Programas de “cadetes” e oportunidades para recém-formados no exterior

By: Author Raul MarinhoPosted on
433Views5

A grande maioria das oportunidades de trabalho para pilotos no exterior é restrita aos PLAs, comandantes de grandes jatos, e com as habilitações de TIPO para o A320, B737, ou E190 válidas, principalmente. Mas, esporadicamente, também aparecem vagas para profissionais menos experientes, além dos programas de “cadetes ab initio”, que formam pilotos desde o zero (nestes casos, usualmente são programas pagos pelos pilotos). O problema é que, na maior parte dos casos, são oportunidades restritas aos cidadãos com nacionalidade do país da respectiva companhia aérea que oferece a vaga, ou com visto de residência e trabalho naquele país, mas também quanto a isto há exceções – sem contar que há casos de brasileiros com dupla cidadania, ou com vistos de residência e trabalho em alguns países, por exemplo. Para todos estes casos, eu acho interessante dar uma olhada nesta página do site AviationJobs, específica sobre programas de “cadetes” e com oportunidades para recém-formados.

De todas as oportunidades listadas, uma me chamou a atenção, esta aqui, da Dragonair (Hong Kong), que requer somente PC e 250h totais, e está disponível para não detentores do visto de permanência no país (embora os residentes tenham prioridade). Para quem atende aos requisitos, acho que é algo que deve ser investigado.

 

 

5 comments

  1. Marcus Britto Trovao
    3 anos ago

    Essas restrições se referem a circuito visual somente, legislação FAA. Eles não reprovam por uso de lente corretiva, eu uso e voo na China. Abraço e sucesso !

  2. FVeiga
    4 anos ago

    Raul, eu acho sua definicao de “restriction” bem correta. Uso de Lentes ou outras restricoes assim sao normais da idade e eles aceitam.
    Quanto a HK, vale a pena tentar, principalmente como disse o Fabio, pela Av Executiva. Nao querendo desanimar, mas vejo muitos cadetes da Dragon Air no predio e infelizmente a maioria é local ou com “cara” de Australiano e Britanico, algo facil de entender, pois esses dominam a Av Comercial grande por la (a empresa de bandeira).
    E para quem Tipo, vale olhar para a Air Hong Kong, Hong Kong Airlines e Hong Kong Express, estao sempre contratando.

  3. G.Teixeira
    4 anos ago

    Boa Tarde meu caro,
    Parabéns pelo post! Muito boa a iniciativa de espalhar boas noticias pela rede como essas de empregos no exterior, principalmente em um momento como esse!

    Mas quando leio essas noticias de emprego no exterior, sempre fico com uma duvida, principalmente na Emirates, e nesse acima.
    Eu preencho os requisitos mas por exemplo eles pedem:

    Hold a valid 1st class medical certificate without restriction

    Without restriction? Nisso se enquadra por exemplo um problema de miopia nos olhos? Pois vai em observações na parte CMA
    Eu ja fiz minha pesquisa, e segundo um site de duvidas do exame da FAA, segue a parte que se refere a visão.
    Fico na duvida porque ja ouvi pessoas falarem por ai que na Emirates por exemplo, não é aceito.
    E segundo uma outra pesquisa que fiz aqui:
    http://www2.anac.gov.br/biblioteca/rbac/RBAC67EMD00.pdf

    Só achei a parte que relata que a restrição será informada no campo observação do CMA.

    Segue a nota do site sobre a licença da FAA:

    1st and 2nd class visual acuity standards are identical and require that you be able to see 20/20 or better in each eye, with or without correction for distance. For near vision, the standard is 20/40 (at 16 inches) and, for pilots age 50 and over, a 20/40 intermediate vision (at 32 inches) is also required.

    There is no uncorrected distant vision requirement. Your aviation medical examiner (AME) will probably check your uncorrected vision just to see if there have been any significant changes since your last exam. Waivers for uncorrected visual acuity are no longer valid. When you renew your next medical, ask the AME to include a note requesting that the waiver be removed from your records. If you wear eyeglasses or contact lenses to see 20/20, you meet the standards. Your certificate will include a limitation that you wear corrective lenses while exercising privileges.

    Obrigado.

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      Eu entendo que uma “restriction” se refere àqueles casos em que é necessário haver um outro piloto na cabine sem restrições, como visão monocular, p.ex. Mas, para ter certeza, a única maneira é perguntar para a própria companhia.

  4. Vale a pena, pq a Dragonair é do mesmo grupo da Cathay Pacific. Eles são obrigados por lei local a colocar esta observação (“embora os residentes tenham prioridade”), mas a verdade é que o volume de formação de pilotos em HKG e em MFM (Macau) é muito baixo. Mesmo a maioria das posições da Aviação Executiva lá é ocupada por expatriates.

Deixe uma resposta