Sobre a licença de PPL-Piloto de Planador na caminhada para o PC

By: Author Raul MarinhoPosted on
875Views17

O leitor Vinicius Reis me enviou uma questão ontem, que eu acho que vale a pena responder por meio de um post de coaching individual, uma vez que a resposta não é tão simples quanto parece. A pergunta foi a seguinte:

Você acha que compensa financeiramente tirar o PPL (planador) para abater as horas do PC? Visto que agora são apenas 10 horas de voo ou 40 reboques para quem já é PPA.

Primeiro, vamos ver o que o RBAC-61 fala sobre o assunto.

  • De acordo com a seção 61.81-a-1-ii-B, para a licença de PPA, obter a licença de PPL previamente traz o seguinte benefício:

se for titular de licença de piloto de planador ou de CPL o total de horas de voo em avião pode ser reduzido para 25 (vinte e cinco) horas

Isso significaria, em tese, que o candidato a uma licença de PP que já tivesse a licença de PPL poderia checar com 25h totais de voo, contra 35h, se ele estivesse cumprindo o programa do curso homologado de PPA da ANAC; ou 40h, se estivesse voando em aeronave particular. Na prática, não é bem assim, pois é muito difícil cumprir o programa do manual da ANAC à risca com somente 25h de voo, no caso de curso homologado; e quem voa o PP em aeronave particular está tendo problemas na aprovação do cheque devido à interpretação atualmente em vigor pelo GPEL relativa à seção 61.79. De qualquer modo, não era esta a questão levantada pelo leitor, que se referia especificamente ao curso de PC, então vamos a ele.

  • Para candidatos à licença de PC, a seção 61.101-a-1-ii-A diz que:

se for titular de uma licença de piloto de planador, o total de horas pode incluir até 30 (trinta) horas de voo em tais aeronaves que tenham sido realizadas em voo solo

Mas isso não significa, necessariamente, que o sujeito vai checar o PC com 120h totais (150h requeridas para quem realiza o curso de PC homologado, menos as 30h voadas em planador), pois esse benefício não implica em redução das horas específicas requeridas para o cheque de PC: as horas em comando (70h, se realizadas em curso homologado, ou 100h, se voadas em aeronave particular – que incluem as horas noturnas e em navegação) e em instrução IFR (que podem variar entre 5h e 40h, mais o “excedente IFR”, dependendo do caso) – além, é claro, das horas voadas no PP.

Assim, se o sujeito tivesse checado o seu PP com 40h (incluindo o voo de cheque), voado exatamente 70h em comando, mais 10h em instrução IFR (supondo que ele iria checar a licença PC-VFR, voando as horas obrigatórias IFR em aeródromo com procedimentos de aproximação/pouso e decolagem por instrumentos para não haver “excedente IFR”), ele teria exatas 120h totais. Neste caso, ele poderia aproveitar todas as 30h em planador que o regulamento permite para inteirar as 150h. Mas, na prática, isso seria bastante raro de acontecer, pois a maior parte das pessoas não checa o PP com somente 40h, voa mais de 70h em comando (e geralmente é necessário readquirir a experiência recente em voos noturnos), e aproveita para checar a habilitação IFR já durante o PC.

Desta maneira, sendo realista, o candidato médio teria as seguintes marcas preliminares para o cheque de uma licença de PC-IFR/MNTE:

– 45h voadas no PP,

– 75h em comando no PC (incluindo a retirada da restrição noturna), e

– 25h em voo de instrução IFR (supondo que ele fez simulador AATD e incluindo o “excedente IFR”), sub-totalizando:

– 145h totais de voo.

Nesta hipótese, somente seria possível lançar 5h de voo em planador. Perceberam a diferença?

E então, voar de planador não vale a pena?

Com isso, em termos financeiros, somente valerá a pena voar de planador se a pessoa tiver checado seu PP muito cedo e/ou não tiver planos de checar o PC-IFR (ou seja: se ela tiver a intenção de checar o seu PC visual). Aí, sim, as horas voadas em planador poderão ser mais bem aproveitadas; se não, muito poucas horas em planador poderão ser utilizadas para o cheque de PC.

Ocorre que há outros fatores em jogo também:

  • A habilidade que o voo em planador traz

Todo mundo que voa de planador comenta que essa experiência é importantíssima para aprimorar as habilidades de aviador no que se refere ao “pé e mão”. Portanto, independente da questão financeira, há a questão da qualidade da pilotagem que pode ser melhorada com o treinamento de voo a vela.

  • A integração social dos clubes de planadores

Ao contrário da maioria dos aeroclubes e escolas de aviação, os clubes de planadores são locais onde se pode exercitar o companheirismo entre aviadores de maneira genuína. E é nesse tipo de estabelecimento que poderão se formar verdadeiras amizades que serão importantes por toda a carreira de um piloto.

  • As possibilidades de fazer hora pilotando aviões de reboque

Uma possibilidade muito comum nos clubes de planadores, acessível para quem é piloto de avião, é o de pilotar as aeronaves utilizadas como rebocadoras de planadores – obviamente, depois de obtida a respectiva habilitação junto à ANAC –, que pode ser uma maneira muito interessante de “fazer hora” tanto para a obtenção da licença de PC, quanto para acumular experiência após o PC checado.

  • O tempo total de formação

Finalmente, é preciso comentar que, utilizando o caminho dos planadores, é bem possível que o tempo de formação seja estendido. Assim, esta não é uma boa opção para quem quer obter a carteira de PC rapidamente.

