Sobre o acidente com o B747 no Afeganistão em particular – e a questão de P&B em geral

By: Author Raul MarinhoPosted on
416Views6

Há alguns dias, o vídeo abaixo reproduzido varreu a internet. Você já deve tê-lo visto, mas veja de novo:

Impressionante, né? Esta é uma das imagens mais chocantes que se tem notícia no campo dos acidentes aéreos!

Porém, o que realmente importa neste acidente para quem se interessa por aviação é entender porque isso ocorreu. Sem querer fazer um “CENIPA virtual” aqui (ou “virtual NTSB”, para ser mais preciso), parece-me bastante provável que deve ter havido um problema de Peso & Balanceamento associado ao acidente – o que o deixa ainda mais intrigante, uma vez que havia um loadmaster a bordo!

Bem, mas se é complicado discutir este caso em particular, uma vez que as investigações mal começaram, podemos aproveitar a oportunidade para compreender melhor a questão no geral. E, para isso, eu recomendo este artigo do Dick Collins – “The weight – and the balance” – que, explorando um caso emblemático de P&B (do Piper Cheyenne) traz muita informação sobre o tema, que pode ajudar a compreender porque aquele 747 se acabou numa bola de fogo. É claro que havia outros aspectos importantes a serem considerados no acidente do Afeganistão – uma carga muito pesada e potencialmente móvel, a necessidade de aumentar o pitch ao máximo para evitar potenciais ataques terroristas, etc. Mas a Física envolvida é a mesma dos Cheyennes que o Dick explora, de qualquer maneira. Então, boa leitura a todos, e depois não esqueçam de agradecer ao Beto Arcaro, que foi quem recomendou o artigo!

 

 

6 comments

  1. asenci
    4 anos ago

    Sobre o loadmaster, o Phil Derner do portal NYC Aviation fez um post sobre a experiência dele nessa função. Muito interessante a leitura:

    http://www.nycaviation.com/2013/05/the-death-defying-job-of-a-military-charter-loadmaster/

  2. Willen Cmte
    4 anos ago

    Raul,
    Consultei um amigo piloto do mesmo avião, cargueiro, atualmente ele pilota na CHINA, me explicou que possível causa desse acidente: LOAD SHIFT (carga se soltando em vôo e mudando completamente o C.G da aeronave em vôo)
    É uma coisa que os pilotos não tinham o que fazer mesmo, infelizmente. Comentário esse do colega que consultei pra entender uma possível causa da perda dessa aeronave.

    • Rogério Aviador
      4 anos ago

      Realmente, se for esse o motivo do acidente, os caras foram pegos de surpresa.

  3. Gustavo Franco
    4 anos ago

    Sem querer dar continuidade na Virtual NTSB, pode ser que a carga tenha se soltado, provocando então o desbalanceamento.

Deixe uma resposta