Programa de certificação de qualidade e segurança para a aviação agrícola

By: Author Raul MarinhoPosted on
211Views0

Vejam a seguir a notícia publicada no Diário de Cuiabá de hoje, informando que foi desenvolvido e está em fase de implantação um programa de certificação de qualidade e segurança para a aviação agrícola. Uma ótima notícia para este segmento da aviação que é um dos que mais cresce no Brasil (na verdade, um dos únicos que está em crescimento na atualidade) e que mais é carente de soluções para melhoria da segurança e da qualidade da operação. 

 

Ação quer reduzir risco e melhorar qualidade

Da Redação

Uma parceria entre pesquisadores da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Universidade Federal de Uberlândia (UFU) desenvolveu um programa de certificação para empresas de aviação agrícola e de operadores aeroagrícolas privados. O programa está sendo apresentado durante o Congresso Nacional de Aviação Agrícola, promovido pelo Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Defesa Agrícola (Sindag), em Cuiabá (MT). O evento iniciado, ontem, segue até amanhã no Aeródromo Estância Santa Rita, na Rodovia BR 364 – Distrito Industrial. 

O objetivo é incentivar a capacitação e a qualificação dos responsáveis pela aplicação aérea de defensivos. O programa se baseia no aprofundamento dos conceitos de responsabilidade e sustentabilidade das operações, buscando melhorar a qualidade das pulverizações e reduzir os riscos de impacto ambiental. 

O sistema de certificação foi concebido para ser aplicado em três níveis. O primeiro deles avalia toda a documentação e os aspectos legais da operação. Será preciso comprovar que a empresa ou o operador atua em conformidade com a legislação e a regularidade de sua situação junto a órgãos competentes como Anac, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) entre outros. 

O segundo nível permite a certificação da qualificação tecnológica do participante do programa. Ela será alcançada através da aprovação, com frequência mínima e desempenho satisfatório, no curso de capacitação denominado “Qualidade técnica e responsabilidade ambiental na aplicação aérea”. O programa prevê que o curso seja oferecido em dois módulos (“Qualidade da tecnologia de aplicação” e “Planejamento e responsabilidade ambiental”), com uma carga horária total de 16 horas. 

O programa de certificação estará à disposição dos interessados a partir do segundo semestre de 2013. 

ANAC – A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) entregará hoje certificado de tipo de um novo modelo de aeronave agrícola a ser comercializado no Brasil. Esse certificado é o resultado do processo de validação do projeto de aeronaves certificadas no exterior, atividade esta estratégica para o País, do ponto de vista tecnológico, e para o fabricante, por possibilitar a comercialização da aeronave no mercado brasileiro. Esta será a 12ª aeronave agrícola certificada no Brasil. Fabricada pela empresa americana Thrush Aircraft, o modelo S2R-H80, conhecido comercialmente por 510G, é a primeira aeronave agrícola equipada com motor turboélice. 

Deixe uma resposta