Como usar um smartphone de maneira inteligente para a instrução aeronáutica

By: Author Raul MarinhoPosted on
240Views5

Atenção dirigentes de aeroclubes e de escolas de aviação, INVA/Hs, e alunos dos cursos práticos de pilotagem: vocês já pensaram em utilizar a tecnologia dos smartphones para propósitos efetivamente pedagógicos da instrução aeronáutica? Porque, até hoje, a tecnologia de instrução para pilotos ainda se baseia no papel e na caneta, quando muito (na maioria das vezes, é a memória mesmo que faz todo o serviço), e o smartphone permanece no bolso durante o voo. Por que não montá-lo no painel, gravar alguns clipes durante a instrução, e depois discuti-los no debriefing, compartilhando-os com outros alunos e instrutores, e armazenando o material para consulta futura? Essa é a proposta de um instrutor americano neste artigo do iPad Pilot News: “The flight school of the future – using an iPhone for training“.

E para quem acha que isso é “invenção de moda” de quem não tem o que fazer, prestem atenção ao final do artigo do link acima, em que o autor afirma que essa metodologia já vem sendo utilizada na instrução de alto nível (e alto custo) oferecida por empresas de treinamento como a Filgh Safety e Simuflite há anos (provavelmente, com outros equipamentos que não os smartphones, é claro).

5 comments

  1. Nos usavamos o Teledyne Debrief System (filmagem digital da sessao, mostrando a atuacao dos pilotos, e posterior reconstituicao computadorizada da trajetoria do aviao, na sala de debriefing, como eh feito nas reconstituicoes de acidentes). A gente marcava os “events” com a tecla de mesmo nome, e revisitava um por um, mostrando aos treinandos e/ou checandos o que havia ocorrido, destarte estimulando-os a exercer auto-critica (ou “self-debriefing”). Excelente sistema, embora um pouco caro. Ficava, na epoca, circunscrito aos grandes training centers.

    • Fábio Carvalho
      4 anos ago

      Otero, com o CloudAhoy dá pra fazer quase tudo isso ‘for free’!

  2. Eu uso #GoPro e aplicações #iPhone para os propósitos sugeridos no artigo. Além do video registro também audio e o track GPS.

    Sugiro, o uso de um App chamado “CloudAhoy” que é muito útil para debriefing e playback do vôo com detalhes muito interessantes além do trajeto. Outro, o “SeeYou Recorder” é muito útil para registrar o trajeto e pode exportar arquivos do tipo IGC usados por softwares normalmente ocupados por juízes de competições de navegação de precisão.

    Agora, como é que seria isso de investir em TV HD, AppleTV, iPhone e acessórios se ainda o material de instrução é tão ultrapassado?

    Links:
    – CloudAhoy http://www.cloudahoy.com/
    – SeeYou Recorder http://www.naviter.com/products/seeyou-recorder/

  3. Fernando
    4 anos ago

    Eu utilizo o gps pra fazer o tracking do voo depois pretendo se possível adquirir uma gopro.

  4. Freddy da Silva
    4 anos ago

    Aqui em SBPC utilizamos a Go Pro filmando o voo / instrumentos e utilizamos nos debriefing.

Deixe uma resposta