Acidente da NOAR: a chapa está esquentando para o lado da ANAC

By: Author Raul MarinhoPosted on
234Views4

Aviação é coisa séria, em que um descuido pode resultar em mortes – e isso também se aplica à atividade fiscalizadora, não só à operação de voo em si. Daí que não é de se estranhar que uma entidade notoriamente incompetente como a ANAC esteja agora sendo responsabilizada pelas mortes decorrentes do acidente com o Let-410 da NOAR, ocorrido em 2011, que matou 16 pessoas. É o que informa a nota publicada pelo Jornal do Commércio no último dia 20/07, abaixo reproduzida (fonte: clipping do Comando da Aeronáutica):

Famílias vão à luta para pedir punição da Anac

A Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Voo 4896 da Noar (Afav-Noar) vai entrar com uma ação no Ministério Público Federal pedindo que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) seja responsabilizada pelo acidente. O objetivo é pressionar a Polícia Federal (PF), cujo inquérito sobre o caso ainda não foi concluído, a apurar o peso do que classificou como “negligência” da Anac.”É preciso que o papel fiscalizador da Anac seja observado. Queremos saber porque a inspeção da Anac na Noar dias antes do acidente não encontrou nada de errado e três dias depois a mesma Anac emitiu 148 laudos de infração contra a empresa. Se a Anac trabalha por amostragem e não tem gente suficiente para inspecionar as companhias aéreas, como vamos estar protegidos?”, indagou a professora Rosiane Oliveira, 45 anos, que no desastre perdeu a irmã, a engenheira civil Maria da Conceição Oliveira, 46.

4 comments

  1. Desde que a transição Militares -> Civis se deu na ANAC a aviação no brasil vem sido tocada praticamente a própria sorte. Não há nem sombra do que deveria haver de gente que conhece de aviação civil hj dentro da ANAC. É o setor que vem se “auto-regulando”. Faz manutenção quem quer e acha que deva. Mantém documentação regular quem quiser e quem acha que deva… tanto faz (pra ANAC).

    • Pra resumir, a ANAC é pura REATIVIDADE. Vai demorar pra um dia a gente ver esse órgão se antecipar e fazer algo de útil pro setor sem que alguém precise reclamar.

Deixe uma resposta