“Moreira Franco: capacitação é fundamental para futuro da aviação”. Sério mesmo, excelência!?

By: Author Raul MarinhoPosted on
349Views7

Muitas vezes, o que NÂO é dito informa mais do que o que se diz – e, desta vez, estamos diante de um caso clássico. Leiam com atenção a nota abaixo reproduzida, publicada no informativo Mercado & Eventos de ontem (fonte: Aeroclipping do SNA). Após ler, vocês terão a sensação de que o ministro não disse nada – que não é só uma sensação: ele nada disse, realmente. E é justamente essa a informação que interessa: o governo não tem nada a dizer, nenhum plano, nenhum rumo a seguir em relação á aviação, especialmente quanto à capacitação e qualificação profissionais! Reparem, especialmente, neste trecho final:

Para o ministro o setor da aviação, bem como o de outros setores da economia, necessitam de investimentos na capacitação e na qualificação. “Confio que as empresas devem estar atentos a essa questão”.

Percebam que ele diz que “as empresas devem estar atentos (sic) a essa questão [da capacitação e qualificação profissionais]”, não que o governo possui um plano de oferecer capacitação, ou então de exigir que as empresas a ofereçam.  Ele simplesmente “confia” que as empresas o façam, porque ele mesmo não vai fazer e nem obrigar que elas o façam! Não que isso seja uma grande novidade, mas enfim…

Moreira Franco: capacitação é fundamental para futuro da aviação
Por: Luiz Marcos Fernandes

O ministro Moreira Franco disse hoje no encerramento do painel do Aviation Day que o setor da aviação deve acreditar na meta de chegar a 200 milhões de passageiros até 2020. “Há um consenso que a aviação é um transporte coletivo no país. É um setor que atende a população como um todo”, lembrou.
Segundo ele, do ponto de vista da governança há uma mudança de patamar. “Podemos perceber que já existe uma mudança de cultura que exige uma facilidade de comunicação e de entendimento do passageiro que passou a usar o avião pela primeira vez”

Para Moreira Franco a possibilidade do poder público tem procurado investir na melhoria da estrutura. “Vamos ter uma mudança profunda tanto física como de cultura possibilitando novas metodologias de trabalho. Disso não tenho dúvidas”. A aviação regional terá também a seu ver um novo impulso. “O grande desafio está no investimento nas pessoas. Isso diz respeito a aumentar também a produtividade do brasileiro. “Ele precisa estar apto a receber as inovações. Neste aspecto o empreendedorismo será de fundamental importância”.

Para o ministro o setor da aviação, bem como o de outros setores da economia, necessitam de investimentos na capacitação e na qualificação. “Confio que as empresas devem estar atentos a essa questão”.

 

 

7 comments

  1. asenci
    4 anos ago

    Dilma, cade a “Bolsa Type Rating” ??

  2. Felipp Frassetto
    4 anos ago

    “Para o ministro o setor da aviação, bem como o de outros setores da economia, necessitam de investimentos na capacitação e na qualificação. ‘Confio que as empresas devem estar atentos a essa questão’.”

    Reconhece que investimentos são necessários para que haja capacitação e qualificação, mas a responsabilidade não é do governo. É SÓ das empresas mesmo. tsc tsc tsc.
    “Confio…”. Ah vai tomá banho!
    Melhor do que essa só mesmo os ministros dizendo que têm “certeza de que o Brasil fará bonito” nas olimpiadas (sem acento mesmo).

  3. Julio Petruchio
    4 anos ago

    Poderia começar capacitando “azotoridadis púbricas”, Anarc, DECEA que reprime o tráfego com regulamentos absurdos, Meteorologias que não emitem SPECI, Administradores de aeroportos que não administram nada, etc…

    • Rafael
      4 anos ago

      ô mania que são pedro tem de mudar o tempo somente aos “00”!!!

  4. petersonramos
    4 anos ago

    Discurso típico do Estado omisso.
    Vamos deixar os problemas prá lá e falar das próximas eleições??

  5. Beto Arcaro
    4 anos ago

    Um “Óbvio Ululante” clássico de quem não tem nada à dizer!!
    Nem demagógico ele foi!!
    Essa foi a prova definitiva de quê o governo (SAC, ANAC, etc.) está “Walking and Crapping” para a Aviação.
    Raul…Sei lá…
    Será que esse poço tem fundo??

  6. “Meu Nome eh Trabalho”. Esse a gente conhecemos d’outros carnavais…

Deixe uma resposta