SNA pede sugestões – vamos colaborar!

By: Author Raul MarinhoPosted on
284Views8

Pessoal, repasso a seguir mensagem recebida via Facebook do diretor do SNA, Tiago Rosa, no sentido de estimular a participação dos aeronautas quanto a contribuições para melhorias no CBA. Como já disse aqui, diversas vezes, a atual gestão do SNA está dando repetidas demonstrações de estar atuando efetivamente em prol dos aeronautas – embora ache, como demonstrei num recente post, que há a necessidade de dar mais importância à aviação executiva/’91’, que continua à margem no sindicato, que continua focado na aviação comercial/’121′. Por sinal, este aspecto é um ponto que pode ser tratado com o próprio Tiago…

Bem, segue abaixo a mensagem:

Caros colegas bom dia

Meu nome é Tiago Rosa, atualmente sou comandante em uma empresa de linha aérea e estou no cargo de diretor do Sindicato Nacional dos Aeronautas.
Como os senhores devem estar acompanhando, o SNA está trabalhando em conjunto com diversos órgãos (patronais e de trabalhadores) a fim de atualizar a lei 7.183/84, inclusive ja existe um projeto encampado por esta entidade o PL 434/11 Substitutivo do Senador Paulo Paim.
Nosso desafio de rescrever a lei do aeronauta é enorme e, precisamos de sua colaboração.
A maneira encontrada para melhor representar todos os segmentos de aeronautas foi dividir os grupos de estudo e discussão em três grandes áreas, representadas pela aviação comercial, taxi aéreo e aviacao geral.
O objetivo nos dois últimos grupos citados é rescrever todos os artigos trazendo-os para a realidade dos aeronautas de taxi aéreo, aeroclubes, aviação executiva, agrícola e helicópteros.
Neste momento temos a oportunidade de regulamentar de forma digna a nossa profissão portanto, eu repito, precisamos de sua colaboração.
Mande suas sugestões de mudanças ou novos artigos para pesquisasna@gmail.com ou tiago.rosa@aeronautas.org.br informando no título do email a qual categoria voce tem sugestão.
Aqueles que tiverem interesse em participar de reuniões, discussões e se envolver mais próximo a este projeto, fiquem a vontade para manifestar tal interesse que entraremos em contato.

Um grande abraço a todos

Tiago

8 comments

  1. Julio Petruchio
    4 anos ago

    Vou contar uma verdade: o “cara” que falou que esse não é um país sério, era um cara sábio!

    • Enderson Rafael
      4 anos ago

      E tudo indica que não foi quem todo mundo acha que foi. Mas foi dito “pra” ele, e não “por” ele.

  2. Julio Petruchio
    4 anos ago

    Minha sugestão é que não seja cobrado o IPVA aeronáutico!

  3. Flavio Veiga
    4 anos ago

    Tambem acho uma boa luz no fim do tunel, mas de grandes intencoes….
    Eu estou meio desatualizado, afinal meu ultimo contato com Av 91/135 foi em 2002 e desde 2010 nem nem na 121 brasileira eu voo mais… (A proposito, para os novos aqui. 91 é aviacao geral, 135 os Taxi Aereo e a 121 a aviacao comercial Regional/Domestica/internacional). Eu voo na 121 em outro país.
    Ate 2002 ouvi muito papo de hangar, reclamacoes e desejos. Mas muito pouca iniciativa. Hoje, vendo noticias fico bem assustado com o rumo (posso estar exagerando, por nao estar aí para ver).
    Mas decisoes como fechar Marte para Asa Fixa, Simulador para King Air, Limitar as chances de logar horas de voos, aumentar os minimos para INVA, obrigar copila de Tipo (aeronave mais sofisticada) ter PLA (o proprio nome ja denuncia:’Pil de Linha aerea), limitar monomotores a FL95 depois FL65 e depois aos limites das cercas do aeroporto, Slots absurdos em Congonhas, IPVA, terceiro aeroporto de SP ter que ficar a mais de 100km da cidade sem direito a trem bala ou maglev, etc etc…. Prejudica MUITO todos nos.
    E ate decisoes contra a Av 121 como ceus abertos, altos impostos, alto querosene, etc, tambem afetam os pilotos da 91/135. Ou em breve estarao competindo emprego de Seneca com Comandante de 737 (eu vi um ex-Cmte da Rio Sul se aproximar do meu patrao, quando eu voava Seneca-4) e um Copila de 747 da VRG querer ser segundo Cmte do King que eu era copila.
    Voltando…. De grandes intencoes o céu esta cheio (e os hangares tambem).
    É baixo o numero de pilotos 121 no SNA e ABRAPAC, BEM BAIXO, segundo um amigo meu. Agora, ele disse que pilotos de 91/135 nem aparecem por la.
    Se o “A” de SNA é ainda “Aeronautas” usem e abusem dos dois emails acima que o Tiago passou. Listem tudo que esta errado. E cobrem.
    Mas, nao adianta nada cobrar, sem apoiar!
    Eu nao era filiado ao SNA pois a Adm da época tinha adjetivos que eu me recuso a listar. Se a atual esta trabalhando, apoiem eles pois o interesse é nosso.
    E, mais importante, nao permitam que eles um dia se tornarem iguais a administracao anterior.
    (Raul, prometo ficar 3 meses quieto kk)

    • Enderson Rafael
      4 anos ago

      Nossa, eu tb acho ruim aqui, Veiga, mas não precisa esculachar hahaha Falando sério, essa pauta do CBA é importantíssima. Pode ser o começo ou o fim, e boa parte da responsabilidade é nossa. Já mandei sugestões pro Tiago, e recomendo a todos que o façam. Pensem com calma, analisem o que lhe incomoda, o que vocês acham que podia ser diferente, mais simples, mais inteligente, em consonância com outros países mundo afora. E vamos sugerir. Só de estar em discussão é ótimo. Mas se estas sugestões, sendo realistas, virarem realidade, todos temos muito a ganhar. Porque como você desenhou aí em cima, Veiga, o mar não tá nem mais pro próprio sal… (eu, Raul, prometo ficar uns 3 minutos sem comentar)

    • Julio Petruchio
      4 anos ago

      Melhor o Sr. Continuar num país que. Não se chame Brasil…

  4. Cadu
    4 anos ago

    Vejo uma luz no fim do túnel…

    • Julio Petruchio
      4 anos ago

      É o trem. Sai da frente senão ele te atropela !

Deixe uma resposta