Pelo visto, o sonho da Gol é ser uma Passaredo!

By: Author Raul MarinhoPosted on
517Views7

Incrível essa reportagem publicada na Exame.com de ontem – “GOL está aberta a corte de capacidade em 2014, diz CEO“, que traz a seguinte declaração de seu presidente:

A companhia tem espaço para reduzir a capacidade em até 10% ao ano, disse Kakinoff. “Mas nós não vislumbramos no momento nenhum tipo de necessidade de reduzir postos de trabalho no curto ou médio prazo”, disse ele.

Em outras palavras, a Gol estaria trabalhando com metas de encolhimento, não de crescimento; e mais, encolhimento de capacidade sem redução de pessoal! É isso mesmo o que o sr. Kakinoff disse? Alô conselho de administração da Gol: vocês concordam com o que está dizendo o principal executivo da empresa de vocês???

 

7 comments

  1. Rafael
    4 anos ago

    Interessante… há espaço para reduzir a capacidade em 10% mas não haveria redução de funcionários.

    Se isso é 100% verdade, posso interpretar que os tripulantes estão trabalhando na capacidade máxima com jornadas exaustivas? Se sim, temos problemas. 1 – Segurança: tripulação cansada leva a erros. Super natural do ser humana. 2 – Se der uma “dor de barriga” nos tripulantes o que acontecerá?! Quando digo “dor de barriga”, quero dizer: geral debandando para fora (China, Singapura, Qatar e etc), pois na situação que está hoje, se eu fosse piloto da comercial, estaria procurando emprego fora. Não deixaria o sustento da minha família a mercê da sorte…

  2. Chumbrega
    4 anos ago

    Na boa, qualquer um que investe nessa carreira hoje em dia é doido! Gosto muito do que faço, e apesar dos pesares, gosto da empresa em que trabalho. Mas se eu pudesse voltar ao meu segundo grau, teria feito outra coisa da vida. Com o FIES e pro-uni, até quem é bem humilde tem condições de fazer medicina, direito… pra qualquer jovem que esteja pensando em voar, eu dou o seguinte conselho. Vá pra FAB, pro exército, seja oficial da PM do seu Estado e faça curso de piloto lá. Não bote a grana da sua família em aviação. Nem um centavo. Se você conhece o conceito de custo de oportunidade, seja inteligente, bem, aproveite as boas oportunidades. Vire médico, hoje qquer um consegue ganhar 20 mil por mês (sem residência ou com residênciazinha mequetrefe em clínica geral – não estou dizendo que residência em CG é mequetrefe, mas que há residências mequetrefes) e trabalhar como dotô sem ser incomodado. Rapidinho você vai comprar seu cirrus e, believe me, você vai ser MUITO mais realizado que como piloto profissional…

    • anonimo
      4 anos ago

      Curioso… eu fiz parecido com isso, e no fim, me arrependo profundamente de não ter vindo antes pra aviação e não ser, por exemplo, piloto de 737 ou A320 hoje em dia, Com uma carteira dessas, o mundo se abriria em possibilidades, afinal só o Brasil está andando pra trás, segundo a IATA, Quanto ao curso de medicina… Bom, só a prestação do Cirrus custa uns 17mil. Logo, vc tem que ser um dos mais renomados médicos da sua área para ganhar o suficiente pra sustentar um Cessninha, e com bem pouco tempo livre pra voá-lo. E não existe residência em Clinica Geral: o médico se forma CG, e aí faz uma especialização (Cardiologia, Neurologia, Dermatologia… etc) e aí sim vira um especialista capaz de ganhar salários maiores. Mas um clinico geral ganhando 20mil?! Essa é nova…

      • FVeiga
        4 anos ago

        Bom post “Anonimo”!
        Tenho um colega que era Neuro-cirurgiao e hoje é feliz e Cmte de 737 no Brasil. Outro que infeliz de ser Cmte de 737 foi pro E170 morar no interior de SP e agora esta feliz.
        Outro que cansado de ser copila de 737 por duas decadas virou Cmte de King. Amigos que nao saem do Brasil e outros que nao pensam em voltar. Um amigo que era pedreiro (sim!) e lutou e virou piloto de Seneca e sempre me disse “Subir para um King? Nunca imaginei ganhar o que eu ganho e voando! Me deixa aqui” e outros, meus vizinhos, que ganham 10x mais aqui fora que piloto de seneca e nao jantam fora pois dizem que com 3 filhos nao da pra viver. Nao é piada!
        Sempre alguem vai estar infeliz…mas felizmente outros nao estao.
        É so decidir onde queremos estar e mudar.

  3. Jaime
    4 anos ago

    Prezado Raul,
    Veja a cotação da ação da Gol (GOLL4) no bovespa e a sua última pergunta estará respondida.
    Abç
    JLB
    (*) Neste momento sobe 4,5% …..

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      Pois é… Talvez isso explique porque o mercado de capitais brasileiro está nessa draga.

Deixe uma resposta