O “drone” de BH

By: Author Raul MarinhoPosted on
656Views21

Não bastassem os pássaros, atraídos por lixões na imediações dos aeroportos; os baloeiros irresponsáveis que vicejam nesta época do ano; e a molecada que “brinca” de jogar laser verde nos olhos dos pilotos das aeronaves; surge mais um perigo para a aviação: os aeromodelos com longo alcance de rádio e equipados com câmeras, funcionando como drones (ou VANTs) piratas, agora estão ameaçando a aviação, como mostra o vídeo abaixo. Avance até os 2:30min, e veja um avião passando logo abaixo do “drone” na final 13 de BH/Pampulha- segundo consta, uma aeronave da TRIP (não dá para ter certeza disto pelas imagens, mas muito provavelmente é um ATR) -, o que certamente é uma situação de extremo perigo para a ocorrência de um acidente.

Mas sabem o que mais me espanta? É que o autor da “proeza” não só exibe o vídeo de seu feito no Youtube, como também não se furta de mostrar o rosto. E, pior: se identificado e processado, é bastante provável que nada lhe aconteça – talvez tenha que pagar umas cestas básicas ou prestar serviços comunitários, não mais que isso. Isso não nos exime de denunciar o ocorrido – e sei que já há vários RELPREVs sobre o fato a caminho do CENIPA -, mas é desanimador saber que as autoridades de segurança aeronáutica estarão amarradas pela nossa legislação criminal para poder punir adequadamente o inconsequente que está fazendo isso. Só nos resta rezar para que não aconteça nada de mais grave…

– x –

Atualização de 11006: O vídeo já foi retirado duas vezes do Youtube. A quem interessar possa, segue o link para baixá-lo no 4shared.

21 comments

  1. Löhrs
    3 anos ago

    Video não existe mais….

  2. Tacio Ribeiro
    4 anos ago

    Olá Raul, não sei você já tomou conhecimento desse vídeo, então, ai vai o link e veja que fino na aeronave. Parabéns pelo site.

  3. Julio Soares
    4 anos ago

    Quando eu estava voando o PC, aconteceu de uns ‘camaradas’ usarem uma pista como pista de aeromodelismo, e usaram os mini aviões de forma ameaçadora, pois não queriam a gente voando ali, pois estávamos atrapalhando o hobby deles. Se um daqueles bate no 152, creio que faria um estrago considerável.

    • Luiz Guarnieri
      4 anos ago

      Então Julio, voce está dizendo que em um aerodromo, foi permitido a pratica de aeromodelismo?

      • Julio Soares
        4 anos ago

        Não é que foi permitido, mas eles estavam lá. E o pior de tudo é que, aparentemente, não nos queriam lá fazendo nosso treinamento de TGL, por isso fomos de certa forma ameaçados com aeromodelos.

  4. Luiz Guarnieri
    4 anos ago

    Este tipo de problema acontece em todo o mundo, infelizmente são pessoas que entram no hobby e não obedecem ou mesmo seguem qualquer regra.
    Sou aeromodelista, mas não faço esse tipo de voo, principalmente nas proximidades de aeroportos.
    Também trabalho com filmagens aereas com multirotores, como eu, todos que fazem esse tipo de trabalho, seguem fielmente as regras, para não colocar em risco nosso investimento.
    Esse cidadão do video é totalmente um aventureiro, desprovido de qualquer conhecimento das regras da ANAC.

  5. Renato Cobel
    4 anos ago

    O usuário removeu o vídeo, vamos ver se toma vergonha e deixa também de colocar em risco a vida de terceiros!

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      Vergonha nada! O cara está com medo: em um dos comentários, um sujeito falou que já havia oferecido denuncia ao MPF.
      Mas eu já estou providenciando um back-up…

      • Jáber S. C. Lima
        4 anos ago

        Grande Raul…
        Chegando de viagem agora, resolvi dar uma conferida no conteudo no paraserpiloto antes de dormir e me deparo com essa matéria.
        Não consegui ver o vídeo pois quando acessei já tinha sido removido pelo “infeliz”.
        Caso você consiga o backup, você tem intensão de postar novamente aqui?
        Tenho interesse em assistir o vídeo.

        Grande abraço…

        Jáber Lima

  6. Humberto Rodrigues
    4 anos ago

    Na China, objeto não identificado atinge avião a 28 mil pés: http://www.band.uol.com.br/m/conteudo.asp?id=/100000604767/&programa=/Mundo/&editoria=/Noticias/

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      Então, Betojet… Essa historia da China parece que tem uma causa completamente diferente. Nossa equipe investigativa está em campo neste momento apurando os fatos, e em breve publicaremos um relato mais preciso sobre o caso.

      • Humberto Rodrigues
        4 anos ago

        Mas gente!!! O que acontece? O povo brasileiro endinheirou um pouco e sai por aí comprando tudo o que vê, que acha bonito e legal, sai fazendo “erda” por aí por que a educação e cultura não os permite ter bom senso e capacidade de julgamento do que pode ou não pode afetar os outros. É como dar uma metralhadora carregada até à boca do cano destravada para um macaco! Parece essa situação: http://m.youtube.com/#/watch?v=0_lc81P-R8k&desktop_uri=%2Fwatch%3Fv%3D0_lc81P-R8k

  7. Alexandre Pinho
    4 anos ago

    Completo absurdo…

  8. André
    4 anos ago

    Fiquei admirado com a capacidade de vôo destes aeromodelos; bem diferente dos de minha época. Entendo perfeitamente o risco que um “urubu high tech” destes representa. E vejo também como a falta de orientação pode transformar uma brincadeira em ameaça. Neste ponto, postar no youtube foi a melhor coisa que ele fez pois deu conhecimento a todos do perigo e, simultâneamente, já tomou bronca de muita gente – e com razão.

  9. Gustavo Franco
    4 anos ago

    É terrível morar em um país onde as providências só são tomadas quando tragédias acontecem. Aliás, quando acontecem e por um curto período de tempo depois.

  10. Enderson Rafael
    4 anos ago

    Surreal…

Deixe uma resposta