Consciência situacional – “Eu abri meus olhos”

By: Author Raul MarinhoPosted on
392Views6

Informativo SERIPA I – JUNHO – 2013

No PDF do link acima, é possível baixar o boletim de segurança de voo do SERIPA-I deste mês – que, nesta edição, traz um texto muitíssimo bem escrito pelo Cap Av Fábio Luís Ridão Valentim. Com base num relato fictício sob o ponto de vista de um comandante de avião acidentado, ele repassa todas as pistas relacionadas à perda de consciência situacional, refazendo todos os passos até chegar ao momento do acidente. “Eu abri meus olhos” é um texto que deveria ser de leitura obrigatória nos cursos de formação de pilotos!

6 comments

  1. Alexandre Sales
    4 anos ago

    Raul onde são publicados esses materiais? Procurei no Google mas não achei, gostaria de assinar o feed dessa página do SERIPA para receber avisos dos novos materiais.

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      Esse material não é publicado em lugar nenhum, por isso vc não achou no Google. O pessoal dos SERIPAs envia-os por e-mail, naquele esquema de “undisclosed recipients” (nem sempre, às vezes vem discriminado tbem…). Depois te mando os contatos por e-mail, vc escreve para eles, diz que quer ser incluído na lista, e a partir dai vc começa a receber.

      • Carlos Eduardo
        4 anos ago

        Me manda o contato também Raul. Gostari ade receber e já estava a tempo querendo te perguntar isso. Tudo que é relacionado a segurança de voo tem que ser divulgado…. Abs

        • Raul Marinho
          4 anos ago

          Carlos Eduardo, os SERIPAs mandam seus boletins para divulgadores, como os blogs, os safetys das empresas, as associações (ex. ABRAPHE, ABRAPAC, etc), e estes, como sugere o nome, divulgam o material para os usuários finais. Eles não têm estrutura para atender a todos os pilotos diretamente, e por este motivo eu não posso lhe passar os contatos, espero que vc entenda minha situação. Mas acessando este blog, vc encontrará esse material do mesmo jeito, eu repasso tudo que recebo, no menor prazo possível.
          Abs,
          Raul

      • Carlos Eduardo
        4 anos ago

        Claro, sem problemas. Continue divulgando para nós então que eu acho este tipo de material excelente e e extrema importância. Abs

Deixe uma resposta