A carta do SNA para a produção do “Mais Você” sobre os balões “ecológicos”

By: Author Raul MarinhoPosted on
235Views3

Complementando o que foi informado neste post – “O lobby baloeiro, a Ana Maria Braga, e a posição da FAB sobre os balões ‘ecológicos’” -, vejam abaixo a reprodução da carta do SNA para a produção do programa “Mais Você”, da Rede Globo, sobre os tais balões “ecológicos”:

A reportagem do Programa “Mais Você”, veiculada nesta terça-feira(9/9), erra ao não informar sobre os perigos causados à aviação pela prática de soltar balões.
Sob o título de “Balão ecologicamente correto: 100% seguro e garantia de diversão”, a apresentadora Ana Maria Braga afirma que este tipo de balão 100% biodegradável, sem o uso de bucha de fogo, é seguro e não traz perigo às pessoas.

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), por intermédio da Secretaria de Segurança de Voo, reforça que, ao contrário da reportagem, não existem balões 100% seguros. Expor a perigo a embarcação ou a aeronave, própria ou de uma companhia aérea, ou praticar qualquer ato tendente a impedir ou dificultar a navegação marítima, fluvial ou aérea é crime previsto no código penal brasileiro!

Enganam-se os que pensam que, pelo fato deste balão não mais transportar os botijões de gás, que anteriormente eram os responsáveis pela sua ascensão, os tornam menos perigosos. Independentemente da carga transportada, somente o fato de sobrevoar os céus um objeto não tripulado, cujo deslocamento não é controlado por qualquer pessoa, à mercê única e exclusivamente dos ventos, faz com que ele seja um risco muito grande às aeronaves.

Mesmo sendo construídos de material leves (papel de seda), a ingestão desses balões pelos motores das aeronaves pode trazer danos irreparáveis e, consequentemente, contribuir para a ocorrência de acidentes aéreos.

Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro são os que concentram a maior parcela de avistamentos de balões, e isso se intensifica com a chegada do período das festas juninas. Segundo dados do CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), somente este ano 141 pilotos relataram aos controladores de voo sobre proximidades de balões à pista de pouso ou mesmo de aeronaves em voo.

Em muitos casos, houve a necessidade de intervenção dos pilotos, alterando a trajetória da aeronave para evitar a colisão. Há ainda repórteres à bordo de balões dirigíveis que caíram sobre pistas de pouso e de táxi e nas proximidades de aeroportos.
O SNA ressalta que, apesar de fazer parte da cultura de certas regiões brasileira, não podemos permitir, tampouco incentivar, uma atividade que coloque em risco à vida de outros.
Secretaria de Segurança de Voo

Sindicato Nacional dos Aeronautas

3 comments

  1. Aurelio
    4 anos ago

    Balões nunca levaram e nem se quer transportaram botijões de gás, vamos informar melhor as coisas heim.!!!!

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      Na verdade, isso não tem a menor importância, uma vez que QUALQUER balão não tripulado é ilegal, e um atentado à segurança de voo (exceção feita, obviamente, aos balões meteorológicos).

  2. pedropk
    4 anos ago

    Para quem ainda acha que balões não são um problema para a aviação:

    http://goo.gl/EfPIho

Deixe uma resposta