A chapa está esquentando para o lado dos pilotos!

By: Author Raul MarinhoPosted on
802Views7

Recentemente, eu publiquei o post “Art.261 do Código Penal“, alertando sobre o risco de prisão de pilotos em caso de acidentes aeronáuticos. Por coincidência, no mesmo dia, um piloto foi preso (por infração a outros dispositivos legais, é verdade), como se pode ver nesta reportagem do G1: “Piloto de avião agrícola que intoxicou várias pessoas em escola está preso“. (O piloto já foi solto sob fiança, e responderá ao processo em liberdade).

De tudo isso, o que gostaria de evidenciar é que o risco de um piloto ser preso no desempenho de suas funções existe, é real, e a tendência é de que seja cada vez mais comum nos depararmos com casos deste tipo. O piloto agrícola do caso reportado acima é um “criminoso”? Claro que não! Mas, mesmo assim, por algum problema na operação da aeronave, ele acabou se envolvendo em uma situação que resultou em sua prisão, e isso é algo que todos nós estamos sujeitos – por mais “gente boa” que sejamos.

Então, meus amigos, para usar o vocabulário da malandragem, é o seguinte: “camarão que dorme a onda leva”! Vamos ficar ligados porque a chapa está esquentando para o lado dos pilotos!

 

 

 

7 comments

  1. Thiago Medeiros
    4 anos ago

    Olha aí Raul…. foi só falar que o “malandro” foi detido com base nesse artigo do código penal. Abs, Medeiros.

    http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2013/05/06/interna_gerais,382839/homem-e-preso-apos-pousar-helicoptero-em-praca-de-curvelo-durante-evento-de-moto.shtml

    *Thiago Medeiros __________________________________* * * *Phone +55 21 7285-7284* *Skype thiagomcl __________________________________*

    2013/5/6 Thiago Medeiros

    > Olha aí Raul…. foi só falar que o “malandro” foi detido com base nesse > artigo do código penal. Abs, Medeiros. > > *Thiago Medeiros > __________________________________* > * * > *Phone +55 21 7285-7284* > *Skype thiagomcl > __________________________________* > >

  2. Chumbrega
    4 anos ago

    Excelente tema Raul. Há uns 10 dias atras fiquei sabendo que um amigo, ou melhor, um conhecido por quem tenho apreço e e comandante de ATR teve sua licença suspensa e esta respondendo a uma ação no MP, em função de um incidente no final de 2012.
    Isso aconteceu por um erro q ele cometeu e q qquer um de nos poderia ter cometido (como de fato outras tripulações cometeram antes da bomba estourar na mão dele), sendo q não houve nada de intencional na atitude dele.
    Esta profissão esta cada vez mais ingrata: ao contrário dos médicos e juízes, q são muito discretos e protecionistas em relação a seus pares, na Aviacao tem sempre um colega com pedra na mão, a imprensa sensacionalista e a incompetência latente da ANAC. E o salário o…

  3. Pedro Villa lobos
    4 anos ago

    havendo negligência, imprudência ou imperícia, ainda mais em uma atividade que envolve riscos tão reais, há responsabilidade civil

    • Chumbrega
      4 anos ago

      Defina melhor esses termos, por favor. Vou ter um zilhao de exemplos para mostrar q não e tão preto no branco assim.

  4. “Ninguém se escusa de cumprir a lei, alegando que não a conhece.” . Não sou melhor do que ninguém e nem dono da verdade, mas – depois que voltei a trabalhar no varonil país – tenho presenciado absurdos, lido e escutado disparates e asneiras de toda a sorte, e não é só de parte de aviadores, mas de muita gente boa envolvida no gerenciamento do sistema. É triste constatar que o nível baixou demais, e segue despencando em queda livre. As pessoas não conhecem suas obrigações, e muito menos seus direitos e prerrogativas. As pessoas ainda vivem naquela crença paternalista de que – no momento certo – a comida ser-lhes-á dada na boquinha e/ou então na crença mágica de que – no matter what – no fim das contas tudo acaba dando certo, já que “Deus é brasileiro”, entre outras “tonterias”. Haja estômago…

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      Há até uma expressão latina utilizada em juízo: “auditur propriam turpitudinem allegans” – ninguém pode alegar a própria torpeza em sua defesa. Mas, de fato, há a crença de que a ignorância protege, quando é exatamente o contrário.

      Em tempo: de fato, o cmte. Kieling é espetacular! Além de saber TUDO sobre o assunto de voar no exterior, é de uma gentileza e simpatia ímpares! Sua recomendação bateu em cima!

Deixe uma resposta