“Fiscalização da Anac impede 81 aeronaves de voar em SP”

By: Author Raul MarinhoPosted on
302Views11

Complementando o post “Novas blitze da ANAC: alvo agora é São Paulo“, vejam esta nota da Folha online “Fiscalização da Anac impede 81 aeronaves de voar em SP“. Segunda-feira, eu posto aqui o relatório da ANAC sobre a operação, mas pelo que se vê, a agência está se esmerando em impedir que as aeronaves voem no Brasil. Acho que já está na hora do país ter uma agência que faça o trabalho inverso, né?

11 comments

  1. Ricardo Carvalho
    4 anos ago

    Se não fiscaliza, é incompetente; se fiscaliza, também é.
    Fica difícil assim Raulzito.

    • Chumbrega
      4 anos ago

      Cê tá errado em seu comentário, meu amigo!

      Auto de infração porque a lanterna é de led? Processos de habilitação atrasados há meses? Impossibilidade de falar com qualquer inspac, ficando limitado aos atendentes do 0800 que não sabem nada?!? Tem que criticar a ANAC sim! Pedir a cabeça dos pilotos do Latino é fácil, fazer a aviação voar é difícil.

      • Ricardo Carvalho
        4 anos ago

        Fala Chubrega. (?!?!)

        Cara, você colocou argumentos completamente desnecessários aí.
        Onde eu digo para não criticar a ANAC, ou tento defendê-la?
        Comentei que se uma aeronave cai por falta de fiscalização, a ANAC é incompetente, e se fiscaliza, também é. Não é bem por aí.

        Sou PC e estou bem ciente das falhas da nossa agência, obrigado.

        Não li as infrações, e pra falar a verdade, nem vou ler. Só comentando o LED que você citou: é homologado? A aeronave pode ter esse tipo de iluminação? Se não, fim de papo.

        O Twim Comanche tem tiptank e não pode usar LED neles, a própria PIPER fala isso. Mas tem gente que insiste em colocar. Quem está errado? A ANAC por multar, ou o piloto/dono por fazer coisa errada?

        Novamente meu caro, não estou defendendo a ANAC.

        Abração e bons voos!

        • Chumbrega
          4 anos ago

          To falando de flashlight,lanterna de mão, portátil. A Anac entra na seara de analisar se a lanterna e de luz incandescente ou de led e da não conformidade por isso. Conhece o principio da razoabilidade na administração publica? Vc acha isso razoável? O modo de trabalho da Anac ta totalmente afastado da realidade, a habilitação e so um exemplo, Tê falo mais uns 5 mole mole

  2. tentando ajudar
    4 anos ago

    Ola pessoal,
    Tenho um amigo que trabalha Anac e segundo ele, desde a saida do antigo gerente, as coisas melhoraram bastante. Ele me passou que o novo gerente tem um otimo projeto para aGpel. Os processos de pp agora estao sendo analisados em menos de trinta dias e o de Pc menos de 90 que e o prazo maximo para o vencimento da provisoria. Segundo ele existe falta de funcionarios experiente, mas os novos estao com todo gas. Bom agora e dar um voto de confiança, ate pq sao seres humanos que trabalham naquele setor.
    Todos sabemos que ainda existem muitos problemas, mas conversando com ele pude perceber novos tempo.
    Força pessoal, so queremos o que e nosso por direito.
    Abc e bom fim de semana

  3. bob
    4 anos ago

    Se com milico já era ruim, imagine com político !!!!!!

  4. André
    4 anos ago

    Não concordo contigo Raul. A agência tem que fiscalizar sim. Quando ela começa a fazer seu trabalho ela é tida como ruim? Não podemos ter essa mentalidade. Da mesma forma que reclamos de acidentes no trânsito e somos contra a blitz da lei seca.

    Acho exemplar a ANAC finalmente fiscalizar. Óbvio que existe diversas deficiencias na agência, mas pelo menos estão tentando fazer o trabalho dela.

    Aeronave irregular não tem que voar. Isso não é impedir a aviação no Brasil, como colocasse na sua frase, é melhorá-la.

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      É claro que tem que fiscalizar, André, e se vc notar em meus posts anteriores sobre este assunto, eu elogio a ANAC incondicionalmente por isso. É que, desta vez, eu quis dar um outro enfoque, mostrando que há outros papéis que a agência também deveria desempenhar, e que não está desempenhando.

  5. Arthur VAZ
    4 anos ago

    Bem, não sei como essa fiscalização está sendo aplicada, mas se vê muitas ACFT voando em condições inadequadas, como já vi voando sem a BEACON só porque era de dia ensolarado e “não ia precisar mesmo” devido a boa visibilidade, com XPDR zuado a meses e nem se quer é arrumado.
    De uma certa forma eu acho positivo a fiscalização para que esse tipo de irregularidade seja corrigida/punida, mas não sei em que nível a ANAC está levando isso.
    Outra coisa que eu posso falar é o setor de habilitação da ANAC que é um lixo abusando dos tempos para a concessão de CHT, descaso com os aviadores e falta de profissionalismo.
    Mas isso é outra questão.

    • Chumbrega
      4 anos ago

      Bom, quanto ao transponder e ao setor de habilitação da ANAC, eu concordo.

      Mas beacon na aviação geral não é exigida para voar de dia, a não ser em determinadas condições previstas no RBAC 91. Se fosse exigida, todos os paulistinhas, Boeros, e outras ACFTs mais simples estariam violando o regulamento desde sempre, visto que nem BEACON instalada eles tem.

Deixe uma resposta