ATENÇÃO: A ANAC prorrogou o prazo para a entrada em vigor de diversas exigências do RBAC-61por um ano

By: Author Raul MarinhoPosted on
1714Views200

Mudanças no RBAC-61 – Resolução Nº276

Pessoal, notícia importantíssima:

Foi publicado hoje no Diário Oficial da União – vide pdf do link acima – uma resolução prorrogando por um ano diversas exigências do RBAC-61 que deveriam entrar em vigor no dia 22/06/2013 (próximo domingo), a saber:

  • Curso teórico para PP (todos): passa a ser exigido somente após 21/06/2014;
  • Instrução IFRH para PCH: passa a ser exigida somente após 22/06/2014;
  • Curso teórico para PLA (todos), e também para Piloto de Planador e Piloto de Balão Livre: passa a ser exigido somente após 21/06/2014;
  • Curso teórico e prático para habilitação de TIPO: passam a ser exigidos somente após 22/06/2014;
  • Curso específico para obter a habilitação de TIPO: passa a ser exigido somente após 21/06/2014 (antes disso, porém, é exigida a banca de PLA para a concessão de habilitação de TIPO);
  • Possibilidade de PC ou PLA ministrarem instrução de TIPO fora do âmbito dos aeroclubes/escolas de aviação: prorrogado até 21/06/2014.

Agradeçam ao leitor Álvaro Horowicz pela informação.

200 comments

  1. Jhoseffe
    6 meses ago

    Olá, gostaria de saber quanto tempo de prazo depois da realização da parte teórica tenho para fazer a banca sem ser jubilado.

    Grato

    • Raul Marinho
      6 meses ago

      Não existe jubilamento. Não tem prazo.

  2. Sidmar
    7 meses ago

    O meu pc/ifr venceu em 2014, e não consegui checar ainda, tenho que fazer as provas tudo de novo pois venceu os 4 anos, ou posso só ir fazendo as horas de vôo normal?

    • Raul Marinho
      7 meses ago

      A banca não tem mais validade. Vai voar.

  3. Everton
    2 anos ago

    Boa tarde, gostaria de saber se ainda posso realizar a prova de PPAV sem o curso teórico, se sim, existe um prazo? muito obrigado e um excelente trabalho tirando nossas duvidas!!

  4. Ângelo
    2 anos ago

    Boa tarde, chequei o pp e foi emitida a cht provisória, comecei a cursar o PC teórico, porém o processo de pp foi indeferido, foi reenviado o processo, reemitida nova cht provisória e já estou concluindo o meu teórico de PC.
    -Posso fazer a inscrição para a banca de PC com a cht provisória ou só com a definitiva?

    • raulmarinho
      2 anos ago

      Em tese, vc poderia fazer a inscrição só com a provisória. Mas eu acho bastante recomendável vc se certificar disto diretamente com a ANAC.

  5. Nicholas Fadel
    2 anos ago

    Olá, estou fazendo meu PC teorico, mas ainda nao chequei meu PP prático ainda. Se caso eu terminar o PC teórico sem checar o PP pratico, eu perco o PC teorico? Há alguma lei falando sobre isso? Se houver, mande algum link, por favor.
    Obrigado

    • raulmarinho
      2 anos ago

      Na verdade, vc nem poderia ter se matriculado no PC teórico sem a licença de PP emitida. Vai dar problema, sim, entre em contato com a secretaria da escola e veja como resolver.

      • Tiago Dantas
        2 anos ago

        Prezado, na realidade, a portaria : http://www2.anac.gov.br/habilitacao/pdf/PA2011-2085.PDF, da Anac, acima transcrita, esclarece que o candidato poderá cursar o PC antes de obter a licença do PP, entretanto, ele deverá checar – obter a licença – antes do fim do curso do PC.

    • Maxwel
      1 ano ago

      Estou com esse mesmo problema, é foda! :(

  6. rafael oliveira
    2 anos ago

    Ola a prova do pp vai ter validade maior q 2 anos.
    Ou soh por dois anos

    • raulmarinho
      2 anos ago

      Indeterminada.

  7. cassio
    2 anos ago

    ola minha prova de pp venceu em 17/02/14 e nao chequei oque presiso fazer pra checar tenho que fazer a prova de regulamento?

    • raulmarinho
      2 anos ago

      Não.

  8. allan
    2 anos ago

    Ola,
    Poderia me informar,quais as datas para a (Banca da Anac) PP depois de outubro de 2015???
    Obrigado!!

    • raulmarinho
      2 anos ago

      ???

  9. Rodrigo Azevedo
    2 anos ago

    Olá. bom dia! Você tinha razão Fui la mesmo com o exame vencido e fiz a prova e deu tudo certo.

    Tenho uma dúvida… estou querendo fazer a banca de PPA será que ainda está valendo a eminação das matérias?

    Me falaram que precisa fazer 5 de novo.. porém no site da ANAC no formulário consta o campo “eliminação de matérias”.

    Obrigado desde já!

    • raulmarinho
      2 anos ago

      Pois é, o problema é que a ANAC cassou essa possibilidade por meio do seu infame “Compêndio de Instruções” – a.k.a. “post-it da banca”. Vc vai ter que fazer as 5 matérias de novo.

  10. Thiago mardegan
    2 anos ago

    Bom dia!! Por favor, gostaria de obter informações sobre o bolsa piloto 2015, quando entrara em vigor e quando e como faco p me inscrever ….obrigado!

    • raulmarinho
      2 anos ago

      Ainda não saiu o edital, amigo.

  11. Douglas
    2 anos ago

    Bom dia, até que data a ANAC vai aceita as inscrições sem o aluno estar vinculado a uma escola de curso teórico

    • raulmarinho
      2 anos ago

      Até o momento em que as provas estejam sendo marcadas para depois da entrada em vigor da obrigatoriedade dos cursos teóricos… Qdo isso vai acontecer? Impossível dizer, mas deve ser por volta de julho.

