Para Ser Piloto

Formação Aeronáutica e Segurança de Voo

Para o pessoal experiente na aviação agrícola responder

12 Comentários

Recebi ontem um comentário do leitor Marcelo ao post “A ilha de prosperidade que é a aviação agrícola“, que republico abaixo, para que o pessoal mais experiente na aviação agrícola possa responder. Sobre uma das questões do leitor – “o aeroclube disse que se fizer todos os cursos com eles, poderei dar instrução no próprio aeroclube, gostaria de saber também a opinião de vocês sobre isso, se tem muita gente querendo dar instrução? terei problemas para conseguir me encaixar como instrutor?” -, eu já adianto que isso é uma meia verdade (logo, também uma meia mentira). O aeroclube até pode ter a boa vontade de querer contratar um aluno que tenha realizado todo o treinamento de PP e de PC na instituição, mas isso só vai realmente acontecer se pelo menos três fatores se verificarem:

  1. Que haja demanda para a contratação de novos instrutores na época em que o sujeito se formar;
  2. Que o sujeito tenha tido um bom desempenho em seu curso, e tenha dado mostras de que poderá desempenhar o papel de INVA a contento; e
  3. Que não haja nenhum outro candidato a INVA mais bem qualificado, ou, principalmente, mais bem indicado para a função (sim, o QI também é importante para um INVA).

Agora, vejamos o comentário do Marcelo:

Gostaria da opinião dos amigos, tenho 29 anos, trabalho como administrador de um posto de combustíveis, mas pretendo mudar de ramo, e uma área que sempre me interessei foi a aviação agrícola, eu teria que fazer tudo desde o inicio (PP, PC) e depois o curso para instrução para acumular as horas necessárias (o aeroclube disse que se fizer todos os cursos com eles, poderei dar instrução no próprio aeroclube, gostaria de saber também a opinião de vocês sobre isso, se tem muita gente querendo dar instrução? terei problemas para conseguir me encaixar como instrutor?)
Gostaria de saber se vale a pena ainda investir na aviação agrícola, estou ciente das dificuldades, dos riscos. Eu não tenho problema algum em mudanças de estado, em passar meses fora de casa, dormindo em fazendas no meio do mato… gosto disso!
O que me preocupa é a questão de emprego, sem ter experiência. E também a questão do salário, sei que o dinheiro é consequência do trabalho, mas gostaria de ter uma ideia real de quanto ganha um piloto agrícola em um primeiro emprego, e se nas próximas safras a renda aumenta?
Como funciona o tempo da safra? São seis meses de muito trabalho e depois fica parado?
E por eu ter 29 anos, seria tarde para começar?

Desculpem tantas perguntas, mas conto com o apoio de todos, pois preciso tomar uma decisão muito importante em minha vida.

About these ads

12 comentários sobre “Para o pessoal experiente na aviação agrícola responder

  1. Cara se tu ganha mais de 5 mil por mês… NÃO TROQUE DE PROFISSÃO! A coisa ta FEIA! Agora se ta afim de arriscar… se é TEU SONHOOO!!! Bom ai vai em frente!

  2. Gostaria de agradecer ao Raul Marinho pela atenção especial dada ao meu comentário no post, e a todos que deram a sua opinião a respeito de minha dúvida.
    Já estou cursando a faculdade de Administração, estou no quinto semestre. Sinceramente gosto da ADM. e do meu emprego, mas de uns tempos para cá desanimei um pouco, cito alguns exemplos:

    Em um domingo sai para ir no posto, os ladrões entraram em minha casa e fizeram minha filha e esposa de refém até eu voltar, esperando que eu chegasse com dinheiro.

    Assaltos constantes.

    Todo dia ir ao banco com grandes quantias em dinheiro.

    Funcionários que você confia te roubarem.

    10 anos sem tirar ferias ou feriado, trabalhando 365 dias por ano.

    Sem contar que gestão de pessoas, estoques e dinheiro dos outros, não é nada bom…

    Desculpem o desabafo!!! Mas agora decidi que preciso fazer uma mudança, e sempre quis fazer alguma coisa pratica (como pilotar um avião!)

    Sou do RS, moro a 15 km de um aero clube, e a 180 KM de Cachoeira do Sul, onde tem o curso de CAVAG. Alguém poderia opinar se seria melhor fazer o PP e o PC também em Cachoeira do Sul, para ter uma formação mais voltada ao agrícola e ao longo dos cursos ter um contato maior com a profisão, ou fazer o PP e o PC mais perto de casa e depois fazer apenas o CAVAG em Cachoeira do Sul?

    Obrigado a todos.

    • Caro Marcelo,

      Após esse seu comentário, eu diria que o seu desanimo parece mais vir de eventos externos do que eventos internos. Claro que a sua motivação pela aviação pode vir de dentro e o seu interesse ser genuíno. Entretanto, no seu relato, você comenta que gosta de ADM e do seu emprego e ai relata diversos eventos externos que estão te desanimando.

      Vá no aeroclube. Converse com outros alunos. Veja o que eles estão passando e os esforços e renúncias que estão fazendo para realizar o sonho de voar.

      Tente conhecer alguns pilotos (sem ser o instrutor do aeroclube). Tente ver como é a vida deles e o que eles passam.

      No entanto, não feche a porta para outros ramos de atividade. Busque informação. Seu caminho pode estar em outra posição, outra empresa ou outro ramo.

      Todo aviador possui a chama da aviação dentro dele. Algumas épocas da vida ela está mais forte, outras ela está mais fraca. Mas elas sempre esteve, está e estará lá… Sempre é interessante identificar se a chama sempre esteve lá ou é o acaso que está rondando…

      De qualquer forma, acho que o mais importante é não desistir de buscar de trabalhar com aquilo que se gosta, como disse o nosso colega Cadu: “… paixão é paixão, vocação é vocação”.

