“Demanda recua e setor de aviação caminha para pior ano desde 2003”

By: Author Raul MarinhoPosted on
298Views9

Pois é, né? E tem gente me acusando de pessimismo exagerado… Para esses, eu recomendo ler essa matéria publicada na Folha de hoje – “Demanda recua e setor de aviação caminha para pior ano desde 2003” – ou, pelo menos, dar uma olhada nos gráficos abaixo, dela reproduzidos:

E aí? Você vê motivos para otimismo?

9 comments

  1. wilson vieira
    4 anos ago

    Senhores, já acompanhei dois ciclos desses um em 2001 a 2003 e outro agora. também tó na mesma expectativa de melhora do setor! estou na aviação executiva e fico na torcida pelos colegas que nao estão trabalhando !! Penso que até essas manifestações ( baderneiros) pode prejudicar o setor, pois menos turista no brasil implica em menos emprego pra piloto!!!!

  2. Enderson Rafael
    4 anos ago

    O único motivo pra otimismo que vejo é que pela lógica do ciclo, deve voltar a melhorar em algum momento. Mas como a aviação é uma coisa muito recente ainda, afinal falamos de uma profissão de pouco mais de um século, e se pensarmos na aviação atual, no modelo das empresas, então estamos falando de uma indústria que pouco tem a ver hoje com o que era apenas 20 anos atrás, então é bem difícil prever o quanto ainda cairemos antes de voltarmos a subir. Raul, acho que está na hora de um post sobre as oportunidades fora do Brasil, no molde daqueles maravilhosos posts de coaching que vc fez no passado sobre a profissão. Vale tudo, desde Susi Air pra quem é low hours (como eu) até empregão na China pra quem tem 500H PIC de Embraer, Boeing e Airbus. Um grande abraço! Nos vemos na Bombardier em agosto;-)

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      Então, Rafael, é o que pretendo! Só que ainda não reuni as informações necessárias para tal…

    • Renato
      4 anos ago

      Belo comentário!

  3. Sempre foi cíclico. Aqui só fica um pouco pior por, principalmente por conta das mentalidades porcas, ou por conta das “autoridades competentes” (acho interessantíssima esta expressão, por razões óbvias), seja quando são omissas/negligentes, seja quando trabalham. Não sei o que é pior, a essas alturas do campeonato…

  4. Taly
    4 anos ago

    Bom.. tem uma frase que diz “do fundo do poço, só da pra subir”
    Como da pra ver pelo gráfico, a aviação em 2003 sofreu com a crise, mas dois anos depois estava lá em cima…
    Quanto ainda vai ficar ruim, pra começar a melhorar eu não sei… mas uma hora há de melhorar….

  5. Júlio Petruchio
    4 anos ago

    Quem sabe agora os “abduzidos” pelo “apagão de pilotos” saem da lavagem cerebral…

Deixe uma resposta