  12. Everton
    2 anos ago

    Boa tarde, gostaria de saber se para realizar a Banca da ANAC de PP ainda é preciso do certificado do curso de PP? Obrigado!!

    • raulmarinho
      2 anos ago

      Não – na verdade, nunca foi requerido.

      • Everton
        2 anos ago

        Muito Obrigado!!

  13. Gabriel
    2 anos ago

    Amigos eu já tenho o certificado do pp teórico fiz em 2012 mas não passei na banca e agora estou estudando pra fazer novamento sera q quem já tem certificado vai ter q homologar Ow quem já fez antes tem o pp teórico valendo pra depois tbm dessa mudança .por favor alguem pode me responder ?

    • raulmarinho
      2 anos ago

      Gabriel, ninguém poderá lhe responder isso com absoluta certeza, uma vez que a questão das provas teóricas não está corretamente regulamentada pela ANAC. Mas, até set./15, não é requerido o curso teórico para poder fazer a banca, então tanto faz vc ter feito o curso em 2012, em 2015, ou nunca ter feito.

  14. souza
    2 anos ago

    E qual o prazo para fazer a banca da anac, do PP após o término do curso teorico?

    • raulmarinho
      2 anos ago

      Não há prazo, e nem é preciso terminar o curso teórico: vc faz a banca de PP qdo quiser.

  15. zatir zanin junior
    2 anos ago

    QUANTO TEMPO TENHO PARA ENVIAR O PROCESSO DA ANAC DEPOIS QUE FIZ O CHECK DO PP?

    • raulmarinho
      2 anos ago

      Não sei se há prazo. Mas, via de regra, as pessoas tendem a mandar o mais rápido possível.

  16. josué melo de braga
    2 anos ago

    raul marinho, vc sabe me dizer qual a escolaridade mínima exigida para realização da banca de PP tendo em vista o novo regulamento RBAC 61?

    • raulmarinho
      2 anos ago

      Para fazer a banca, seria Ensino Fundamental completo, embora não se verifique isso. Mas precisa ter o Ensino Médio completo para checar.

      • josué melo de braga
        2 anos ago

        e depois de setembro, como fica isso?

        • raulmarinho
          2 anos ago

          Depois… ‘Run to the hills’, meu jovem!

  17. Regianne
    3 anos ago

    Raul, estava lendo os outros comentários e só queria certificar q entendi certo. Realizei a banca de pc/IFR em setembro de 2013, a validade vai ate setembro de 2015, mas acho que ate la ainda nao terei checado. Se por acaso eu for checar apos esse período, é só refazer uma prova de reg pra estende- la por mais 2 anos?? Quando deve ser feita essa prova? E outra, comunico a anac antes de vencer? Como é o procedimento?

  18. Junior
    3 anos ago

    Olá, Raul!

    Se puder me ajudar, gostaria de saber de você o seguinte:

    Fiz a banca de PP em 2009, tendo sido aprovado. Já li algumas respostas suas nos comentários acima, mas também cheguei a ler em algum post seu neste blog que, com a mudança de RBHA para RBAC 61, hoje não há mais prazo de validade para banca de PP. Isso me foi confirmado por certa escola respeitada no Brasil e desmentida por outra também muito respeitada (alegando a regulamentação 141, que trata das escolas). Na RBAC 61, não achei nada que referente a esse prazo. Já mandei e-mail para ANAC, mas você sabe como é.
    Enfim… Como ficou essa questão dos prazos com a nova RBAC 61, que me parece ser omissa nesses prazos? Você tem alguma resposta da ANAC que ratifique a informação? Desde já, agradeço.

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Pois é, Júnior, o problema é que cada um fala uma coisa, e todo mundo está certo e errado ao mesmo tempo, já que a questão carece de regulamentação. Então, vale o que “está na moda” na ANAC numa determinada temporada, e na “coleção primavera/verão” da GCEP, o que está em alta é a não necessidade de se fazer a prova de Regulamentos para revalidar a banca após 2 anos (e até 4). Agora… Como vc fez a sua em 2009 – há mais de 4 anos, portanto -, eu acredito que vc teria que refazê-la integralmente, mas isso vai depender do que o “estilista” da ANAC entender… Desculpe por não te dar uma resposta mais assertiva, mas o assunto é confuso mesmo.

      • Junior
        3 anos ago

        Obrigado pela ajuda, Raul. A nossa situação é complicada mesmo. Mando e-mail para ANAC e eles me encaminham para outros setores, mas sem responder ao questionamento. Ficamos a mercê de uma resposta oficial da agência e na mão de quem analisar o processo. Grato, mais uma vez.

      • Junior
        3 anos ago

        Ah! E parabéns pela ajuda a todos neste blog e pelo seu altruísmo em prol de nossa aviação e de nossos eutusiasmados pilotos e aspirantes a pilotos!

  19. Dream2FLY
    3 anos ago

    Muito boa tarde a todos,

    Saberão me dizer se a necessidade da apresentação de certificado de curso teório de PP foi mais uma vez prorrugado? Ou a partir de segunda-feira será mesmo obrigatório?

    Cumprimentos

    • Junior
      3 anos ago

      Foi prorrogado até 2015, Dream2FLY, conforme abaixo.

      “61.77 Requisitos de conhecimentos teóricos para a concessão da licença de piloto privado
      (a) O candidato a uma licença de piloto privado deve:
      (1) ter completado, com aproveitamento, um curso teórico de piloto privado aprovado pela
      ANAC, na categoria apropriada, segundo requisitos estabelecidos pelo RBHA 141 ou RBAC que
      venha a substituí-lo;
      (2) ter sido aprovado em exame teórico da ANAC para a licença de piloto privado referente à
      categoria a que pretenda obter a licença; e
      (3) o requisito estabelecido no parágrafo (a)(1) desta seção não se aplica aos candidatos que
      forem aprovados no exame teórico para piloto privado da ANAC até 21/9/2015. (Redação dada pela
      Resolução nº 344, de 17 de setembro de 2014)”

  20. Sena
    3 anos ago

    Bom dia, comandantes.

