beto Arcaro, na sua campanha “Pano Preto Zero”, me enviou um link do iflyblog.com com o post “10 Simple Things You Can Do to Improve Your Airmanship” (a versão original do título deste post), que eu recomendo fortemente que vocês também leiam. De acordo com o lendário King Air Capt. de Americana, se você cumprir esses 10 passos, você será “o cara”! Mas antes de partir para a receita do iflyblog, queria fazer uma consideração sobre o item #3 da lista, o “FAAWings program”:

Trata-se de um programa de treinamento em segurança de voo regulamentado pela AC Nº61-91J (também explicado aqui) que, além dos benefícios óbvios – aumentar os níveis de segurança de voo do participante -, também possibilita a dispensa do cumprimento de determinados requerimentos de “instrução revisória” (que é como a ANAC chama o “flight review” no RBAC-61) da seção 61.56 da FAR-61. Muito interessante, não?

Ah, e no item #2-Study, desnecessário dizer que, dentre os “good aviation periodical or website”, não deixe de incluir o paraserpiloto.com, é claro!

 

 

3 comments

  1. Felipp Frassetto
    4 anos ago

    Quem sabe “aerohabilidade”, ou; juntando “aero” com “capacidade”, ficaria “aerocidade”.
    (brincadeira!).

  2. Amgarten
    4 anos ago

    Muito bom artigo! Estou repassando para vários pilotos, não apenas este artigo, como também a leitura deste site “para ser piloto” para a nossa boa (inf)formação aeronáutica.
    Ando meio sumido , porém sempre acessando para leitura o para ser piloto.
    Bons vôos!
    Abs.,
    Cassio

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      Já estava achando que você havia sido enviado para o escritório da ANAC na Sibéria por comentar aqui!
      Ainda bem que você continua na área!
      Abs,
      Raul

Deixe uma resposta