      Abraços,

  3. Como se todo mundo que fizesse uma faculdade de adm, economia fosse sinonimo de sucesso profissional no qual teria condições de um dia comprar um avião… e se um dia tiver esta condição, será com certeza depois de muitos e muitos anos de profissão… Paixão é paixão, vocação é vocação!!!

  4. Vamos por partes…
    Da pra voce começar com 29 anos sim…nao esta tarde!!!E voce tera que fazer todos os cursos sim,PP,PC/IFR…e nao tera que ser INVA necessariamente,mas lembro que tera que fazer esse curso tambem se quiser dar instruçao,mais o MULTE…ou seja,se prepare para gastar…
    Ja vi pessoas começar com mais idade que voce e hoje estao voando profissionalmente.Mas lembre-se que o mercado esta em crise,e das “brabas”…e nao acredite nessas noticias sensacionais que a aviaçao agricola cresce 7% ao ano…pois o numero de pilotos agricolas alunos nas escolas cresce 200%…entao nao existe falta de mao de obra!!!
    Sim,tem filas e filas de INVAS querendo uma “boquinha” nos aeroclubes…e os ganhos nao sao nada animadores,so servindo realmente para acumular horas…nao acredite em tudo que te falarem nos aeroclubes!!Eles querem a tua grana!!!
    Na aviaçao agricola voce nao tera segurança nenhuma!!!nem nas operaçoes,que sao altamente perigosas e com riscos de intoxicaçoes(certamente voce se intoxicara com alguma porcaria),bem como nenhuma segurança na parte financeira,pois cada safra eh uma safra diferente…um ano muito seco,outro muito chuvoso…preços dos produtos agricolas variam muito…nunca se sabe o quanto se voara,lembrando que se voce voar ganha,se nao voar nao ganha nada!!!sera menos pior se voar numa usina,pois via de regra os preços sao fixos em reais,e se acontecer alguma coisa com voce,tipo um problema de saude.bye bye safra e consequentemente os teus rendimentos tambem…
    O tempo de duraçao depende muito da regiao que se voa,da empresa ou fazenda,pode ser de 6 meses a 10 meses…
    Questao de experiencia eh relativo…claro que se da preferencia para os experientes,mas ja vi piloto de primeira safra voar muito e faturar alto…sabe aquela coisa de estar no lugar certo na hora certa???
    Outra coisa:sei que cada um eh cada um,e no começo tambem gostava de ficar “no mato”,em fazendas,mas com o tempo isso “encheu o saco”,de ficar no meio do nada,longe de casa,sem contato com familia,rodeado de peao,sem assunto…
    Nao pretendo desanimar nenhum candidato a agronauta,mas tenham em mente que essa profissao eh cansativa,ingrata,perigosa e sem segurança alguma financeira!!!Um ano ganha-se muito bem,no outro tem que vender o almoço pra comprar a janta…o
    Mas,se teu sonho eh esse de ser piloto agricola,va em frente!!!Melhor quebrar a cara(tomara que nao) do que ser um frustrado o resto da vida…

    • Usando o que eu aprendi com o Raul…
      De IFR e Multi o Marcelo nao vai precisar nao.
      Para ele que quer ser da Agricola, o PC “basico” seria o ideal: O maximo de horas no aviao mais barato que ele encontrar (de preferencia em Aeroclube que tenha curso Pratico de agricola) para checar no menor custo e já fazer o INVA (na mesma aeronave barata). E ali negociar melhor preço ou ate mesmo “troca” dando instrucao no Aero e recebendo instrucao do Agricola. Concorda? PC Visual e olhe lá…

      • Quando eu coloquei IFR e MULTE,foi pensando numa formaçao mais completa,ja imaginando uma possivel desistencia da parte dele em relaçao a agricola quando começar a voar(e isso eh mais comum do que se possa pensar)…e ao menos que eu esteja errado(e me corrijam se eu estiver),o IFR se faz compulsoriamente com o PC…ja o MULTE nao,mas para dar instruçao seria um diferencial para ele(nao sei quais as condiçoes financeiras do mesmo)…
        Claro que se ele decidir realmente voar
        somente agricola,dai sim somente PC /mono e voar o maximo possivel em aeronaves convencionais!
        E quanto ao aeroclube,sugiro o de Ponta Grossa,que possui o CAVAG,e eh o melhor nessa area.

  5. Faz o PP pra conhecer melhor a aviação, aí vc analise se vai continuar o PC….. agricola, etc

  6. Rapaz… A aviação está tão complicada hoje em dia…
    Espera pelo menos definir se vai existir IPVA de avião ou não, pois se isso vingar, muita gente vai desistir da compra e muitas outras irão se desfazer deles.
    Infelizmente alguém tem que financiar essa corrupção toda!

  7. Concordo com o Mario, se bem que seja mais facil falar do que fazer. Tambem me disseram isso, lah no inicio (“tu es de boa familia, eles tem empresas, fazendas etc., faz tua faculdade de Engenharia, ou Administracao, ou Direito e vai trabalhar nas empresas do grupo + bla-bla-bla” etc)….e no entanto cah estou eu, 33.5 anos mais tarde…esse troco eh cachaca, mesmo, se o caboclo gostar do cheiro da gasolina e do oleo, lascou…

  8. Fica na tua, bicho. Faça uma faculdade de ADM e passe do Posto para uma Distribuidora depois uma refinaria…Compre um avião e pilote por prazer. Pelo jeito estão querendo é arrancar teu dinheirinho suado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.790 outros seguidores