Vocês se lembra deste post: “Parece que a fila vai voltar a andar na Azul!“? Pois então, a fila realmente começou a andar por lá. Aquele meu amigo a que me referi no post acima vai começar na empresa na próxima segunda-feira! E, só para lembrar, ele é um daqueles pilotos com pouco mais de 150h que realizaram a seleção no ano passado, logo antes da fusão da Azul com a TRIP. Em breve, darei mais detalhes aqui.
joseluizdacosta@bol.com.br
6 anos ago10.000 cv é em todas as funções, significa funil para vagas, é aquela máxima da oferta e procura.
Anonymous
7 anos agoPrezado, gostaria de dividir alguns dados contigo.
Alguns dos comentários dizem que a Azul possui mais de 10.000 currículos cadastrado.
Isso é tecnicamente impossível de acontecer.
Explico:
Hoje, possuímos 18.611 pilotos no Brasil. (isso conta PP, PC e PLA).
Destes números:
Checados PLA: 5.967
Checados PC: 7.553
Checados PP: 5.091
O grupo que supostamente estaria qualificado a ser parte do banco de currículos é o de PLA e PC. A soma dos dois fica em 13.520.
Isso quer dizer que TODOS os pilotos no Brasil qualificados a ter o currículo cadastrado são somente 13.520 de um total de 18,611.
Note que destes 13.520, temos os pilotos já voando de todas as linhas aéreas, INCLUSIVE a Azul e TRIP.
Fora eles, ainda há os pilotos agrícola… os PC que são MNTE/IFR e MNTE/VFR. (Sem MLTE).
Ainda, TODOS os pilotos de executiva. Todos os que voam nas linhas de fora do Brasil.
Portanto, é óbvio que o número de 10000 CV é ridículo e baseado e fofoca.
Os dados que utilizo para o cálculo sáo da ANAC.
Fonte: (náo vou postar links).
COmo descobrir:
No Google, digite: Lista nominal de pilotos – Anac
O primeiro arquivo será um XLS hospedado no site da ANAC e contem todos os pilotos do Brasil, incluindo desportivo, balão livre, planador e helicóptero.
PS: Estou na turma do seu amigo que começou no dia 13. Ninguém aqui tem menos de 1.000 horas. Tem gente com 5.000 e tem gente com 300.
Eduardo Ruscalleda
7 anos agoUma Luz Azul no fim do Túnel!
Chumbrega
7 anos agoBoa noticia!
Entretanto,o q tenho ouvido dizer e q o salário,mesmo depois da fusão c a TRIP,permanece no mesmo patamar esdrúxulo e nocivo p a categoria. Aqui na TAM o líquido (+- 7.500) e quase o dobro do q a Azul quer pagar (lá parece q vai dar em torno de 4 mil líquido,mesmo após a fusão c a TRIP q pagava um pouco mais). Isso fazendo voos similares aos da TAM (e Gol).
Ao mesmo tempo q a Azul merece admiração,ela e um câncer p a categoria, pelo menos no aspecto remuneração. Se no blog tiver alguém q possa dar o testemunho, a gente agradece,mas o q tenho ouvido dizer e q e assim q a banda toca lá!
Gustavo
7 anos agoMuito boa notícia!!! Ontem um colega meu ouviu de um piloto da AZUL uma notícia derrotadora, que lá no RH da Azul tem mais de 10.000 currículos para pilotos, e até quem tem Q.I. está difícil de entrar. não sei se é verdade ou não, mas pelo menos essa notícia é muito animadora.
Raul Marinho
7 anos agoOlha… Não sei se o número é esse, mas quando estive na Azul conversando com o diretor de RH, ele me disse que realmente o número de currículos em “estoque” é gigantesco. Quanto ao QI, esse meu amigo que foi chamado, pelo menos, não tinha nenhum.
José Flávio
7 anos agoolá bom dia! no caso do seu amigo o que ele tem alem das 150hrs que promoveu ele a ser chamado ? , e você sabe de alguma contratação futura?
Raul Marinho
7 anos agoQue eu saiba, ele tem o básico requerido pela Azul: PC-IFR/MLTE, ICAO-4+, e PLA teórico.
E não sei qto ao futuro…
José Flávio
7 anos agoAproveitando ontem falei com um Cmte de linha e ele me disse que esta previsto ano que vem, para entrar em linha aerea sera necessario ter ciencias aeronauticas, e so podera checar pla quem estiver voando em linha aerea, sabe de algo ?
Raul Marinho
7 anos agoNão, e acho isso uma especulação pouco provável de se concretizar. Se nem na FAA é assim, acho difícil que a ANAC faça essas alterações.
José Flávio
7 anos agovoltei a este post e me chamou a atenção o numero de curriulos que dizem estar no banco de dados da Azul, atualmente no Brasil qual a media de pilotos multi/ifr/icao que podem ser contados como concorrentes em um vaga na linha aerea, ou ate mesmo quantos pilotos existem no Brasil na Categoria PC?
Raul Marinho
7 anos agoA ANAC não informa isso. Só há especulações sem confiabilidade.
Alisson Santana (@alisson_santana)
7 anos agoTem uma fator que acho que você está levando em conta, Gustavo: “Perfil”.
No meu modo de entender, perfil bate até a influência de um QI. E sinceramente, pelo que vejo por ai, de dez PC/MLTE/IFR + ICAO 4 + PLA, um ou 2 tem perfil pra piloto de linha aérea.
Não se assuste com os número e faça sua parte (e contemos tb um pouquinho com a sorte hehe).
Abraço
José Flávio
7 anos agoQual seria o perfil ideal para linha aérea hoje no Brasil?
Raul Marinho
7 anos agoÉ este mesmo que eu citei como o básico para ingressar na Azul, mais 500h de experiência (no mínimo), e curso superior, de preferencia em Ciências Aeronáuticas (e se for na PUC-RS, tanto melhor).
José Flávio
7 anos agoolá Raul como andam as contratações na Azul, sabe informar algo ?
Raul Marinho
7 anos agoFora o que está neste post, nada. E pode ter certeza de que, assim que souber de algo novo, isso estará no blog.
Eduardo Ruscalleda
7 anos agoAcho que este número é “força de expressão”!