Boletim PreviNE Nº11 – SERIPA-II

By: Author Raul MarinhoPosted on
332Views3

Previne – Edição nº 11

No link acima, é possível baixar a edição Nº11 do PreviNE, o Boletim de Segurança de Voo do SERIPA-II, que tem uma ótima matéria sobre Peso & Balanceamento, além de uma reportagem sobre o evento de segurança de voo ocorrido no Piauí, e um DIVOP sobre o desembarque de helicópteros com os rotores em funcionamento. Vale a pena ler!

3 comments

  1. Enderson Rafael
    4 anos ago

    Muito bem dito, Rubens. Nos EUA, onde fiz minha formação, se calcula p&b em todos os voos. O povo voando C152 aqui eh totalmente bizarro, ainda mais que se decola de altitudes acima de 2500ft aqui, onde a performance fica ainda mais comprometida. Não é de surpreender que pilotos preocupados com segurança sejam preteridos por aqui, taxados de frescos e covardes. Afinal, a regra, desde a formação básica, é a leniência com a segurança em nome de toda e qq economia. Manter nossas estatísticas tão trágicas dá trabalho…

  2. Rubens
    4 anos ago

    Finalmente alguem resolveu falar da importancia do Peso e Balanceamento!

    Quando comecei o meu PP fiz matricula e comprei um pacote de horas em uma conceituada escola de aviacao. No ground school tive meu primeiro contato com o C152 e principalmente com a documentacao do mesmo, peguei a FIAM e vi que o peso do aviao vazio era 538kg e o peso maximo de decolagem 757kg , ou seja 219kg de carga para serem distribuidos entre mim- 112kg, comb- 70Kg e instrutor – ??kg . Fiquei intrigado, consultei novamente o manual do C152 e a teoria de peso e balanceamento, conclui que as contas nao fechavam, voltei a escola, pedi uma pasta aleatoria e verifiquei o peso de outro aviao, neste outro aviao a situacao era ainda pior, a carga util era 208kg.
    Veja o exemplo do 2 aviao
    O PT-XXX tem carga util de 464lbs ou 208kgs
    112kgs meus
    70kgs combs
    75kgs (estimado) instrutor magrinho
    total de 257kgs
    49kgs acima do peso maximo de decolagem e se consumir 15kgs de combustivel em 1 hora de voo,o pouso tambem sera fora do envelope, com 34kgs acima do peso maximo permitido para pouso.
    Embora na escola ,me” tranquilizaram” dizendo que alunos mais fortes (gordos) que eu voavam sem problemas pedi o cancelamento da matricula e decidi nao voar o C152, fiz isso com uma conviccao: nao vou comecar na aviacao desrespeitando limites/especificacoes. Seria comecar pela porta dos fundos.
    Penso que ninguem conhece melhor as capacidades/limitacoes do equipamento do que o fabricante, no caso a Cessna seria a maior interessada em aumentar o peso maximo de decolagem se isto nao representasse risco, entao se ele determina peso maximo de 757kg este peso deve ser rigorosamente respeitado.
    Atualmente voo o C172, claro que por questao de custo voo menos horas por mes que estaria voando se tivesse me sujeitado a voar fora do envelope no C152, Vou demorar mais e gastar mais dinheiro, mas acho que vale a pena. O risco de um acidente por fatalidade eu aceito, mas o risco de acidente por negligencia não.
    Não interessa aqui citar a escola , nem os avioes em questao porque este desrespeito ao envelope eh lugar comum, quando vc liga pra alguma escola/aeroclube perguntando preco da hora de voo nenhuma questiona seu peso para indicar em qual vc “cabe”. Para todos que pergunto sobre o assunto me olham com cara de ET.
    A conclusao que cheguei e que o peso/balanceamento ‘e negligenciado sistematicamente por que deveria ensinar os futuros pilotos a seguirem as normas e boas tecnicas.
    Fico tambem decepcionado com as autoridades competentes que nao fiscalizam este aspecto, meses atras fizeram inspecoes em diversos aeroportos, exigiram cartas, lanternas, registros de radios, mas nao pediram uma ficha de balanceamento pra ninguem, deveria ser item obrigatorio anexo ao plano de voo.
    Enfim, o Peso e Balanceamento e’ mais uma das coisa que nao tem a atencao que merece.
    Segue um link sobre P&B que eu achei muito bom e tomo a liberdade de citar, vale muito a pena
    https://sites.google.com/site/invacivil/performance/conceituperf/peso-e-balanceamento

Deixe uma resposta