Provas teóricas de PP – principais dúvidas

By: Author Raul MarinhoPosted on
740Views23

Tenho recebido inúmeras mensagens com dois tipos de dúvidas sobre as provas teóricas de PP que quero comentar nesse post:

Dúvida #1: A data de 22/06/2013 é para marcar a prova ou para realizá-la sem curso teórico presencial?

Vejamos o que diz o RBAC-61 sobre este assunto (os grifos são meus):

61.77 Requisitos de conhecimentos teóricos para a concessão da licença de piloto privado

(a) O candidato a uma licença de piloto privado deve:

(1) ter completado, com aproveitamento, um curso teórico de piloto privado aprovado pela ANAC, na categoria apropriada, segundo requisitos estabelecidos pelo RBHA 141 ou RBAC que venha a substituí-lo;

(2) ter sido aprovado em exame teórico da ANAC para a licença de piloto privado referente à categoria a que pretenda obter a licença; e

(3) o requisito estabelecido no parágrafo (a)(1) desta seção não se aplica aos candidatos que forem aprovados no exame teórico para piloto privado da ANAC até 1 (um) ano após a data de publicação deste Regulamento.

Ou seja: o regulamento é claro quanto ao fato de que a dispensa do curso teórico só vale para quem for APROVADO na banca até 22/06/2013. Logo, neste caso não há como interpretar de outra forma: a data de 22 de junho é para fazer (e ser aprovado) na banca, não para marcar.

Dúvida #2: Como fica o caso do sujeito que fez a banca antes de 22/06, mas ficou de 2ª época para depois desta data? Ele pode fazer a prova de 2ª época mesmo sem ter o curso teórico presencial?

Bem… Aqui a bola é bem dividida. Quem realizar a 2ª época após 22/06 só poderá ser aprovado após essa data – logo, de acordo com o trecho do regulamento reproduzido acima, essa pessoa teria que ter o curso teórico presencial, sim. Por outro lado, a 2ª época não é um evento independente, e sim vinculado a um evento principal – a “1ª época”, ou a banca original. Assim, quem obtiver a aprovação em 2ª época estará, na verdade, sendo aprovado numa banca que ocorreu antes da data de 22/06; logo, não precisaria do curso teórico. E qual interpretação deverá valer?

Impossível saber. A ANAC não responde dúvidas em tese – somente questões referentes a casos que efetivamente tenham acontecido (e, mesmo assim, nem sempre, e com bastante demora) -, então nem adianta escrever para a GPEL perguntando. Por isso, somente saberemos como a ANAC irá proceder depois de 22/06, quando os casos reais começarem a acontecer. O que eu posso recomendar é: estude muito, e evite ficar de 2ª época, pois se isso acontecer suas chances de ter o certificado de curso teórico são de 50%.

 

23 comments

  1. juarez
    3 anos ago

    ô Raul, a 2ª época só é aplicável quando a pessoa acerta quantas questões nas áreas que não foi aprovada?

    • raulmarinho
      3 anos ago

      2a época é aplicável à situação em que o candidato foi reprovado em até 2 das 5 matérias das bancas de PP e de PC.

  2. André
    3 anos ago

    Gostaria de saber o email para marcar prova em Vitória/ES

  3. Ricardo Caribe
    3 anos ago

    onde faço o cadastro no site na ANAC para poder marcar a prova?

  4. luiz eduardo siqueira
    4 anos ago

    A partir do dia 22/06/2013 as provas para PP só serão agendadas para quem tiver feito um curso teórico em uma escola aprovada pela ANAC? E neste caso será necessário esperar o tempo hábil de duração de 3 meses para se fazer a prova ou no caso de um curso intensivo de 1 mês poderá-se marcar a prova? Após afirmativo em uma das situações acima as datas para agendamento poderão ser marcadas pessoalmente por cada candidato de acordo com sua disponibilidade para a data de prova?

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      A partir do dia 22/06/2013 as provas para PP só serão agendadas para quem tiver feito um curso teórico em uma escola aprovada pela ANAC?
      R: Sim

      E neste caso será necessário esperar o tempo hábil de duração de 3 meses para se fazer a prova ou no caso de um curso intensivo de 1 mês poderá-se marcar a prova?
      R: Vc só pode marcar a prova após a conclusão do curso – demore ele o quanto for – e o respectivo envio, por parte da escola, da lista dos aprovados para a ANAC. Na verdade, a ANAC ainda leva um tempo de cerca de 15 dias para colocar a informação no sistema, e não raramente demora bem mais que isso.

      Após afirmativo em uma das situações acima as datas para agendamento poderão ser marcadas pessoalmente por cada candidato de acordo com sua disponibilidade para a data de prova?
      R: Sim, e também é possível marcar a prova por e-mail. Veja como no Compêndio de instruções disponível no site da ANAC.

  5. Jonei
    4 anos ago

    Paguei a GRU dia 22/05 e fiz minha inscrição para PPAV dia 28/05, pessoalmente, no posto da ANAC em Vitória-ES. Entretanto já não existia vaga para agendamento da prova em nenhuma GER do Brasil nesta data (Não é possível ter essa informação antes da inscrição). Fiz um manifesto no site da ANAC e a resposta que obtive foi que “o prazo é de 12 meses para a transição da regra”. Daí eu pergunto: Mas eu ainda não estou dentro dos 12 meses? Se já não era mais possível agendar a prova antes do dia 21/06, por quê a ANAC aceitou minha inscrição 24 dias antes do prazo? Tenho certeza que existem muitos na mesma situação.

