Da essência de um acidente aeronáutico

By: Author Raul MarinhoPosted on
371Views7

Quando a gente fala em acidentes aeronáuticos, o que vem à mente são “fatores contribuintes”, “Relatório Final do CENIPA”, “informações meteorológicas”, e uma série de outros conceitos abstratos. Mas a verdadeira essência de um acidente aeronáutico está nestas imagens abaixo, captadas pelo fotógrafo Assis Cavalcante, e publicadas nesta reportagem do G1. São nestas imagens que a gente tem que pensar quando formos decidir se cedemos ou não à pressão do patrão para realizar um voo cuja segurança não está 100% assegurada; ou quando estamos planejando o carregamento da aeronave de acordo com os parâmetros de P&B do manual; ou quando realizamos a inspeção pré-voo; etc. etc. etc.  Por que, se a gente pensar nos conceitos abstratos da segurança de voo, a gente pode ceder ao patrão (afinal, ele pode nos demitir), negligencia os cálculos de P&B (“ah, não ‘tá diferente das outras vezes!”), faz a inspeção de qualquer jeito (“ai, que preguiiiiiçaaa…”). Mas se a gente pensar em quem está por trás das nossas decisões sobre a segurança do voo, é bem mais provável que a gente leve a segurança mais à sério. Pensem nisso: este é o assunto mais importante que existe na aviação!

Bilhete encontrado nos documentos do co-piloto Fernando Bondezan Albuquerque  (Foto: Assis Cavalcante / Agência BOM DIA)

Verso do bilhete traz a frase 'Volta logo, papai' (Foto: Assis Cavalcante / Agência BOM DIA)

7 comments

  1. Marcius
    4 anos ago

    Que imagem!
    Acidentes aéreos são inevitáveis, mas alguns forçam a barra para que eles venham a acontecer.
    Muitos pilotos e mecânicos deveriam ver esta imagem para poder enxergar o acidente com uma outra ótica.
    Talvez, pensariam melhor e realizariam as suas tarefas com mais zelo e padronização.
    Abraço Raul.

  2. celso de jesus soares
    4 anos ago

    Na minha opinião não foi expor e sim concientisar de que realmente na maioria dos acidentes infelismente estão sendo falha humanas,e por trás de uma falha ou negligençia pessoas vão sofrer,porque muitas das vezes muitos pilotos são obrigados a fazer coisas erradas e tem medo de dizer um não p não ser despedidos,bem complicado.Não quero apontar erros de ninguem e sim deixar uma mensagem,a mensagem do não.

  3. Cmte. Aires (safety)
    4 anos ago

    parabéns à administração da página por expor a vida pessoal de um amigo de profissão… muito sábio!

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      Cmte, eu entendo sua indignação, mas eu penso que a intimidade do colega já estava exposta quando a reportagem foi publicada originalmente pelo G1. Porém, o bilhete estava lá por sensacionalismo barato, e a minha intenção foi a de dar um sentido mais nobre ao que já era um fato consumado.

      • Gabriel
        4 anos ago

        E o sentido mais nobre foi alcançado da melhor maneira possível. Afinal, a função nobre de um acidente aeronáutico é o conhecimento que dele pode ser extraído para que se evitem outros acidentes.

  4. Rogério Aviador
    4 anos ago

    Chorei.

Deixe uma resposta