“Pilotos protestam no aeroporto de Goiânia contra burocracia na Anac”

By: Author Raul MarinhoPosted on
221Views2

Vejam essa reportagem veiculada ontem à noite pelo G1 -“Pilotos protestam no aeroporto de Goiânia contra burocracia na Anac – Profissionais reclamaram da demora na renovação da licença para voar. Agência reconhece que emissão de documento pode passar de 90 dias” -, que informa que mais de 100 pilotos protestaram contra a ineficiência da ANAC em Goiânia-GO, liderados pelo Movimento Nacional da Aviação Civil (MNAC). Ao que parece, os pilotos estão cada vez mais organizados na luta contra a ineficiência da ANAC, e dou os parabéns ao prof. Georges Ferreira, que está liderando o movimento.

Mas o que causa espécie na reportagem é a cara de pau da ANAC ao declarar que “tem ciência sobre as contingências que afetam o processo de emissão de licenças e que, atualmente, 6,4% das solicitações são atendidas em prazo superior aos 90 dias”. Ora… Em primeiro lugar, há um documento da própria ANAC em que ela se compromete a atender às solicitações em até 30 dias; então, a régua para medir atrasos excessivos deve ser esta e não aquela. Depois, e principalmente, porque esse índice de 6,4% é irreal. Provavelmente, trata-se de todos os processos, inclusive da aviação comercial (não só de pilotos, mas também de CMSs, MMAs, DOVs…). Porque, na aviação geral, os atrasos certamente são muito maiores, principalmente nas concessões de licenças de PP e de PC. E o protesto era de pilotos da aviação geral, certo?

Mas, de qualquer maneira, vemos que a ANAC está começando a ser realmente pressionada, e o momento é de aprofundar o movimento. Novamente, parabéns ao MNAC!

 

2 comments

  1. Amgarten
    4 anos ago

    Tudo isso é muito lamentável! A gente fica até com vergonha em trabalhar deste jeito. Pedir desculpas acho que nem adianta mais. Por outro lado, saibam que muitos colegas estão lutando há tempos para reverter este triste quadro. Será preciso uma união de forças de associações, entidades de classes, e os próprios servidores interessados para tirar a aviação do fundo do poço.
    Raul, acho que você está certo, a estatística ” é igual biquíni, mostra tudo menos o essencial”. Se a gente olhar para a aviacao 121 e 135, o atraso é zero. Como sao inúmeros processos entao talvez estejam diminuindo o total. Nao se enganem, o fato de nao haver atraso na comercial nao quer dizer que está tudo bem…
    Boa sorte aos que dependem da aviação para seu sustento.

  2. augustogentile
    4 anos ago

    Segue email recebido ontem. Prestem atenção nas datas…

    De: ecoar@anac.com.br
    Para: augusto.gentile@gmail.com

    Resposta da Solicitacao
    18 de julho de 2013 10:28

    Prezado senhor,

    Informamos que a solicitação número 298.2013 registrada junto a Ouvidoria da ANAC, em 15/01/2013 obteve a seguinte resposta:

    Prezado Senhor Augusto,

    Em consulta ao sistema de licenças e habilitações, identificamos que o processo ao qual o senhor se refere foi deferido em 04/04/2013.
    Caso ainda haja alguma pendência em relação a esta demanda, por gentileza, reabrir este registro pelo link “www.anac.gov.br/ecoar/faleouvidoria/validarusuario.asp”

    Atenciosamente,
    Ouvidoria da ANAC.

    Para acessar sua manifestação na íntegra, incluse anexos, acessar o link http://www.anac.gov.br/ecoar/faleouvidoria/validarusuario.asp

    Em caso de dúvidas, entrar em contato com a Ouvidoria da ANAC pelos telefones (0xx61) 3314-4154/4156.

    Atenciosamente,

    Ouvidoria da ANAC

Deixe uma resposta