    Liguei na ANAC e me informaram que o CCT de PC IFR vencido ta sendo aceito para fazer o cheque.

    Alguem seba da veracidade dessa informacao?

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Está aí uma informação impossível de ser verificada, uma vez que o assunto não possui base legal!
      Só tentando para ver se dá certp…

      • Sena
        3 anos ago

        Bom dia Sr. Raul Marinho.

        Fui ontem pessoalmente na ANAC Brasilia e fui mais uma vez informado que sim, poderia agendar meu cheque de PC IFR. Vou literalmente ” pagar pra ver”.

        Obrigado por me responder.

        • Raul Marinho
          3 anos ago

          Então, mas eles te mostraram onde estava escrito que podia? Esse é que é o problema… Eu até acho que vai dar certo, mas o problema é que a gente fica refém da “palavra” de um servidor. Se amanhå esse cara sai ou briga com o chefe, pode entrar outro que pensa diferente, percebe? Eu acho isso o cúmulo, honestamente, mas “é o que tem prá hoje”, né não?
          Boa sorte!

      • Dilmar Gonçalves Ramires
        2 anos ago

        Raul, boa tarde. Sei que a questão é polêmica e assim como o colega Sena postou eu liguei na ANAC em Dezembro/2014 e me disseram que pode ser feito cheque de PC/IFR com CCT vencido, pois de acordo com eles todos estão com prazo de validade ilimitados. Sem a necessidade de realização de prova de RTA.

  21. augusto cesar
    3 anos ago

    ola boa noite, fiz a prova de regulamento pro meu recheque de ppav mono visual em 02.08.2013 esta prova tem validade ate quando
    obrigado

  22. Rodolpho Totti
    3 anos ago

    Olá Raul , em Dezembro vence minha banca de PC/IFR, gostaria de saber qual o procedimento para renovar por mais 02 anos , estou ligando no 0800 da ANAC e ninguem sabe me informar direito , qual a GRU correta a pagar ? e depois de vencida qual o prazo maximo que eu tenho para fazer a prova.
    Grato

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Olá Raul , em Dezembro vence minha banca de PC/IFR, gostaria de saber qual o procedimento para renovar por mais 02 anos , estou ligando no 0800 da ANAC e ninguem sabe me informar direito , qual a GRU correta a pagar ?
      R: Prova de REG, próximo do cheque. Até pouco tempo, era de graça, não sei se mudou… De qualquer modo, qdo vc for marcar, o atendente vai te orientar sobre isso.

      e depois de vencida qual o prazo maximo que eu tenho para fazer a prova.
      R: 2 anos.

  23. ricardo machado
    3 anos ago

    Boa noite.fiz o voo de cheque ifrmulti e pc,porem a anac recusou o processo pq as horas noturnas nao forao comando e sim duplo comando.Este cheque vale por quanto meses ate que eu consiga voar as horas noturnas como comando?

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Essa informação não está no RBAC. Sugiro entrar em contato com a ANAC e perguntar. Por escrito, para poder usar como prova em recurso num eventual indeferimento indevido.

  24. Caiã
    3 anos ago

    Bom dia amigo, fiz a banca de PP e ja fui aprovado, porém o prazo para checar termina em abril de 2015, é possível adiar este prazo? se possível, como proceder?

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      É possível prorrogar a validade da banca por mais 2 anos com uma prova de Regulamentos, que vc fará próximo à data do seu cheque.

  25. Thainara Wisley
    3 anos ago

    Raul Marinho Obg pela resposta!
    Então e que eu Ganhei um Curso da E-flay “me desculpe se escrevi errado” e estou com medo de estudar e na hora não poder fazer a prova da ANAC! e no momento estou sem a condição de pagar o teorico aki em minha cidade!

  26. Thainara Wisley
    3 anos ago

    Olá,
    Para a realização da prova teórica de PP da ANAC, é necessário a conclusão de curso em aeroclube/ escola de avião. Só posso fazer com o certificado? ?

  27. Marcio
    3 anos ago

    Raul, muito obrigado pelas informações.

  28. Marcio
    3 anos ago

    Somente a prova de REG, sem a necessidade de checar novamente? Pois já chequei, fiz isso depois da validade de minha banca achando que tinha uma semana a mais de prazo…

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Sim, só a prova de REG, sem a necessidade de checar novamente.

  29. Marcio
    3 anos ago

    17/07/2014 corrigindo texto abaixo…

  30. Marcio
    3 anos ago

    Ah sim Raul,desculpe….minha banca de PP venceu 10/07/2014, equivoquei-me achando que era dia 17/04/2014 o vencimento e chequei dia 14/07/2014. Pois bem, a validade da banca do meu PP é prorrogada por 90 dias conforme informe da ANAC? Ou seja é valido também para a banca de PP? Grato.

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Essa prorrogação é de habilitações, não de CCTs (banca). Se vc checou dentro do prazo de validade do CCT, OK. Se não, basta fazer uma prova de Reg.

  31. Marcio
    3 anos ago

    Prezado Raul, minha banca venceu dia 10/07/2014 significa que tenho mais 90 dias de prazo?

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Banca do quê, prazo para o quê? Explique a sua situação.

  32. Edson Castro
    3 anos ago

    Olá,

    Para a realização da prova teórica de PP da ANAC, é necessário a conclusão de curso em aeroclube/ escola de avião. Na minha cidade, as turmas demoram a fechar e queria logo estudar. Só posso fazer com o certificado?

    Grande abraço!

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Não. Pode fazer sem o curso teórico.

      • Daniel Lima
        3 anos ago

        Mas agora não só pode fazer a prova da ANAC com curso teórico já que passou do dia 22/06?

