“Lei que permite soltura de balões coloca em risco aviação no Rio”

By: Author Raul MarinhoPosted on
668Views12

Vejam o que informa o blog Coluna Esplanada, sobre essa brilhante ideia do vereador de Nova Iguaçu-RJ, de autorizar que se soltem balões no seu município:

Lei que permite soltura de balões coloca em risco aviação no Rio

Numa região metropolitana densamente povoada, o prefeito de Nova Iguaçu (RJ), Nelson Bornier (PMDB), pode liberar por lei a soltura de balões artesanais sem cangalhas ou fogos – apenas com ar quente –, e colocar em risco a aviação.

Os aviões com rota para o Aeroporto Santos Dumont passam a apenas 1.200 metros de altitude sobre a área. A Aeronáutica se mostra preocupada para alertar as autoridades e empresas aéreas, através do Cenipa – Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes.

O risco torna-se maior porque os balões movidos a ar quente serão ‘invisíveis’ sem os fogos aos olhos dos pilotos, principalmente num dia nublado.

Pilotos e especialistas sabem que qualquer impacto com um balão, por menor que seja, pode derrubar um avião. Com desastre sem precedentes.

A proposta, do vereador Maurício Morais (PMDB), foi aprovada na Câmara de Vereadores e espera sanção. Às vésperas das festas juninas, quando muito se solta balões tradicionalmente na região, a lei visa atitude ambiental para evitar queimadas em florestas, mas os edis se esqueceram dos… aviões e dos moradores em risco.

12 comments

  1. saopaulopipas
    5 anos ago

    Santos Dumont era um grande apaixonado por balões de ar quente tripulados ou não, e com a ajuda dessa paixão ele foi um dos maiores colaboradores para a aviação!

  2. Beto Arcaro
    5 anos ago

    Então só um comentário:
    Na Aviação , corremos artrás, “defendemos” os 100% de segurança . Aviação não é “Esporte Radical”!
    Balões se desintegram (se isso realmente acontecesse) à nível “Atômico”?
    Se isso ocorrer, aí é 100% seguro!
    Pois é…até onde vão as pessoas, sem argumentos…Aos limites da ignorância!

  3. saopaulopipas
    5 anos ago

    um bom início de discussão é lembrar que NUNCA houve acidente nenhum com balões, mas já houve com pássaros por exemplo… isso pq o pássaro tem uma massa sólida e causam impacto forte nas aeronaves. Os balões são feitos de papel de seda.. SOMENTE de papel de seda, e perto de um avião a 200 km de velocidade, se desintegra… de uma forma parecida com que uma bolha de sabão estoura quando encosta em qualquer superfície! Não sou tolo de afirmar que os balões não tem risco nenhum, mas considero que vocês também tem conhecimento técnico pra saber que um balão sem fogo, feito de papel de seda, é repelido pela barreira de vento que um avião cria a sua frente… Um outro detalhe é que balões sem fogo, são só podem ser soltos em dias sem nuvens, pois precisam do sol para subir… o dia pode ficar nublado muito rápido, mas aí volto ao meu argumento que os balões são apenas grandes bolhas de “sabão” feitas de seda… Vocês não entendem nossa paixão por balões, nós não entendemos pq vocês acham que vão conseguir proibir… o histórico mostra que a proibição não diminuiu a soltura de balões. O interesse de vocês deveria ser ajudar a criar um ambiente amigável para existir um diálogo entre pilotos e baloeiros, para saber as áreas e locais onde os balões podem afetar menos a rotina de vocês…

    • Beto Arcaro
      5 anos ago

      Aí é que tá!
      “Paixão” por balões em detrimento da Segurança de vôo?
      Acho que é isso que “a gente” não entende.
      “Barreira de vento” criada pela aeronave? Pelo contrário…
      Motores aeronauticos “Ingerem” balões! Sugam!
      Balões de qualquer “tipo” ou outros objetos, se ingeridos por um motor aeronáutico (inclusive à pistão) geralmente causam falhas catastróficas!
      Colisões com pássaros, ocorrem em maior número?
      Óbvio! O número de pássaros é muito maior do que o de Balões.
      Ainda bem, não ?
      Em Aviação, não trabalhamos com a “Sorte”.
      Se existir a mínima possibilidade de um balão, com fogo ou sem fogo, derrubar uma aeronave, isso, um dia vai acontecer!
      É certo!
      Balão, na minha opinião, é “Lixo no Céu”!!

      • saopaulopipas
        5 anos ago

        Até chegar na área de sugar, o balão já foi desintegrado… o número de acidentes com balão é ZERO, e não é exclusivamente por habilidade dos pilotos, e sim pq nunca foi provado que um balão derruma um avião! Antes de perseguir é preciso provar, pode parecer óbvio o risco dos balões, mas sem evidências o melhor caminho é buscar uma forma de legalizar a soltura de balões, equipados com os equipamentos necessários pra evitar acidentes! Já retiramos o fogo dos balões, e mesmo assim não são capazes de aceitar um debate e preferem repelir essa forma de arte…

        • Raul Marinho
          5 anos ago

          Eu estou pesquisando se procede realmente essa informação de zero acidentes com balão, mas vale a pena notar a quantidade de ocorrências reportadas ao CENIPA sobre risco baloeiro em 2012: http://www.cenipa.aer.mil.br/cenipa/baloeiro/pesquisa?data=&datafinal=&uf=&aerodromo=&ano=2012&v=03FIJ .

          Já quanto essa história de o balão ser desintegrado antes de ser sugado pela turbina ou se enrolar na hélice, então porque as aeronaves citadas no relatório do link acima desviam? Por não saber que os balões desintegram?

          • saopaulopipas
            5 anos ago

            Não tenho o menor conhecimento sobre aviação, sou leigo no assunto! Mas aviões menores podem ser os mais afetados devido a baixa velocidade a tamanho reduzido… Aviões desviam pois tem contato visual e optam evitar qualquer risco que o choque com o balão possa causar. Não estou defendendo que os balões são 100% livres de causar acidentes, mas qualquer outra forma de diversão ou esporte tem seus riscos, menores ou maiores, mas tudo oq envolve “pessoas vivendo e se divertindo” envolve o risco!

            O importante é saber que a proibição não chega a comover os baloeiros, nem botar medo, apenas faz com que fiquem desorganizados, sem representantes para “levar a culpa” ou para prestar esclarecimentos… existem muitos baloeiros afim de conversar e ter seu espaço… essa reportagem é interessante, e reflete bem o meu ponto de vista http://www.youtube.com/watch?v=mI4kvAmAb94&list=UU7sBeXAQ7xJNsqiIPezMnxg&index=7

            • Raul Marinho
              5 anos ago

              Bem… Acho que não é preciso escrever mais nada depois deste seu comentário.

              • saopaulopipas
                5 anos ago

                Realmente não é preciso escrever mais nada… tá na hora de começar a fazer alguma coisa pra melhorar a relação entre as pessoas!

  4. Beto Arcaro
    5 anos ago

    Cara, isso é…….”Surreal”!
    Tinha que juntar essa “Ameba” com o Feliciano e….
    O que não se aprova, em busca de “votos”, não?
    A Câmara aprovou?
    Hmmm…Me desculpem, mas é muita “Democracia pro meu gosto”!!

  5. Dedeco
    5 anos ago

    Isso que dá eleger um semianalfabeto, se bobear não deve nem saber quantos estados a federação tem. Cada um no seu quadrado! Se existe uma proibição, é bom senso, e, além disso, é dever como legislador consultar um especialista.
    Deve ser mais um destes vereadores que só sabem criar projeto para colocar nome em rua…

Deixe uma resposta