Não está na hora de começar um movimento “Occupy ANAC”?

By: Author Raul MarinhoPosted on
345Views19

Vejo pelo Facebook que tem muita gente da aviação – pilotos formados e em formação – engajado nos atuais protestos contra o preço das passagens de ônibus, a corrupção, os gastos estratosféricos da Copa, etc. Legal! Acho que tem que protestar mesmo (obviamente, dentro da Lei), pois o que não falta neste país são coisas erradas para reclamar. Mas… Será que não seria mais interessante canalizar essa energia dos protestos “genéricos” para a causa mais específica que atinge a comunidade aeronáutica, especialmente os atrasos da GPEL/ANAC na análise de processos (para ficar num tópico bem específico)? Porque as pessoas que estão na Av. Paulista, Cinelândia, Eixo Monumental, etc. não vão abraçar a causa da luta por uma ANAC mais eficiente…

Há cerca de um ano e meio, a ANAC publicou a tal “Carta de Serviços ao Cidadão“, estipulando um prazo máximo de 30 dias para a análise de processos, e naquela época, os atrasos estavam por volta de 90 dias. Falou-se, na época, que tudo era questão de implantar a CIV e FAP digitais, e tudo ficaria bem. Hoje, com todo o processo de concessão de licenças e habilitações  funcionando na internet, os atrasos passam dos seis meses!!! E, pior: não há nenhuma previsão de melhora: ninguém da ANAC diz quando é que eles vão começar a cumprir suas próprias normas, o que está sendo feito para reduzir o atraso na emissão de licenças, nem nada disso. Esta é ou não é uma boa causa para protestar?

Ok, mas como fazer um protesto destes? Eu não acho que sair quebrando tudo seja uma boa tática, porque aí perde-se a razão e o apoio popular. Mas um movimento do tipo “Occupy Wall Street” seria interessante: imaginem se o pessoal que está aguardando a análise de processos acampasse na porta dos escritórios da ANAC Brasil afora? Uma hora a imprensa iria lá ver o que esse povo está fazendo, e aí a ineficiência da ANAC iria, finalmente, parar na grande imprensa – o que é o que os políticos mais abominam. Imaginem quando os repórteres descobrirem que a associação dos servidores da ANAC está propondo à direção da agência e ao ministro da SAC há meses que se faça um mutirão para zerar os atrasos da GPEL sem obter resposta (leiam isso e isso sobre este assunto)?

E então, que tal?

19 comments

  1. Peterson Ramos
    4 anos ago

    Com relação a “Carta de Serviços ao Cidadão”, eu embasei uma petição para acionar a ANAC na justiça com o auxílio desse documento, entre outros, devido a demora na emissão da minha Licença de PP.
    Antes mesmo da primeira audiência, “milagrosamente” o processo foi analisado e concluído em 30 seg. (de acordo com o “log” do SACI.
    Não sei exatamente como poderíamos pressionar a ANAC…mas me disponho a engrossar o coro!

  2. Rodrigo
    4 anos ago

    Realmente acho que está passando da hora de um movimento desse tipo com relação a ANAC, o descaso com os pilotos chegou ao ponto de você ligar no 0800, e perguntar de um processo que já tem 6 meses de atraso e a resposta e curta e grossa: ” Não tem data para ser analisado porque estamos com poucos servidores e a única solução é aguardar.” Tudo bem, mas e os amigos que perderam a oportunidade de um emprego e até aqueles que foram mandados embora por falta de um documento? Até parece que a oferta de emprego no Brasil está ótima! Não vejo outra forma de mudar esse lastimável quadro na aviação, só que para isso precisamos ser unidos e organizados, coisa que os pilotos no Brasil não são, cada um olha pra suas dificuldades sem pensar em conjunto. Se essa ” atitude” não partir dos pilotos mais ninguém vai fazer isso por nós…para ser piloto ter que ter “atitude”.

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      Pois é, agora imagine meia dúzia de barracas armadas na calçada em frente à ANAC-SP (que, por sua vez, fica em frente ao aeroporto de Congonhas), por vários dias, com os “campistas” vestidos com uniformes de piloto? Ia ou não ia atiçar a curiosidade da imprensa? Que repórter não iria querer parar para ver o que era aquilo?
      Eu acho que só assim para se conseguir alguma coisa…

      • Riccieri
        4 anos ago

        Ai sim eu assino em baixo! Porque infelizmente o que percebo é que talvez quem não trabalhe direto na aviação nem imagine quão ruim esta a situação da agencia reguladora .. E com uma cobertura da mídia é meio caminho andado para um começo, onde pelo menos seja de conhecimento geral a situação atual.