  33. Coutinho
    3 anos ago

    Olá, minha dúvida é o seguinte já fui aprovado na banca de pc e pla só me falta as horas de pc. Depois dessas mudanças vou ter que fazer o curso teórico de PLA e refazer a prova? Desde já obrigado.

  34. Edney
    3 anos ago

    Raul. dúvida,eu marquei minha banca para pp dia 30/05/2014. caso que eu vou para segunda época só vou conseguir fazer com o certificado do aeroclube? ou ainda vou ta no limite da mudança em junho vou ter direito de fazer segunda época?
    Anac vai entrar em recesso ante da copa e depois só voltará em julho!!! essa é minha dúvida.

  35. Henry Willian
    3 anos ago

    Boa tarde.

    Minha banca venceu no dia 12/02/11 e não chequei o pp. Gostaria de saber se preciso fazer a banca inteira ou só a prova de regulamentos agora para checar. Obrigado.

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      A banca inteira. Vc teria até 02/13 para prorrogar seu CCT só com a prova de REG. Agora não dá mais…

  36. Fabrício de Bastos Calu
    3 anos ago

    Boa tarde Raul,

    gostaria de tirar uma duvida com você.
    estou com o pc mult ifr checados e estou voando um avião mono e o plano está sendo feito pelo comandante.Posso contar essas horas na minha civ como copila? Somente tendo prova do voo pelo livro de bordo da aeronave?

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Se a aeronave estiver certificada como single pilot (como é o caso dos aviões MNTEs), não há como vc lançar as horas na sua CIV como copiloto/2o. em comando. A única exceção seria se o plano fosse IFR a operação 135 (táxi aéreo), mas aí vc teria que estar registrado em carteira como funcionário da empresa (e acredito que não seja o caso). A boa notícia é que, com a reforma do RBAC-61, a tend~encia é que essas horas possam ser anotadas pela metade – ou seja: a cada 2h voadas, vc pode registrar uma.

  37. Eduardo
    3 anos ago

    Lancei meu processo de LPQA para anac porem não me deram a provisoria, eu ja posso fazer voos de lpqa usando meu codigo mesmo ela nao me dando a provisoria?

  38. Pedro
    3 anos ago

    Cmte, sou instrutor de voo de uma escola de aviação desportiva. Gostaria de saber a partir de quantos anos o aluno pode iniciar a instrução prática em ultraleve avançado para obtenção do CHT de UATE ( ultraleve avançado terrestre).

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Para checar e para voar solo, 18 anos. Para começar a instrução, eu entendo que é a mesma requerida pela licença genérica de piloto-aluno: “Uma licença de aluno piloto pode ser concedida a requerentes com 16 (dezesseis) anos completos, desde que este apresente um termo de compromisso e responsabilidade assinado pelo responsável, com firma reconhecida em cartório, e onde esteja expresso neste termo que o responsável autoriza o aluno piloto a iniciar o treinamento de voo e se responsabiliza pelos atos do aluno piloto”.

  39. Sirley
    3 anos ago

    Ilmo Cmte Raul,

    Minha dúvida é com relação a CHT classe de multimotores. Hoje posso ter instrução em aeronave particular, não precisando ser aeronave de aeroclube ou escola. Ouvir falar que a partir de 22 de junho deste ano, isso mudará, é verdade ? Minha outra dúvida é se essa instrução de Multi em aeronave particular só pode ser dada por INVA ou PLA, ou basta ser habilitado MLTE para validar as horas.

    Obrigado

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Ouvir falar que a partir de 22 de junho deste ano, isso mudará, é verdade ?
      R: Não.

      Minha outra dúvida é se essa instrução de Multi em aeronave particular só pode ser dada por INVA ou PLA, ou basta ser habilitado MLTE para validar as horas.
      R: Só INVA.

      • Sirley
        3 anos ago

        Obrigado cmte

      • Sirley
        3 anos ago

        Cmte, já ia me esquecendo. Minha última dúvida, todo as horas do multi tem que ser feitas em 6 meses ? Eu andei lendo a RBAC mas ela não deixa muito claro como funciona, e se caso não conseguir fazer todas as 12 h em 6 meses para checar como devo proceder.

        • Raul Marinho
          3 anos ago

          Funciona assim: todas as horas de voo em instrução MLTE que vc apresentar tem que ter a data de, no máximo, 6 meses. Se algum(ns) voo(s) for(em) mais antigo(s) do que isso, vc tem que realizar outro(s) voo(s) para substituir aquele(s) que caducou(aram). No final, vc tem que mostrar 12h de voo de instrução MLTE recentes (com menos de 6 meses).

  40. marco cosi
    3 anos ago

    Raul, nao passi no teorico de pp no campo de marte fiquei em NV, se pagar e for agendar a prova se marcarem depois do dia 16/06, preciso ter o curso aprovado, ou vale a entrada para agendar ate dia 16/06/14 muito obrigado

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Pelo regulamento ATUAL, depois de 21/06 vc só poderia fazer a banca de PP se aprovado no curso teórico.

      • Raul, sou um fan incondicional de vosso trabalho. Sobre a questão da segunda epoca, entendemos que toda lei so vigora a partir da sua publicação, sendo assim como o processo do aluno Marco Cosi, do comentário acima, está pelo meio (segunda época), enquadra no famoso direito adquirido, ou não ? Na minha humilde opinião ele deveria pagar logo a GRU e enviar a solicitação? O que vc acha?

        Se vale como dica, já que ?São Paulo, Rio, Curitiba, BH estão lotados, o caro Marco deveria enviar seu pedido para Manaus e/ou Belém que a possibilidade de encontrar vaga é muito grande.

        Tomara que a ANAC adie a obrigatoriedade do PP e PLA na escola por mais um ano.. Já que minha escola de aviação ainda está em processo de homologação em Costa Rica (MS).