Concluindo

Como se vê, a pergunta do Vinicius não é tão simples quanto parece. Não é fácil saber se a obtenção da licença de PPL faz sentido financeiro e, mais importante, há outros fatores envolvidos além do custo de formação em si. Cada pessoa terá uma resposta para essa pergunta, e espero que esse post possa ajudar a encontrar a SUA resposta pessoal.

17 comments

  1. Follmann
    5 meses ago

    Pessoal de Sp, confiram no site da federação brasileira de voo a vela o projeto voa São Paulo II, que vai dar bolsa pra quem quer fazer o piloto planador http://www.planadores.org.br , é uma oportunidade ímpar na aviação, aprender a voar plana e com bolsa ainda, serão 45 bolsas com 55 reboques cada, inscrições de 01/03 a 20/03…… quem puder aproveita e corre fazer a inscrição

  2. Alexandre
    6 meses ago

    Raul,

    As 70 horas em comando não reduzem para 40 horas?
    Eu vou checar PC MLTE/IFR e se possível queria abater essas 30 horas de planador.

    Desde já agraço.

    • Raul Marinho
      6 meses ago

      Não é tão simples, e depende de como essas horas foram feitas, da modalidade utilizada etc.
      Para mais informações, entre em contato por aqui: http://paraserpiloto.com/contato/

  3. lucas
    7 meses ago

    Sou PC IFR, como fica a situação agora para eu ter o ppl???

    • Raul Marinho
      7 meses ago

      Seção 61.161(b) do RBAC-61 EMD006:

      O candidato a uma licença de piloto de planador pode ter reduzido o requisito de experiência se for titular de uma licença de piloto de avião ou de CPL, podendo o total de horas ser reduzido para 10 (dez) horas de voo ou 40 (quarenta) lançamentos e aterrissagens, permanecendo a necessidade de realização de, pelo menos, 2 (duas) horas de voo solo em planador.

  4. Sidnei Salvador
    2 anos ago

    Bom dia, Posso realizar a banca de Piloto de Planador sem ter o curso teórico ? E quais matérias eu devo fazer, tendo a prova de PCA e PLA. Grato desde já.

  5. Paulo
    2 anos ago

    Raul,

    “E-mail para contato direto com a Gerência de Certificação de Pessoal (GCEP): processos.pel@anac.gov.br“.

    Você acredita ser este o melhor canal para obter informações sobre habilitações necessárias para pilotar o AMT-100 Ximango (motoplanador)?
    Nada encontro no RBAC 65.

    A ANAC autorizou um Batalhão militar a não ter habilitação PPL para voarem os XImangos em patrulhamento, colocando mínimos PCA + 500hs + treinamento do RF10.

    http://www2.anac.gov.br/aeronaves/arquivos/pdf/XimangoBMRS.pdf

    Será que isso poderia ser estendido para os “civis”?

    • raulmarinho
      2 anos ago

      Acredito que sim, mas entre em contato com a GCEP (o e-mail está correto).

  6. Ivan Gerdz
    4 anos ago

    Olá, gostaria de saber quais matérias caem na prova teorica da ANAC de PPL? eu já possuo PPA checado, e PCA teorico aprovado, isso abate alguma matéria? Vlw.

  7. Lucas
    4 anos ago

    Na verdade nao é uma resposta e sim uma pergunta. Estou perguntando por aqui pq nao consegui achar outro lugar para perguntar, se puderem me responder agradeceria muito.
    Então, tenho 18 e tenho um sonho q é ser piloto de companhia aérea, mas só que eu nao tenho mto dinheiro para investir nas horas de voo( as aulas teoricas eu ate consigo pagar).
    só queria saber se alguém ja conseguiu sair de uma familia humilde para se tornar piloto? será que tem como? força de vontade e inteligencia eu tenho, o q falta é a grana mesmo

    • Dario Coser
      4 anos ago

      Sem duvidas!!! Qualquer um que tenha dedicação e força de vontade consegue. Tenho um exemplo que vejo atualmente voando meu ppl aqui na aeroclube de Bauru. Tem muitos meninos do alojamento que trabalham em uma empresa de telemarketing durante a manhã, e voam quando podem de tarde, fazem de 1 até 4 reboques de planadores no mês… Muitas vezes eles estão na cabeceira só para ajudar, e acabam aprendendo muito com isso… Sem contar que eles pagam o alojamento e alimentação pq não são de Bauru…
      Bons voos amigo

  8. Fabiano Zis
    4 anos ago

    Também vale muito a pena tirar a cht de planador e ocupar essas 30 horas se o piloto optar por fazer o PC em escola não homologada. No meu caso chequei o PP com 37 horas, fiz o PPL com 15 horas, com 100 horas de voo fiz o PRBP rebocador e obtive todo o resto das horas do Pc rebocando planador e ganhando para isso. Uma boa opção. Geralmente aeroclube que tem curso de planador é aeroclube pequeno onde a hora de voo de avião é barata por exemplo o aeroclube de Erechim-RS a hora de AB11 é R$260.00 e tem curso de planador.

  9. Carlos Eduardo
    4 anos ago

    Fora se no meio do caminho a ANAC não mudar a legislação. Na época, estava voando planador também com este objetivo, ai veio omaravilhoso DAC e alterou a regra na época……

  10. Anderson Mazzinghy
    4 anos ago

    Olá Raul e Vinicius, Além de tudo que foi dito, vale lembrar que são necessárias 30 horas em voo “solo” em Planador, ou seja, tem que se fazer varias horas em duplo comando até estar voando solo.Abraços a todos

Deixe uma resposta