Situação tensa no SNA

By: Author Raul MarinhoPosted on
213Views2

Em posts recentes, tenho elogiado a atuação do SNA nas negociações com a TAM, e também citei neste post que o sindicato estaria sob ataque de hackers. Dito isto, leiam o comunicado que segue abaixo, que saiu publicado no perfil do SNA do Facebook ontem, que reforça o que disse acima:

Caros aeronautas da TAM Linhas Aéreas,

As negociações com a empresa estão sendo feitas de forma clara e transparente. Todas as atas destas reuniões são públicas e estão disponíveis no Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA). Nenhum acordo foi assinado. Não temos este poder, quem decide tudo no SNA são os profissionais em assembleia.

Estamos sofrendo ataques de todos os tipos. Tememos por nossa integridade física. Nossos meios de comunicação estão sendo invadidos e tirados do ar frequentemente.

Em nossas reuniões com a empresa, procuramos atender ao apelo dos aeronautas da TAM, que em reunião no SNA dia 30 do mês passado, clamaram para que este imenso dano fosse minimizado.
Tememos que prevaleçam os interesses obscuros que existem por traz dos bastidores e que nada seja feito em beneficio dos tripulantes. Não queremos continuar com a mesma fórmula derrotada de anos anteriores, sem negociações, com empresas falindo e advogados trabalhistas enriquecendo à custa da desgraça de milhares de famílias.

Nossa nova diretoria, que dirige esta instituição quase centenária por apenas 60 dias, não possui os mesmos interesses políticos destes que não aceitam a mudança no comando no SNA, criando inclusive sindicatos paralelos. Não podemos ser responsabilizados por erros destes mesmos que nos acusam, muito menos repeti-los.
Pedimos desculpas por não nos comunicarmos com a frequência esperada. Enquanto trabalham para denegrir a nossa imagem, trabalhamos para evitar as demissões. O nosso ímpeto em minimizar o dano causado pelos iminentes cortes na TAM está nos cobrando um preço muito alto.

Estamos dispostos a encerrar toda e qualquer negociação se esta for a vontade do grupo, mas compraremos a briga com quem quer que seja para defender o interesse dos aeronautas, se assim a categoria decidir.

Não queremos poder, muito menos, brigamos por dinheiro. Lutamos pela nossa profissão e pela aviação. Nosso compromisso é, e sempre será, apenas com os aeronautas.

Marcamos a assembleia para o dia 7 de agosto, quarta-feira, e tudo será transmitido ao grupo de forma objetiva e transparente. Faremos sempre valer a vontade dos tripulantes. As mais de 700 novas sindicalizações, em menos de dois meses, são um indício de que temos o apoio da categoria.

Somos profissionais da ativa, preocupados com a aviação e com a indústria aeronáutica, com o objetivo de organizar o SNA. Temos o compromisso de cumprir somente o nosso mandato e entregar a instituição para a próxima gestão em uma situação infinitamente melhor do que recebemos.

Como único representante dos aeronautas no Brasil, é nossa obrigação negociar e submeter as propostas à categoria. Precisamos mais do que nunca do apoio de todos.
Cordialmente,

A Diretoria do Sindicato Nacional dos Aeronautas

2 comments

Deixe uma resposta