        Abraços, Valeu Raullllllllllllll

        • Raul Marinho
          3 anos ago

          A questão é que este assunto foi especificamente abordado no workshop da ANAC, e o pessoal da GCEP já disse como eles vão atuar. Daí, se o candidato que se sentir prejudicado quiser entrar na Justiça alegando direito adquirido, tudo bem, é um direito dele (e, honestamente, eu acho que não vale a pena), mas o posicionamento da ANAC já é conhecido.

  41. Emilio Wesley
    3 anos ago

    Olá Raul ! Tire-me uma dúvida, agora em setembro irá vencer minha banca de PPa, tenho cerca de 20 horas de voo e talvez eu check até setembro, ai vem a dúvida, se passar de setembro perco todas as horas e precisarei refazer a banca e recomeçar as horas de voo desde a primeira?

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Não, vc nunca “perde” as horas. E dá para renovar a banca só com uma prova de Regulamentos. Vc só teria que refazer a banca inteira se demorar mais do que 4 anos para checar.

      • Emilio Wesley
        3 anos ago

        Muito obrigado Raul !

  42. nelson
    3 anos ago

    Anac.. so lasca com agente facilitar abrir lugares mais proximos p realizacao de provas ou oferecer bolsas q realmente alguem cosiga..eles simplismente oferesem praso e danise lugares q n tem escola omologadas..enquanto o rico compra a carteira na propia anac como se mostrou no jornal. Anac alem d n ajudar complica

  43. victor
    3 anos ago

    Boa tarde, gostaria de saber qual é o precedimento pra quem passou do prazo para checar em 2 anos no pp ?

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Até +2 anos da data de validade, revalida com uma prova de REG. Depois, tem que refazer tudo.

      • victor
        3 anos ago

        No caso… quem passou da data de 2 anos do exame teórico, tem que refazer tudo !? as 5 matérias ?

        • Raul Marinho
          3 anos ago

          De 2 a 4 anos, só REG; após isso, tudo.

          • victor
            3 anos ago

            Muuito obrigado pela sua ajuda !

        • igor kova
          3 anos ago

          Boa tarde… gostaria de tirar uma duvida…em abril 2013 venceu meu teorico do pc… 1 mes antes estive na anac em brasilia para realizar a prova de reg porem uma funcionario me passou a informacao que eu so faria a prova quando iniciasse o processo de check do ifr…. e que o teorico do pc automaticamente iria revalidar por mais 2 anos apos o vencimento…. tive co tato com o pessoal do dpto de exames no rio por fone… porem gostaria de realmente ter uma confirmacao mais completa em relacao a isso… obrigado

          • Raul Marinho
            3 anos ago

            É isso mesmo: faça a prova de REG qdo estiver pronto para o cheque.

            • Igor
              3 anos ago

              Obrigado Raul!

  44. Raphael
    3 anos ago

    Boa tarde. Acabei de ter o meu processo para inclusão de tipo (segundo em comando) indeferido alegando que eu não possuo o PLA teorico (PC somemte). Achei que esta exigência somente entraria em vigor em 6/2014 como consta no 4o. item do seu artigo. Cliquei no link do diario oficial para obter uma fonte legal para apresentar mas nao consigo encontra-la. Esta exigencia é estipulada pelo RBAC 61.213 (a)(1)(i). No diario oficial, somente vejo referência ao RBAC 61.213 (a)(2).
    Ao meu ver, a unica coisa que foi adiada, foi a exigêcia de um curso teorico de PLA para então fazer a prova, e não a CCT de PLA para inclusão de tipo. O conhecimento teorico de PLA para tipo já é exigido para tipo, só que até dia 21/06/2014, o piloto pode agendar e fazer a prova sem ter feito um curso teorico para o mesmo, correto?

    Desde já agradeço a ajuda,

    Raphae

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      O 4o item do meu artigo é precisamente o que vc conclui no segundo parágrafo do seu comentário, que é o correto. Vc pode obter a versão “oficial” do RBAC-61 no site da ANAC.

      • Raphael
        3 anos ago

        Raul,
        Obrigado pela resposta. Me equivoquei, estava me referindo ao 5o. item do seu artigo (CCT de PLA (PLA teórico) para obter a habilitação de TIPO: passa a ser exigido somente após 21/06/2014) e não ao 4o. item.

        Obrigado

        • Raul Marinho
          3 anos ago

          Bem… Agora, quem se equivocou fui eu, me desculpe! Eu mudei a redação do 5º item, de acordo com o que consta no item 61.213-a-2, que vc mencionou. De fato, o CCT de PLA é que é requerido até 6/2014.

  45. Suanne
    3 anos ago

    Raul, tudo bom?
    Não encontrei nada escrito, porém já escutei muitos boatos de que a partir de junho/14 todas as horas de PC terão de ser feitas em aeroclube. Isso procede? Você poderia sanar esta minha duvida?
    Desde já, grata.

  46. Paulo Costa
    3 anos ago

    Olá Raul,

    No meu caso, eu já comecei a fazer o curso teórico. Preciso concluir ele, ou posso desconsiderar e me inscrever logo para fazer a prova da ANAC?

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Você pode se inscrever imediatamente para a banca, se quiser. Mas já que vc está fazendo o curso, já pagou, e já assistiu a parte das aulas, por que não terminá-lo? No mínimo, é uma boa oportunidade para melhorar seu networking na aviação…

  47. fabio teixeira
    4 anos ago

    Bom dia Raul.
    gostaria de tirar uma dúvida,minha banca venceu,porém não estou checado,Neste caso eu teria de fazer a banca completa ou só a de regulamento.Desde já grato pela atenção.Att; Fabio

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      Em até 2 anos após o vencimento da CCT, só a prova de REG. Depois disso, todas as 5 matérias.

