Manifestações dos aeronautas em Congonhas-SP – 07 e 08 de agosto

By: Author Raul MarinhoPosted on
227Views0

Ocorreu ontem (07/08) uma manifestação dos aeronautas no aeroporto de Congonhas-SP, promovida pelo SNA-Sindicato Nacional dos Aeronautas (veja esta nota publicada no site do sindicato), protestando contra as demissões na TAM, contra a ANAC, e especialmente pelo o estado geral em que se encontra a aviação no Brasil. Eu fui até lá, mas devido ao trânsito cheguei um pouco tarde, por volta das 19:00h, exatamente na hora em que estava sendo gravado o link ao vivo para o SPTV, numa reportagem que pode ser vista aqui. Naquele instante, devia haver aproximadamente umas 100 pessoas no saguão do aeroporto, a maioria conversando, sem alvoroços – de vez em quando alguém apitava ou entoava palavras de ordem. Mais cedo, porém, a manifestação teve muito mais gente (falava-se em até 500 pessoas), fazendo muito mais barulho.

Eu penso que o evento de ontem atingiu o seu principal objetivo, que é o de atrair a atenção da imprensa para o que está acontecendo com a aviação brasileira. Porque, para a opinião pública de uma maneira geral, a aviação está vivendo seu momento de glória, com a “classe C” deixando os ônibus pelos aviões, etc. Mas quem é do meio sabe que a história não é bem essa: as companhias aéreas estão amargando prejuízos fabulosos; já faz mais de um ano que se demite mais do que se contrata pilotos na aviação comercial (o que, por sua vez, trava a aviação geral também); a ANAC piora a qualidade de seus serviços a cada dia (hoje, o atraso na emissão de licenças supera os 180 dias!!!); e o pior de tudo: não há nenhuma perspectiva de melhora no horizonte. Na verdade, como a aviação é um setor que, historicamente, é sempre o primeiro a entrar e o último a sair das crises econômicas, talvez essa crise ainda perdure por vários anos ainda. Tomara que não, mas é o que parece…

Ocorre que, além dos problemas acima citados, os aeronautas também estão sofrendo pela ação do tal do SAMSP-Sindicato dos Aeronautas do Município de São Paulo, que está tentando solapar a autoridade do SNA-Sindicato Nacional dos Aeronautas neste momento. Leiam essa matéria do G1 – “Manifestantes liberam túnel de acesso ao Aeroporto de Congonhas” -, que fala sobre o bloqueio viário e os piquetes que o SAMSP comandou no início da manhã de hoje (08/08).  Trata-se de mais uma mostra da disputa que já foi comentada ontem, aqui e aqui, e sobre este assunto eu faço coro com o blog Aviador Anõnimo TAM, que no post “Sobre os Oportunistas de Plantão” escreveu o seguinte:

(…) Marcelo Ceriotti e demais diretores, estamos juntos nesta empreitada [as negociações com a TAM]. O Blog Aviador Anônimo TAM [e o Para Ser Piloto também!] vos apóia de maneira total e irrestrita e não reconhece como representante de nossa classe qualquer outra entidade sindical, seja ela municipal, estadual ou federal. Conte sempre conosco!

Deixe uma resposta