      • Fabio Oliveira
        4 anos ago

        Todo mundo aqui acha que seria bom e daria certo e bla bla bla enfim acha um monte de coisas, mais ninguém tem coragem de mexer um dedo, só sabe reclamar em blogs e redes sociais!!! Abraços rsrsrs tenham um dia Azul!! o/

        • Raul Marinho
          4 anos ago

          Pois é… Os protestos que estão hoje na rua também começaram com reclamações nos blogs e redes sociais. Ou você acha que as pessoas vão agir do nada? Nenhuma revolução aconteceu com os revolucionários acordando pela manhã e dizendo “ah, tô meio sem nada para fazer hoje, acho que vou mudar o mundo só para me livrar do tédio”.

          • Fabio Oliveira
            4 anos ago

            ” clap clap clap clap” belas palavras… boa tarde!

  3. Riccieri
    4 anos ago

    ANAC e INFRAERO governadas por profissionais da aviação civil?
    Sinceramente, sou mais um frustado com os serviços de ambas, mas que tipo de proposta é essa? Não vejo vantagens e nem mesmo a possibilidade de algo assim .. não achei a explicação do funcionamento pra tal proposta em questão, alguém saberia dizer?

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      Eu também não vejo lógica nesta proposta. Para alguns cargos, sem dúvida é necessário que a pessoa tenha intimidade com a aviação – como é o caso da GPEL, que já foi comandada por um cidadão sem nenhum conhecimento prático do assunto, e acabou por deixar a gerência no estado lastimável em que hoje está. Mas em muitos dos cargos (a maioria, talvez), não vejo essa necessidade tão premente.

  4. Julio Petruchio
    4 anos ago

    Hahahahaha! Vocês acreditam mesmo nessa Avaaz??? O cara que comanda lá é PTista!!! esqueçam!! http://acordaativistavirtual.wordpress.com/2013/03/14/entenda-porque-o-avaaz-e-uma-farsa/

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      Independente do chefão da Avaaz ser petista, o próprio modelo é inadequado para esse tipo de pleito. Um abaixo-assinado desses angariaria somente alguns poucos milhares de adesões, que acabaria por revelar sua fragilidade.

      Em tempo: eu não assinei e nem vou assinar essa petição. O motivo está na resposta ao Ricieri.

  5. André
    4 anos ago

    Caro Raul, gosto de receber os e-mails que chegam de seu blog e, vez por outra, tecer um ou doutro comentário. Entendo sua idéia; porém, acho mais eficaz algo parecido com o comentário do Sérgio, aqui postado.
    É mais eficaz encabeçar um abaixo-assinado denunciando os atrasos e, se possível, anexar provas e encaminhar ao MPU. A experiência mostra que neste país o Ministério Público, não somente é o meio correto de se buscar a justiça em ações de direito difuso (que me parece ser o caso específico) como tem sido, por sua independência, o órgão mais atuante em defesa do cidadão. Note ainda que o mesmo processo pode ser encabeçado pelo Sindicato. Uma ação desta natureza tem, sem dúvida, desenrrolar célere e promissor pois das licenças depende a atividade. Logo, o exacerbamento de prazos sem previsão legal fere o direito constitucional do livre exercício profissional.
    O melhor caminho, me parece, é a denúncia ao MP através do Sindicato a partir de um abaixo-assinado.
    Abraço,

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      Eu discordo da sua opinião, lamento. Esse tipo de denúncia dificilmente seria levada a sério pelo MPF, que possui recursos escassos, e prefere trabalhar com demandas de maior alcance popular (corrupção, tráfico de influências e outras demandas que atingem um grande número de pessoas). Posso estar enganado, e adoraria ser convencido do contrário, mas eu não acho que o MPF iria se mexer para acionar uma agência regulatória num caso de “simples ineficiência” – isto é: sem indícios claros de corrupção envolvida. Quanto às petições da Avaaz… Bem, já comentei isso em outras respostas.

  6. Celso
    4 anos ago

    Eu acho que esta na hora de um “volta DAC”…eramos felizes e nao sabiamos…

  7. Gil
    4 anos ago

    Muito sensato!!
    Necessitamos união da classe!!

  8. Sérgio
    4 anos ago

    Isso é uma petição (abaixo assinado) pedindo para que a Anac e Infraero sejam governadas por Profissionais de Aviação.

    http://www.avaaz.org/po/petition/Queremos_que_a_Anac_e_Infraero_seja_governada_por_Profissionais_de_Aviacao_Pilotos_Comissarios_e_Mecanicos/?fDuZreb&pv=3

Deixe uma resposta