  48. Raul boa noite, gostaria de sanar algumas dúvidas referentes a minha formação em relação a essa nova emenda.

    Estou quase terminando o PP, só faltam as navegações, noturnos e o check, porém terei que parar por quase 2 meses :( por problemas extra campo! Meu CCT vence no finalzinho de Outrubro, eu terei que prestar uma prova de regulamentos para poder checar? essa prova tenho que prestar antes do CCT vencer?

    Depois de checado, irei me matricular no PC teórico e continuarei voando, essas horas de voo contam para o PC? contam como DC ou como comando? já que no PC temos que ter 70 horas em comando.

    E para finalizar, as 110 Horas que compõe o PC tem um prazo para terminar, como o PP que são os 2 anos de validade do CCT?

    Apesar dessa nova regulamentação não irei desistir do meu sonho, nem que demore mais irei continuar meus voos!

    Obrigado pela ajuda.

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      Meu CCT vence no finalzinho de Outrubro, eu terei que prestar uma prova de regulamentos para poder checar? essa prova tenho que prestar antes do CCT vencer?
      R: Não, depois.

      Depois de checado, irei me matricular no PC teórico e continuarei voando, essas horas de voo contam para o PC? contam como DC ou como comando? já que no PC temos que ter 70 horas em comando.
      R: Se vc estiver com a CHT (provisória ou definitiva) de PP, esses voos já poderiam ser feitos em comando para atender aos requisitosdas horas em comando para o PC. Se não, vc só poderia voar em DC, e essas horas só contariam como horas totais.

      E para finalizar, as 110 Horas que compõe o PC tem um prazo para terminar, como o PP que são os 2 anos de validade do CCT?
      R: Não.

      • Raul Obrigado pelas explicações!

        Quanto ao meu CCT ele vence dia 21/10/2013, pelo que eu entendi posso fazer todas as horas de voo e checar e só depois disso (do cheque) eu faço a prova?

        Desde já agradeço e independente dessa crise vou pra cima, pois quem é do céu sabe, não há coisa melhor do que voar!

        Abs!

        • Raul Marinho
          4 anos ago

          Yes!

          • Raul tive que ressuscitar o tópico! heheh
            Tive a resposta da minha dúvida de alguns meses atrás! e espero com isso ajudar quem estiver na mesma situação que eu.
            Fiz meu voo de check no dia 01/11/2013 com meu CCT vencido em 21/10/2013 (a ANAC me informou que não havia problema e nem necessidade de fazer a prova de regulamentos) então fui lá e fiz o voo de check.
            Não contente meu CMA iria vencer em 21/11/2013 e hoje dia 25/11/2013 a anac em 25 dias deferiu meu processo de PP! huhu to super feliz! um sonho realizado!

            Não sei se foi sorte demais mas que foi lindo foi!

            Abraços!!

      • Rodrigo
        4 anos ago

        Olá, Rodrigo. Estou na mesma situação. Meu teórico venceu em agosto e ainda não chequei. Não vou mesmo precisar fazer as 5 matérias de novo , certo?

  49. Ricardo
    4 anos ago

    Boa Tarde Raul apesar do tópicos ja estar no ar a algum tempo gostaria de sanar uma duvida sobr a Convalidacao de Licença Estrangeira. O parágrafo 5 cita ((5) ser aprovado em exame de proficiência, com exceção da convalidação realizada com prerrogativas, no Brasil, equivalentes as de piloto privado.) o que isso quer dizer exatamente? Pois o meu caso eu tenho o ATP AMERICANO que seria o equivalente ao PLA BRASILEIRO. Qual seria o processo para convalidacao no meu caso?

    Grato desde ja pela atenção

    Ricardo Santos

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      O que quer dizer isso de “convalidação com prerrogativas”, eu não sei responder. Mas a convalidação de uma ATPL para uma licença de PLA é análoga à convalidação de uma CPL para licença de PC; ou seja: prova de REG na ANAC + horas de voo para adquirir experiência recente + cheque.
      Abs,
      Raul

  50. Dalton
    4 anos ago

    As aulas práticas de PC no caso as 150 horas tem um prazo para faze-las?

  51. Abraão Farias
    4 anos ago

    Cmte Raul. no caso eu vou um baron de copiloto! o comandante ele é PILOTO COMERCIAL MULT IFR , eu to com o PC teórico, no caso essas horas poderão contar pro meu check de PC? abraço

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      Não podem, pois vc está voando uma aeronave SP. Nesse caso, só daria para contar horas em duplo comando se o cmte fosse INVA.

    • Alexandre Quinhone
      4 anos ago

      Olá gostei muito de acessar o canal Piloto, a informação está correta segundo a RBAC 61, onde já consta esta alteração a prorrogação vai até o dia 21/06/2014. Porém onde se diz acima Curso teórico presencial para PP, houve um equívoco no texto, na RBAC 61 NÃO cita o termo presencial e já me informei existe uma escola AEROCURSO.COM na modalidade EAD – ensino à distância, homologada pela ANAC.

      Alexandre

      • Raul Marinho
        4 anos ago

        Vc tem razão, o termo presencial é inadequado, e o texto já está sendo refeito.

  52. Patrick k
    4 anos ago

    Raul, Sabe se para as 3h de voo noturno no PP continua a mesma?

  53. José
    4 anos ago

    Pergunto aqui sobre as novas propostas como ja foi discutidas aqui no forum a respeito de co piloto contar horas em aeronaves single pilot, e o recheque de multi validar o mono como anda estas questões?

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      Fora o que está no post, nada muda por enquanto.

      • José
        4 anos ago

        e onde podemos acompanhar para verificar estas mudanças???
        grato

  54. Pedro Hartz
    4 anos ago

    Raul Marinho, parabéns pelo Blog! Ele traz informações de extrema importância, como esta. Reflexo das manifestações? Assim sendo, o PLA já pode sair esse ano mesmo!

  55. Patrick k
    4 anos ago

    Olá. Indeferiram meu processo de para concessão da CHT de PP. Pela falta de 3h de voo noturno. Vou ter que fazer essas 3h e checar novamente?