  6. Igor Chianca
    4 anos ago

    Fiz minha banca agora dia 06/06 e fiquei de segunda época em CTA e Teoria e não tenho curso homologado. Até daria pra fazer a segunda época no prazo minimo de 15 dias, mas todas unidades ANAC já estavam com todas vagas ocupadas, com exceção de Curitiba e Belém que ainda tinham vaga para segunda época mas só pra uma matéria (não era meu caso). Vi que há um curso homologado pela ANAC on line e tinha desconto em um site de compras coletivas (http://www.clickon.com.br/SaoPaulo/aerocurso/cursodepiloto/D30089) já que aqui na minha cidade (João Pessoa – PB) não tem curso homologado. Então to correndo contra o tempo pra ver se consigo termina-lo antes de vencer o prazo de 90 dias. Fica essa dica pra quem ta passando pela mesma situação que eu.

    • Rafael Potenza
      4 anos ago

      Fique esperto se não são 60 dias para marcar a segunda época. Caso seja, precisa do curso em 60 dias. Abraço.

      • Igor Chianca
        4 anos ago

        O prazo pra fazer segunda época é de 15 a 90 dias após a prova, ou mudou isso também e o pessoal da ANAC me informou errado?

  7. FABIANO INACIO FERREIRA
    4 anos ago

    OLA AMIGOS.TERMINEI O TEORICO NO AEROCLUBE EM SET-2012,ENTAO SEM PROBLEMAS, PRA MARCAR A BANCA OK ABRACO AMIGOS….AHHHH ESSE CERTIFICADO DO AERO SERA Q TEM VALIDADE>>>>>

  8. alex
    4 anos ago

    alguem sabe se no RJ ainda tem vaga pra banca de nav de PP antes de 22/06?

  9. Fernando Rodrigues
    4 anos ago

    Fiz a banca mês passado e foi informado antes da prova que quem ficar de segunda época deve providenciar imediatamente a inscrição da prova, porque se não conseguir marcar até 22/06 deverá ter curso homologado.

  10. rubens
    4 anos ago

    Desta vez a ANAC fez a coisa certa! 1 ano de antecedencia foi tempo mais do que suficiente para quem queria estudar por conta (meu caso) começar a estudar, marcar a prova fazer e se necessario fazer 2 epoca antes de findar o prazo. Mesma coisa vai acontecer ano que vem para INVA, ta claro no regulamento que para ser INVA sem as 200 hrs em comando o prazo é ate 22/06/14, dia 23 vai ter choradeira, gente perguntando se pode somar hora de simulador… não adianta o povo deixa pra ultima hora e reclama que não deu tempo

  11. Thiago O.
    4 anos ago

    Caro Raul,
    Fiz a Banca da ANAC hoje (e passei… rs), e antes de começar a prova o funcionário da ANAC foi questionado sobre a necessidade ou nado de certificado para segunda época.
    Ele foi bem claro e disse que se a prova de segunda época for marcada para depois do dia 22/junho, ha necessidade do certificado SIM.

    Ou seja, como é praticamente impossível achar uma data antes o dia 22, se alguém ficar em alguma matéria, terá que apresentar o certificado.

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      Então já sabemos qual é a interpretação oficial da ANAC quanto ao caso… Para não variar, a pior possível para a gente!

  12. Roberto Magalhães
    4 anos ago

    Prezado Raul,
    A ANAC já não recebe mais inscrições para exames teóricos sem curso homologado, com exceção da unidade ANAC de Manaus. Eles estão recebendo inscrições somente com o solicitante indo ao posto pessoalmente, pois o site está em manutenção, talvez estejam se adequando à nova realidade, e não há mais vagas para provas antes do dia 22/06 e consequentemente, somente com curso homologado.
    Esta informação veio do posto ANAC – Rio de Janeiro – Centro

  13. Victor
    4 anos ago

    Que dia da semana são as provas em São Paulo?

    • rubens
      4 anos ago

      Eu fiz minha prova em dezembro , marquei la na ANAC pessoalmente uns 35 dias antes e pelo que me lembro, não tinha restrição de dia, me ofereceram uma data e um horario o horario nao era bom me ofereceram o horario que eu queria no dia seguinte, eu ACHO que tem prova todos os dias

  14. Danilo Araujo Sousa
    4 anos ago

    Como eu faria no caso fiz o curso teórico em Dezembro de 2012 e pretendo fazer a prova e exames em Novembro porque questões de melhor conveniência.

  15. wmaz
    4 anos ago

    Sabe o que isso parece?
    Ah, tem uma via lá dando acidente, enfia radar primeiro….! DEPOIS VÊ SE SE A VIA TÁ SINALIZADA E TEM CONDIÇÕES.
    Aqui sempre foi assim, copiar modelos de países de primeiro mundo, mas sem ter a estrutura de países de primeiro mundo. Primeiro faz o regulamento (meio de qualquer jeito) sem estrutura para esclarecer para os “clientes”, sem um bom SAC.

Deixe uma resposta