“Seminário aborda inovações do Programa SIRIUS”

By: Author Raul MarinhoPosted on
270Views1

Sabe aquela história de “encurtar a ponte aérea Rio-SP em oito minutos” que a imprensa andou noticiando esses dias? Pois então, o que possibilita isso é o tal do Programa SIRIUS, que o pessoal do DECEA vai explicar em detalhes num seminário anunciado ontem no site da ANAC, cuja nota reproduzo abaixo:

Seminário aborda inovações do Programa SIRIUS

Brasília, 23 de setembro de 2013 – Rotas mais diretas, redução no tempo de voo, menos poluição no meio ambiente, diminuição do ruído e economia de combustível. A otimização do uso do espaço aéreo já é realidade no Brasil. Com a adoção dos recursos de alta tecnologia e das inovações do Programa SIRIUS Brasil, afinado ao Conceito Operacional ATM (Gerenciamento de Tráfego Aéreo) Global, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) figura no seleto grupo de países que operam as mais modernas tecnologias de navegação aérea.

A Navegação Baseada em Performance (PBN, da sigla em inglês Performance Based Navigation), em operação nas terminais de Brasília e Recife, é apenas um dos projetos do programa SIRIUS, capitaneado pelo DECEA nesse sentido. Em síntese, o modelo brasileiro contempla a implementação de soluções de tecnologia satelital, comunicação digital e gestão estratégica da navegação aérea, a partir da integração de tecnologias, processos e recursos humanos.

O Seminário ATM Sirius Brasil – Impulsionando o Desenvolvimento do ATM Nacional vai apresentar os temas relacionados ao desenvolvimento do gerenciamento de tráfego aéreo no país, com uma visão prospectiva para o ano de 2023. O evento acontece de 14 a 17 de outubro, no Auditório do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), localizado no centro do Rio de Janeiro. O evento é gratuito e está aberto ao público. Podem se cadastrar empresas aéreas, associações de classe envolvidas no transporte aéreo e aviação geral, controladores de tráfego aéreo, pilotos, profissionais ligados à infraestrutura de tráfego aéreo, gerentes ATM, empresas de infraestrutura aeroportuária e instituições de ensino superior ligadas à aérea. O prazo termina no dia 1° de outubro.Informações e inscrições: www.decea.gov.br/eventos/seminarioatm

One comment

  1. Aleksandro Gardano
    4 anos ago

    Raul, legal a dica.
    A atualização dos atuais recursos tecnológicos já é, por si só, muito bem-vinda! Creio que o desafio, levando-se em conta o aumento do tráfego aéreo a uma taxa de 6% ao ano (aprox. 100% a cada 10 anos) …, será não estabelecer um modelo que rapidamente ficará obsoleto..

Deixe uma resposta