    Grato

  56. LeBAI
    4 anos ago

    Palhaçada para quem se matou estudando para passar numa prova que talvez nem fosse sua prioridade no momento, mas queria sim garantir o direito de não precisar pagar por um curso que tem quase o mesmo conteúdo do PC e já estudado anteriormente.
    Agora fica a pergunta:
    VALE A PENA CORRER PARA TERMINAR O INVA ANTES DE JUNHO DE 2014?????
    Porque pelo que me parece lógico os aeroclubes vão meter pressão e farão de tudo para a nova regra de 200hrs em comando não entrar em vigor, quase certo que a ANAC virá com novas surpresas, tirando mais um curinga da manga!!!

  57. Felipe de Oliveira Souza
    4 anos ago

    Eu estudei em casa por quase 4 meses, fiquei de segunda época em relugamentos no ultimo dia 14…então essa é a minha chance de continuar os estudos !! Muito feliz !

  58. Cristiano Feitosa
    4 anos ago

    Então Mudou ou não mudou? as pessoas que não passaram na ANAC estudando em casa Poderão fazer novas pravas da Banca?

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      Na verdade, prorrogou as mudanças um ano à frente. Quem estudou em casa para PP e PLA poderá, sim, fazer a banca da ANAC.

  59. JOK
    4 anos ago

    as escolas que estavam criando curso PLA teorico…chorammmmm

  60. Ilo rego
    4 anos ago

    E para PPH alguém sabe se foi prorrogado também ? Ou vai continuar valendo esse prazo atual?

  61. Pedro
    4 anos ago

    e muito dificil passar na banca da ANAC somente estudando em casa pelos kits da Bianch?

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      Depende de vc…

      • wellington
        4 anos ago

        boa noite meu amigo hoje fui fazer a banca e cheguei 9 :00 no local e eles não me deixaram entrar o transito tava uma bênção, fiquei muito chateando mas DEUS é justo agora vou estudar mais um pouco e arrebentar na prova!! obrigado pela informação!!!!!!

  62. gportuguez
    4 anos ago

    Boa tarde, sabe me dizer se PLA ainda consegue assinar as horas, no caso de tirar a habilitação de multimotor em aeronave particular? Ou somente INVA mesmo ? Abraços.

  63. gportuguez
    4 anos ago

    Boa tarde, sabe me dizer se o PLA pode ainda assinar as horas como instrução ? Por exemplo no caso de tirar o multi em aeronave particular ?
    Obrigado.

  64. Dudu
    4 anos ago

    E nao duvido nada que ano que vem seja revogado a questao das tais 200 hrs em comando pra inva.

  65. Fernado
    4 anos ago

    Alguém sabe me informar sobre os 90 dias para concluir o curso de inva!
    Vou completar 90 dias que comecei a voar as horas porem não consegui checar ainda. Estou com medo de perder as primeiras horas e ter que faze-las novamente, alguém sabe me informar se isso já entrou em vigor?

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      Se vc está se referindo à seção 61.233-a-4 – “instrução de voo: ter recebido de instrutor de voo devidamente habilitado e qualificado, dentro de um período de 3 (três) meses precedentes à solicitação, instrução de voo que deve incluir, no mínimo, os seguintes aspectos (…)”, ela não foi alterada, e está em vigor desde 6/12.

      • Julio Soares
        4 anos ago

        O que isso quer dizer de fato? Eu tenho que checar em tres meses, ou que eu tenho que ter recebido instrução a menos de tres meses antes de solicitar o cheque?

        • Raul Marinho
          4 anos ago

          Significa que TODAS as suas horas de voo de instrução do curso prático de INVA deverão ter ocorrido dentro da janela dos 90 dias anteriores à entrada do processo para solicitar a habilitação de INVA. Por exemplo: vc voou de 01/01 a 15/03, checou em 20/03, e enviou a documentação para a ANAC em 30/03, solicitando a habilitação de INVA = OK. Se algum voo tivesse ocorrido antes de 01/01, estes não poderiam ser considerados.

          • Julio Soares
            4 anos ago

            Não sabia deste problema. No meu caso, fiz 2 voos do Inva, sendo usados para manter a experiência recente. Então ja posso desconsidera-los. Neste caso eu tenho que recomeçar o inva?

            • Raul Marinho
              4 anos ago

              Se esses 2 voos tiverem ocorrido há mais de 90 dias da entrada do processo, sim. Neste caso, vc teria que recomeçara treinamento.

              • Fernado
                4 anos ago

                Eu ainda tinha fé que bastava apenas checar nesses 90 dias, mas dessa forma tenho que manda o processo dentro desse tempo. Portanto dia 06/07 completa 3 meses a minha primeira hora apartir dai cada hora que for vencendo tenho que refaze-la novamente então.

  66. SÉRGIO
    4 anos ago

    Graças A DEUS mais uma chance aos que estão na luta pela BREVE

  67. Felipe Thomaz Gomes
    4 anos ago

    Raul como ficara sobre as horas de INVA citadas no rbac61.233? Já que a publicação comenta alguns parágrafos e não a regulamentação inteira, e no 61.233 comenta que é a partir de dois anos de publicação do rbac61.

  68. Enderson Rafael
    4 anos ago

    Eu cantei essa bola lá em março, hein, Raul! Só espero que (por sensatez, e não por incompetência) ela revogue definitivamente alguns dos ítens que só são exigidos no Brasil, como CCT de PLA pra Tipo e curso teórico de PLA pra fazer a prova de PLA, só pra citar os que me afetam mais diretamente. E que nós nos conformemos também, como eu já estava vendo acontecer muito entre os pilotos, que estavam aceitando esses disparates como se fosse normal…

  69. Querido Raul, que noticia maravilhosa, para alunos, professores, etc. estamos a disposição aqui no centro oeste brasileiro, homologando nossa escola e trabalhando como inva http://www.cursospilotodeaviao.com.br
    Gostaria muito de saber as novas quanto aquela informação no 61.79. Afinal, com a prorrogação será que podemos continuar instruindo com aeronaves particulares, como antes e até 2014? Grato e parabéns pelo excelente trabalho mestre Raul. (64) 9647 2081

  70. Igor Ponce
    4 anos ago

    E aquela certa quantidade de horas em comando pra INVA? Permanece a mesma validade? 2014?

