Novos desafios em segurança de voo

By: Author Raul MarinhoPosted on
313Views1

Treinamento de pilotos, fiscalização de oficinas de manutenção aeronáutica, implantação de procedimentos mais eficazes no controle de tráfego aéreo… Os desafios à melhoria das condições de segurança de voo são bem conhecidos há décadas, e até agora era só uma questão de fazer melhor o que já se sabia necessário. Mas, de acordo com essa matéria que saiu no portal Techmestre (via Aeroclipping do SNA), um dos novos desafios em segurança de voo é evitar o hackeamento da aeronave! Vejam a seguir como isso é possível.

Piloto de avião desenvolve aplicativo que controla aeronave através de aparelho Android
Software está sendo usado como conceito para aperfeiçoar medidas de segurança nos sistema de comunicação dos aviões.
Por Mateus Pires Iasbik
11/04/2013 11h22

O piloto de avião Hugo Teso, durante a conferência “Hack In The Box” em Amsterdam, impressionou o público com um software desenvolvido por ele.

Trata-se de um sistema que permite controlar uma aeronave comercial a partir de um aparelho com Android. O sistema busca por alvos se infiltrando em transmissões de rádio entre aviões e a torre de comando, utilizando outro sistema de comunicação para enviar mensagens maliciosas e assim assumir o controle da aeronave.

O piloto demonstrou que é possível, utilizando o acelerômetro do próprio aparelho, controlar fisicamente o voo dos aviões, executando manobras pelo movimento que efetuar com as mãos.

Segundo Telo, ao entrar em contato com as empresas aéreas para discutir o problema, teve uma grata surpresa, já que elas se comprometeram em ajudar a encontrar soluções para o fato.

O analista disse que, em um caso de “sequestro” do avião, a única alternativa seria desativar o piloto automático e conduzir manualmente. O problema que seria preciso perceber a situação a tempo, algo considerado difícil. O aplicativo desenvolvido faz parte de um conceito usado para aperfeiçoar medidas de segurança nos sistema de comunicação dos aviões, e por isso não será difundido.

FonteNet Security

– x –

Atualização: Vejam também este post do excelente blog Aviões & Músicas, alegando ser impossível hackear uma aeronave conforme noticiado.

One comment

Deixe uma resposta