CAM-Certified Aviation Manager da NBAA

By: Author Raul MarinhoPosted on
297Views1

No Bombardier Safety Standdown deste ano, eu conheci um diretor de uma empresa canadense de gerenciamento de aeronaves que me deu alguns ótimos conselhos sobre como se diferenciar no mercado de aviação executiva, que agora eu vou dividir com vocês. O primeiro deles se refere à certificação de gerenciamento aeronáutico CAM, emitida pela NBAA, que pode ser detalhadamente compreendida por meio desta página. Em linhas gerais, o programa CAM envolve a aquisição de conhecimentos nas áreas de liderança, RH, operações aéreas, serviços e instalações técnicas, e gerenciamento de negócios, que são estudados segundo uma bibliografia indicada pela direção do programa, e posteriormente avaliados por meio de testes aplicados pela NBAA. Atualmente, há somente 211 pessoas com a certificação CAM no mundo, nenhuma no Brasil.

Para ser aceito no programa não é fácil: além de ser necessário que duas pessoas o recomendem, é feita uma análise de currículo em que o candidato tem que ter um número mínimo de pontos, de acordo com sua experiência profissional, formação acadêmica, licenças aeronáuticas, e cursos na área (é necessário ter um mínimo de 2 anos de atuação comprovada na aviação executiva). O custo da obtenção da certificação, por outro lado, não é elevado: ele não chega a US$1,5mil no total, fora o material didático. A propósito, independente de obter-se ou não a certificação, as referências bibliográficas do CAM são excelentes, vale a pena dar uma olhada.

É claro que a CAM não é uma certificação acessível a todos – na realidade, ela é extremamente elitizada, e reside aí um de seus principais diferenciais -, mas ela mostra um Norte para onde direcionar uma carreira de sucesso na aviação executiva. Porque de piloto com as carteiras, o mercado está cheio, mas para entrar num Gulfstream, Global Express, ou Legacy-500 da vida, não basta ter somente as carteiras…

 

 

One comment

  1. Raul Marinho, uma vez cheguei a inscrever-me neste programa, chegando a comprar o material didático (CD) e baixar muitas literaturas para posteriormente estudar e aplicar para o teste. Não levei adiante mais pela falta de tempo do que outra coisa.
    O programa é bem interessante e todos que desejam ter uma posição diferenciada, conforme você mesmo disse, devem começar a estudar as matérias sugeridas.
    O nível de conhecimento que atingirá será de muita valia.
    Digo isso por experiência própria, pois sempre fui um autodidata e procurei programas como estes para aperfeiçoar meus conhecimentos.
    Sugiro o livro Aviation Maintenance Management, link a seguir:
    http://www.amazon.com/Aviation-Maintenance-Management-Harry-Kinnison/dp/007142251X/ref=pd_sim_b_5
    Não preciso dizer que o inglês é essencial.
    José Carlos Barbosa
    jcarlos@jcaviation.com.br

Deixe uma resposta