  71. Thiago Thomaz de Souza
    4 anos ago

    Raul, sabe informar se o INVH continua do mesmo jeito???

  72. Rodolfo rodrigues
    4 anos ago

    amigo para as horas de pc eu preciso de um inva para assinar pra mim,ow pode ser em comando em um aviao particular?
    sem mais para o momento agradeço os esclarecimentos.

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      Para vc entender como funciona essa história de “INVA assinando”, horas em comando, etc., eu sugiro que vc leia o meu e-book “Como tirar brevê e quanto isso vai custar”, que explica tudo isso em detalhes.

      • Rodolfo rodrigues
        4 anos ago

        pois é amigo,eu sei que se for em aeroclube aeroclube é 150 total,se for em aviao particular sao 200 horas,porem rola um boato que mesmo fora do aeroclube tiria que ser em instruçao com um inva,vc pode me esclarecer isso?

        • Gustavo
          4 anos ago

          Sim Rodolfo, a partir de 23 de junho instrução só com INVA, exceto nos casos de tipo como parece ter sido prorrogado nessa resolução ai de ultima hora.

        • Raul Marinho
          4 anos ago

          A resposta é mais complexa do que parece, por isso volto a recomendar ler o meu e-book.

  73. Paulo Victor
    4 anos ago

    Só a Anac mesmo.
    Fiz a prova no dia 12/06/2013, ficando de segunda época por um ponto em Meteorologia. Até ai tudo bem! Porém como eu não fiz curso teórico, tive que achar um solução para ter oportunidade de fazer a segunda época no prazo legal, ou seja, 90 dias.
    Fui atras de um curso teórico, todos com mais de 4 meses. Então consegui achar um curso teórico online o qual eu poderia terminá-lo em menos tempo, dependendo da minha dedicação, e lá fui eu. Gastei quase 2 mil reais para fazer o curso, que hoje já completei mais de 50% do mesmo. Não acho que fazer o curso é ruim, pelo contrário, está sendo muito útil para minha formação. Porém, fico muito feliz ao ler este post, pois terei a oportunidade de fazer a prova o mais rápido possível (de acordo com a agenda da ANAC) e a indignação ao mesmo tempo se dá pelo fato de que eu poderia ter economizado alguns $$$$$ para minha formação prática. Então vamos lá e “viva” a ANAC!!!! rsrsr
    Abraço a todos.

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      Pois é… Vc cometeu o erro de achar que a ANAC é séria.
      O mínimo que eles deveriam ter feito seria anunciar essa prorrogação pelo menos 90 dias atrás. Mas, não, eles publicam a prorrogação na VÈSPERA da mudança entrar em vigor…
      Parece de propósito, para sacanear o piloto ao máximo, né?

      • Enderson Rafael
        4 anos ago

        é a esperança deles de que nós nos acomodemos a tempo… mas nem nós nem as escolas demos conta, apesar de que mtos aceitaram as mudanças. Infelizmente é muito difícil pra nós enfrentar uma agência reguladora, mas não podemos aceitar mudanças tão distoantes de outras agências mundo afora. Talvez seja o caso de um auditoria da ICAO, viu…

  74. Charles Jr
    4 anos ago

    As horas de PC podem ser feitas em aviões particulares?

  75. Otaviano
    4 anos ago

    Olha.. agora tá faltando é voltar com a sala de prova em BH. O complicado é para quem juntou economias para fazer as provas antes do prazo. Poderiam ter a oportunidade de fazer as provas mais tarde.. Para quem ficou de 2ª época.. ótima notícia.

  76. BRANDON OLINDA
    4 anos ago

    Olá Raul, não saiu nada prorrogando a questão 61.79 em que se exige um CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DE CURSO PRÁTICO HOMOLOGADO ?

  77. André
    4 anos ago

    Não vou criticar a ANAC; digo apenas que acho certa a decisão. Vários pontos do RBAC-61 embora sejam uma tentativa de melhoria da regulamentação, de fato, não me parece que irão atingir o objetivo de uma melhor formação do aeronauta. Neste meio tempo, acho que sugestões poderão ser dadas por uns e aceitas por outros, quem sabe… Boas novas, eu achei. Faço eco na pergunta do Gustavo: “Vem prá rua”, será?

  78. Beto Arcaro
    4 anos ago

    CLARO!!!!!
    São incompetentes até pra gerar condições para que se cumpram prazos estipulados por eles mesmos.
    Tava na cara, que iriam prorrogar!
    O ano que vem, prorrogam de novo, porque ainda não existirão condições de cumprir o “Malfadado 61”, e assim por diante.
    Acho que seriam mais “Executáveis” os FAR´s copiados ao pé da letra, do quê esse “Frankenstein” que fizeram!

    • Muito bom Beto!

      • Beto Arcaro
        4 anos ago

        Seria muito bom mesmo, que fizessemos cheques e recheques em aeronave TIPO com curso de “Refreshment”, Simulador, etc.
        Isso se houvesse um simulador em cada esquina aqui no Brasil!!
        Onde tem Simulador de King Air B200 por aqui?
        Não tem!
        Só lá no Kansas, na Flórida, etc.
        E o ano que vem?
        Também não vai ter!!
        Cai na “Real”, ANAC!!

  79. Gustavo
    4 anos ago

    Será efeito das manifestações, onde em vários lugares podemos ver cartazes com indignação contra a ANAC?

  80. Mike Ramos
    4 anos ago

    Obrigado pela informação.

Deixe uma resposta