Pilotos vs. Gerenciadores de sistemas

By: Author Raul MarinhoPosted on
283Views3

Na esteira de discussões sobre o acidente com o Boeing 777 da Asiana e o debate sobre automação, estão surgindo ótimos textos sobre o assunto. Vejam, agora, este aqui – “Jetliner crash caused by airlines turning pilots into ‘computer geeks who can’t fly’ says commercial pilot” -, que é baseado numa entrevista com um tal “Piloto-X”, que desce o sarrafo na formação aeronáutica realizada pelas companhias aéreas, nos controladores, e nos próprios pilotos. Muito bom texto, vale a pena!

 

3 comments

  1. Interessante o texto e acredito que isso pode realmente acontecer. Fiquei só em dúvida em relação a uma coisa: o texto menciona que os controladores aéreos apressam os aviões para pousarem, deixando-os em velocidades altas e em situações perigosas às vezes, mas minha dúvida é: nesses casos quem manda não é o comandante? Ele não pode dizer que irá fazer os procedimentos dentro da segurança? Sei lá, pode ser apenas uma pergunta besta… Abraço

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      Pode. Mas o controlador também pode não autorizar o procedimento. E aí, como fica?

  2. Tah certissimo. Treinei e chequei gente em simuladores naquele pais durante 6.5 anos. Jah naquela epoca, muitos de nos alertavamos para essa teimosia da industria em querer endeusar a automacao e restringir o papel dos pilotos, transformando-os em robos, como pretexto para reduzir salarios e beneficios. Aih estah o resultado. No caso dos pilotos asiaticos – salvo raras e honrosas excecoes – ha ainda outros fatores culturais que, como comenta o colega, agravam sensivelmente o problema e aumentam os riscos. Saiu do “script”, as deficiencias vem a tona, os caras “cristalizam” e…

Deixe uma resposta