Reproduzo a seguir a mensagem que recebi de um leitor que participou das manifestações contra a ANAC em BH/Confins na última 6ª feira, para que toda a comunidade aeronáutica mineira entenda o que aconteceu, e o que pode ser feito para que os próximos eventos aconteçam de maneira ainda melhor:
Raul:
Tudo bem? Sobre a manifestação que fizemos:A manifestação ocorreu dentro de toda dignidade que a boa educação nos propicia. Ordem, disciplina e educação.
Cheguei atrasado, pois perdi o ônibus para Confins e tive que pegar o próximo horário. Após uma hora de viagem, minha chegada a Confins se deu às 20h24min junto de um amigo da aviação que também estava se dirigindo ao Ato.
Chegando, ainda sem desembarcar do ônibus, havia 2 viaturas da policia Militar com os ”giro-flex” ligados, estacionadas próximo ao terminal, na altura da sala AIS. Logo vi o grupo.
Havia 7 Policiais Militares e 5 Policiais Federais. A PM mantinham 3 policiais observando o movimento à distância, junto a funcionários da INFRAERO (que tiravam fotos). Já os Federais se posicionaram visando proteger a Sala AIS de uma possível invasão, ou algo parecido.
Foram abordados assuntos como:– A falta de profissionais especializados na area atuando na ANAC;
– Falta de pessoal na ANAC (numero de servidores insuficientes);
– Direção politizada na ANAC;
– Falta de Fiscalização;
– Má gestão da aviação federal po parte da ANAC e do Governo em geral;
– Fracas soluções por parte do Gerenciamento do Espaço Aéreo;
– Falta de investimento em ‘pista’ (tirando aero-shoppings e alguns terminais…)O que teve em mais peso foram as manifestações de insatisfação à atuação da ANAC.
O funcionário da ANAC não quis falar com o pessoal e mandou, através de representações, telefones do setor de ‘Comunicação social e de Imprensa’. Porém compreendemos que aquela unidade não estava a cargo daquele funcionário estabelecer algum assessoramento com alguém da direção da ANAC.
Foram distribuídas cartilhas informativas a respeito de problemas além dos terminais. Além de onde se pode ver, quem não está nos bastidores.
Alguns passageiros, por rápidos momentos, se juntaram a nós! Uma senhora em especial esquia os braços! Bem bacana! Espero que alguém tenha filmado isso!
Creio que o numero de manifestantes que realmente permaneceram juntos (43 pessoas) representam menos de 10% do numero que, via rede social, confirmou que participaria ativamente do evento. Podemos mais, porém as pessoas que por lá estiveram valeram por 2 cada uma, quem sabe mais. Pois cada uma cumpriu com um papel. Uma ‘Ordem do Dia”, como uma verdadeira tripulação.
fuscãopreto
8 anos agoOs servidores da ANAC não podem dar declarações públicas diretamente, são instruídos a passar o contato da ASCOM/ASSINFO/coisaparecida. Creio que seja assim na maioria ou todos os orgãos federais… Acredito que vocês tenham o apoio de muitos servidores…
Gustavo Franco
8 anos agoVale a pena dizer também que, em dado momento, quando 3 representantes foram escolhidas para ir até à sala AIS para CONVERSAR sobre as nossas reivindicações, os federais não respeitaram as prerrogativas de nós pilotos, e atropelando o que diz a ICA 53-2 não autorizaram a entrada dos 3 escolhidos, que estavam devidamente documentados e portando suas CHTs válidas.
Apesar da confusão nesse momento, consegui entender um dos policiais federais dizendo que essa era a determinação e que não havia regulamento ou lei que os fizesse agir diferente. Pouco tempo depois resolveram liberar o acesso à sala para apenas 1 dos representantes. E nem assim o mesmo recebeu o tratamento digno, pois saiu “conduzido”, sendo segurado pelo braço, como se fosse um meliante.
Sinceramente, tudo o que ocorreu próximo à sala AIS me fez ver que ser piloto e ser cachorro de rua já é praticamente a mesma coisa, uma vez que nem mesmo onde nossas prerrogativas dão direito podemos mais entrar.
Júlio Petruchio
8 anos agoÉ amigo! Esse é o nosso Braziu! Ziu! Ziu! Na hora do voto beijos, abraços e promessinhas! Depois, “cagam mole” p´ra gente!