Ontem, o SNA mandou mensagem a todos os cadastrados no portal do sindicato, alertando sobre estar ocorrendo uma diminuição dos salários dos aeronautas. Sim, há sérias questões legais envolvidas (a nossa Legislação Trabalhista é muito restritiva à diminuição de salários), e blá blá blá – mas não é isso o que quero enfocar aqui. O buraco que quero mostrar é bem mais embaixo…
Lá nos idos de 2011, eu reproduzi no post “Apagão de pilotos??? Bullshit!!!” um artigo do economista Cláudio Moura e Castro para a revista Veja, que abordava de maneira brilhante o funcionamento econômico do mercado de trabalho. Naquele texto, ele disse o seguinte sobre a escassez de mão-de-obra: “é quando aumenta a demanda e, como resultado de mais gente querendo contratar, os salários sobem”. Mas como os salários dos pilotos não estavam subindo, não havia o aumento de demanda tão propalado pela imprensa da época, e logo não estava acontecendo o tal do “apagão de pilotos”. CQD.
Agora, pelo que denuncia o SNA, está ocorrendo uma redução de salários dos pilotos no Brasil. Então, pelo raciocínio inverso, o que está havendo é uma superoferta de pilotos no mercado! Pelo menos é isso o que se pode concluir pela aplicação de um dos mecanismos mais básicos da Teoria Econômica: a popularmente conhecida “Lei da oferta e da procura”. Espero que, com mais esta evidência, os últimos crentes no “apagão de pilotos” finalmente caiam em si.
Chumbrega
6 anos agoEu já havia mencionado isso no post sobre a fila andando na Azul…
Julio Petruchio
6 anos agoE segundo os “especialistas” e a imprensa, vem aí um novo “apagão de pilotos” entre 2016-2020!!!
Alisson Santana (@alisson_santana)
6 anos agoVamos ver se as pessoas ficam mais espertas quando as escolas/imprensa tentarem forjar de novo um apagão de pilotos.
Tem um ditado que diz: “Cheat Me Once, Shame on You; Cheat Me Twice, Shame on Me”.
Só alguém MUITO desinformado pra cair nessa de novo.
No surgimento do famigerado “apagão” em 2009/2010, havia muito pouco o que se pesquisar pra se ter uma noção se o possível apagão era ou não real. Mas hj o cenário é outro. Esse blog é uma prova disso.
Antes de sair torrando 80, 100 mil, o aventureiro que pesquisar um pouco e tiver o mínimo de inteligência, vai conseguir se situar e enxergar a realidade, e não aquilo q imprensa/escolas querem que ele veja.
anonimo
6 anos agoo f(*)da que o “povo” vai esquecer o fato, e passado alguns anos, a mídia vai noticiar um outro “apagão de pilotos” e de novo vai uma manada nova inflar os aeroclubes / escolas de voos. E sabem que é o pior?!
que além de não prosseguirem, atrapalham quem realmente quer voar
Maaas$$$$$$$$$ a ana(r)c e eos aeroclubes / escola de voo ganhando… que mal tem ?!