Sobre a diminuição de salários dos aeronautas

By: Author Raul MarinhoPosted on
414Views4

Ontem, o SNA mandou mensagem a todos os cadastrados no portal do sindicato, alertando sobre estar ocorrendo uma diminuição dos salários dos aeronautas. Sim, há sérias questões legais envolvidas (a nossa Legislação Trabalhista é muito restritiva à diminuição de salários), e blá blá blá – mas não é isso o que quero enfocar aqui. O buraco que quero mostrar é bem mais embaixo…

Lá nos idos de 2011, eu reproduzi no post “Apagão de pilotos??? Bullshit!!!” um artigo do economista Cláudio Moura e Castro para a revista Veja, que abordava de maneira brilhante o funcionamento econômico do mercado de trabalho. Naquele texto, ele disse o seguinte sobre a escassez de mão-de-obra: “é quando aumenta a demanda e, como resultado de mais gente querendo contratar, os salários sobem”. Mas como os salários dos pilotos não estavam subindo, não havia o aumento de demanda tão propalado pela imprensa da época, e logo não estava acontecendo o tal do “apagão de pilotos”. CQD.

Agora, pelo que denuncia o SNA, está ocorrendo uma redução de salários dos pilotos no Brasil. Então, pelo raciocínio inverso, o que está havendo é uma superoferta de pilotos no mercado! Pelo menos é isso o que se pode concluir pela aplicação de um dos mecanismos mais básicos da Teoria Econômica: a popularmente conhecida “Lei da oferta e da procura”. Espero que, com mais esta evidência, os últimos crentes no “apagão de pilotos” finalmente caiam em si.

 

4 comments

  1. Chumbrega
    5 anos ago

    Eu já havia mencionado isso no post sobre a fila andando na Azul…

  2. Julio Petruchio
    5 anos ago

    E segundo os “especialistas” e a imprensa, vem aí um novo “apagão de pilotos” entre 2016-2020!!!

    • Vamos ver se as pessoas ficam mais espertas quando as escolas/imprensa tentarem forjar de novo um apagão de pilotos.

      Tem um ditado que diz: “Cheat Me Once, Shame on You; Cheat Me Twice, Shame on Me”.

      Só alguém MUITO desinformado pra cair nessa de novo.

      No surgimento do famigerado “apagão” em 2009/2010, havia muito pouco o que se pesquisar pra se ter uma noção se o possível apagão era ou não real. Mas hj o cenário é outro. Esse blog é uma prova disso.

      Antes de sair torrando 80, 100 mil, o aventureiro que pesquisar um pouco e tiver o mínimo de inteligência, vai conseguir se situar e enxergar a realidade, e não aquilo q imprensa/escolas querem que ele veja.

      • anonimo
        5 anos ago

        o f(*)da que o “povo” vai esquecer o fato, e passado alguns anos, a mídia vai noticiar um outro “apagão de pilotos” e de novo vai uma manada nova inflar os aeroclubes / escolas de voos. E sabem que é o pior?!
        que além de não prosseguirem, atrapalham quem realmente quer voar

        Maaas$$$$$$$$$ a ana(r)c e eos aeroclubes / escola de voo ganhando… que mal tem ?!

Deixe uma resposta