“Apaixonado por aviões, empresário abre franquia de cursos para pilotos”

By: Author Raul MarinhoPosted on
270Views4

Vejam nesta matéria do G1 que um empresário formatou e já começou a comercializar cursos teóricos e práticos de aviação sob o sistema de franquia: a Sky Prime – uma indicação de pauta do nosso amigo Alisson Santana. No ano passado, a EJ já havia anunciado que iria franquear seus cursos – vide este post – o que, até agora, não aconteceu (ou, pelo menos, nada foi noticiado na imprensa ou no site da EJ sobre isso). E qual a consequência das franquias de escolas de aviação para a formação aeronáutica brasileira?

Bem, em princípio, o aumento da oferta de cursos de aviação é positivo: quanto maior a oferta, mais concorrência; e quanto mais concorrência, menores tendem a ficar os preços, e maior a qualidade ofertada. Além disso, o próprio sistema de franquias contribui para uma elevação do profissionalismo no setor, outra consequência positiva desta iniciativa. Há, por outro lado, o risco da volta do mito do “apagão de pilotos”, por parte de franqueados ávidos por conquistar novos clientes. E também há o risco de que estas franquias acabem “matando” os aeroclubes, seja porque elas tenderão a “roubar” os melhores profissionais das instituições tradicionais, seja pela própria concorrência. Mas é ainda muito cedo para fazer uma análise mais profunda sobre isso, vamos ver como as coisas caminham para que, no futuro, seja possível uma análise mais aprimorada.

4 comments

  1. Pacheco
    3 anos ago

    Bom, a citada escola já encerrou as suas atividades por esses dias e não vendeu nenhuma franquia. “Quem não tem competência não se estabelece.”

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      É uma pena… A idéia era boa, mas o cemitério está cheio delas, não é mesmo?

  2. rubens
    4 anos ago

    Ja fiz este comentario antes e volto a fazer, leiam os comentarios na materia, ja esta se tornando comum, quando sai uma reportagem dessas fantasiosas o pessoal da area cai matando na hora, o incauto só entra nessa furada se quiser informação sobre o que esta acontecendo esta disponivel facil, facil

  3. Gustavo Franco
    4 anos ago

    Acredito no assassinato de ACs e na proliferação de “estude 3 meses e ganhe 30 mil por mês”.
    Mas o que nos resta é mesmo esperar, e torcer para que o descrito acima não aconteça.

Deixe uma resposta