Manual “Manobras Elementares de Voo” – DAC/1946

By: Author Raul MarinhoPosted on
648Views11

Manobras Elementares de Voo – DAC-1946

No link acima, é possível baixar o manual utilizado pelo DAC (na ápoca, Diretoria de Aeronáutica Civil do Ministério da Aeronáutica) para a instrução primária de pilotos de asa fixa em nosso país, o “Boletim Técnico Nº1 – Manobras Elementares de Voo” – que foi compartilhado pelo nosso amigo Freddy Silva. Trata-se, como consta explicitamente logo na capa, de uma tradução do  Boletin Nº32 da norte-americana Civil Aeronautics Administration, precursora da atual FAA.

O interessante de examinar este manual é constatar que, em essência, nada mudou na instrução aeronáutica primária nestes mais de 60 anos. Na verdade, comparando este manual de 1946 com o “Manual do Curso de PP-Avião” da ANAC atualmente em uso, percebe-se que o que há a mais no documento atual não serve para nada – ou melhor: serve para poluir e dificultar o acesso à informação que realmente interessa. E, por outro lado, foram suprimidos os conselhos de ordem moral (ex.: “um bom piloto é aquele que sabe que ainda tem muito por aprender” – pág.5)  e as ilustrações que faziam do manual do DAC uma peça muito mais útil e agradável de ser lida. Como já disse antes no post sobre a EVAER, é triste constatar que, em alguns aspectos, estamos andando para trás na aviação…

Eu recomendo a leitura deste manual a todos os que estejam em processo de formação aeronáutica e, principalmente, aos profissionais da instrução (INVAs e dirigentes de aeroclubes e escolas da aviação). Acredito que há muita coisa importante para ser relembrada neste nada obsoleto texto – principalmente os trechos que foram destacados à mão pelo proprietário original do documento (quem terá sido, hein!!!???).

11 comments

  1. Risso
    3 anos ago

    Raul, ainda é possível encontrar esse manual em alguns sites online. Recentemente eu comprei um em ótimo estado do ano de 1945 por apenas R$20,00.
    Abs.

  2. Rudolf Fonseca
    3 anos ago

    Raul,

    Teu site é um dos melhores sobre aviação que eu conheço. Melhor que que todas as revistas de aviação juntas.

    Parabéns!

  3. Rogério Aviador
    4 anos ago

    Melhor que meu manual. Vejo ai um Brasil preocupado com seus futuros pilotos da época. Hoje…

  4. Rodrigo Edson
    4 anos ago

    SHOW DE BOLA

    Fiz questão de divulgar entre os pilotos da Global e colegas da aviação

    Abs

    Rodrigo Edson
    safety@voeglobal.com

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      Muito obrigado pela divulgação, Rodrigo!
      Mas o verdadeiro “culpado” é o nosso amigo Freddy Silva, que garimpou esse diamante!

  5. Willen Cmte
    4 anos ago

    RAUL, SERÁ QUE NA NET A GENTE ENCONTRA O Boletin Nº32 da Civil Aeronautics Administration? ABS E OBRIGADO POR DISPONIBILIZAR O MATERIAL.

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      Talvez… Se não encontrar, entre em contato com a FAA que talvez eles te mandem.

Deixe uma resposta