“Aviação agrícola: uma história de lutas e conquistas”

By: Author Raul MarinhoPosted on
276Views1

Quem se interessa por aviação agrícola não pode deixar de ler esta matéria publicada no “O Jornal” de Mato Grosso – “Aviação agrícola: uma história de lutas e conquistas“. Além de informar sobre o trâmite da proposta de revogação do veto à aplicação de determinados agrotóxicos, que avançou no Congresso, ela traz outras informações muito interessantes sobre a aviação agrícola, como a sua história resumida, que eu reproduzo abaixo:

HISTÓRIA AVIAÇÃO AGRÍCOLA NO BRASIL

No Brasil, a Aviação Agrícola iniciou-se em 1947, devido ao ataque de uma praga de gafanhotos na região de Pelotas, Rio Grande do Sul, onde foi realizado o primeiro voo agrícola no País, no dia 19 de agosto daquele ano, com a Aeronave MUNIZ, modelo M-9, biplano de fabricação nacional, prefixo GAP, monomotor de 190 HP, autonomia de voo de 4 horas, equipada com depósito metálico, constituído em dois compartimentos em forma de funil e dosador próprio, controlado pelo piloto com capacidade de carga de, aproximadamente, 100 kg, tendo ainda o apoio técnico do Engenheiro Agrônomo Leôncio Fontelles, na aplicação de BHC. Este dia foi instituído como o Dia Nacional da Aviação Agrícola, e o piloto civil Clóvis Candiota, que realizou o voo, é considerado o Patrono da Aviação Agrícola

One comment

  1. augustogentile
    4 anos ago

    Deixo aqui meus parabéns ao Cmte. Prado, instrutor de Jet e Cmte. TAM que propôs aos políticos da época a criação desse dia!

Deixe uma resposta