Sobre a validade dos cursos teóricos à distância para pilotos

By: Author Raul MarinhoPosted on
761Views0

Na semana passada, eu publiquei o post “Curso de PP à distância“, sobre a possibilidade oferecida pela Aerocurso de realizar o curso de PP na modalidade EAD. Naquela oportunidade, um leitor questionou se este curso teria validade após 22/06/2013, já que a partir desta data a ANAC estaria exigindo um curso presencial. Segue abaixo minha resposta:

Na realidade, o RBAC-61 não fala em “curso presencial”. A seção 61.77 do RBAC-61 diz que o candidato deve “ter completado, com aproveitamento, um curso teórico de piloto privado aprovado pela ANAC, na categoria apropriada, segundo requisitos estabelecidos pelo RBHA 141 ou RBAC que venha a substituí-lo”. E o curso da Aerocurso é um “curso teórico de piloto privado aprovado pela ANAC”; logo, pode, sim.

Bem, agora eu gostaria de compartilhar a resposta oferecida pela própria Aerocurso sobre este mesmo assunto, que me foi encaminhada por um leitor. Nela, além de ratificar o que já disse, eles afirmam que em breve também haverá cursos EAD para PC, o que é uma ótima notícia para o pessoal que trabalha e não tem tempo para assistir às aulas presenciais (embora, volto a afirmar, não posso dizer que a qualidade do curso seja boa, estou somente informando a existência dessa possibilidade).

De acordo com o RBAC-61, a Lei publicada em junho de 2012, passará a vigorar a partir de junho de 2013.
Portanto em junho deste ano, acaba o auto didata para os cursos de PP-A e PP-H.
A ANAC só aceitará alunos que passarem por uma Escola homologada para realizar a BANCA, ( Independente se a Escola é Presencial ou a Distância), como é o nosso caso, e que já ocorre com o Curso de Comissário de Voo.
Aproveito a oportunidade para informar-lhe que este ano seremos homologados para os Cursos de PC-, PC-H e IFR, todos na modalidade EAD- Ensino a Distância.
Muito obrigado pelo contato e estamos a sua disposição para maiores esclarecimentos.
Segue informações gerais :
CURSO DE PILOTO PRIVADO DE AVIÃO
A Escola Aerocurso.com – Escola de Aviação Civil, é a primeira Escola do País devidamente homologada pela ANAC, portaria 540, que oferece o curso teórico na modalidade EAD de PPA– Piloto Privado de Avião.
No método de ensino a distância o aluno define o horário e o local em que assistirá as vídeo-aulas. O acompanhamento do Tutor ocorre através da interatividade on-line: chat, fóruns e mensagens; permitindo ao aluno um suporte pedagógico de aprendizado completo. Para cada módulo temos as disciplinas subdivididas em aulas (que estarão disponíveis para você na sua página do aluno – são as vídeo-aulas). Para cada aula serão disponibilizados questionários e apostilas, assim você vai gradativamente avançando dentro das disciplinas e dos módulos.
Durante o curso o aluno passará por 6 avaliações teóricas sendo 5 on-line e 1 presencial realizada em uma unidade da Microlins credenciada com nossa escola, na hora da inscrição disponibilizamos a listagem das unidades credenciadas, ficando a escolha do aluno optar pela unidade de sua preferência.
A carga horária do curso é de 289 horas, com duração de no máximo 4 meses.
Para iniciar o curso, é recomendado ao aluno que passe por exames médicos para a obtenção do CMA – Certificado Médico Aeronáutico, podendo ser substituído por um termo de compromisso disponível no momento da inscrição.
O cadastro de hospitais e médicos credenciados para a realização do exame do CMA encontra-se disponível em nosso Site: CMA Brasil
O valor total do curso teórico é R$ 1.480,00 (hum mil quatrocentos e oitenta reais) incluso a taxa de matrícula..
As formas de pagamento estão disponíveis em nosso Site.
Após concluir o curso teórico de PP-A, o aluno passará por uma avaliação da ANAC, e aprovado receberá uma licença para iniciar as aulas práticas – Licença de Piloto-Aluno. Na parte prática: o aluno deverá acumular 35 horas de vôo no mínimo. Após o aluno ter concluído com aproveitamento a parte prática será submetido ao voo de Check, aprovado receberá a licença definitiva.

As aulas práticas de voo, são feitas em qualquer Aeroclube. Quanto ao custo, esse depende do tipo da aeronave e em qual Aeroclube, em média R$ 250,00 a hora.
Temos uma turma iniciando, caso tenha interesse em entrar nesta turma, você poderá matricular-se em nosso site, www.aerocurso.com
Estamos à disposição para maiores informações.
Atenciosamente
Sandra Mara
Secretaria Acadêmica
(43) 3016-0011
aerocurso@aerocurso.com
www.aerocurso.com

Deixe uma resposta