Aeroporto e aeroclube de Rio Claro: os próximos da lista?

By: Author Raul MarinhoPosted on
590Views10

Recebi uma mensagem do leitor Lucas Roat, aluno e sócio do Aeroclube de Rio Claro-SP, informando que o prefeito municipal já está anunciando que, em 2016, estarão à venda lotes residenciais no local onde hoje se encontra o aeroporto e o aeroclube da cidade – o que indica, é claro, que o espaço que eles hoje ocupam será em breve desativado. E, continua o leitor: “da mesma forma que aconteceu com os aeroclubes em aeroportos fechados pelas prefeituras [de outras localidades], não temos nenhuma garantia de continuar [lá operando]. Dia 15 de Outubro, às 16h, estaremos no Paço Municipal em assembléia com o queridíssimo prefeito, para exigirmos alguma garantia. Por favor, divulgue. Quanto mais pessoas comparecerem, acreditamos que maior será a pressão em busca de uma garantia”.

Divulgatus est, Lucas.

O site do ACRC, com o convite para a audiência, é este aqui.

Em tempo: desde que a nossa Soberana anunciou a construção de “800 aeroportos prá mais” em nosso país, esse deve ser o 10º anúncio (“prá mais”!) de desativação de aeródromo que eu noticio aqui no blog.

10 comments

  1. Rubens
    4 anos ago

    O prefeito de Rio Claro acaba de declarar no programa Entrevista Coletiva BAND CAMPINAS. que os 17 alqueires da area do aeroporto de Rio Claro que vale segundo ele R$1000,00 o m2 serao utilizados com predios publicos, pracas, e imoveis residenciais ( recitas estimadas entre 170 e 200milhoes).
    foi fechado um acordo entre Rio Claro, Limeira e Piracibaba para a construcao de um aeroporto regional que atendera as 3 cidades. O valor do repasse de dinheiro Federal destinado as melhorias do aeroporto de Rio Claro sera usado no aeroporto regional.

  2. Eduardo Ruscalleda
    4 anos ago

    Solei em Rio Claro e o fechamento deste aeroclube que tem cara de aeroclube de interior, com toda informalidade e ambiente de total companheirismo seria uma perda lastimável. Sem contar as instruções ministradas pelo Sr. Ademar, instrutor de vôo por vocação, com seu jeito impar de ensinar. Assim como o CÉU do Rio de Janeiro, o Aeroclube de Rio Claro tem uma importância histórica inestimável!

  3. Bruno Oliveira
    4 anos ago

    Voei em rio claro fica praticamente”dentro da cidade”.

    Quanto estava lá tinha um forte boato de um novo aeródromo pelo falo de haver interesse em asfaltamento e balizamento da pista.

    Acho que nesse caso será benéfico e não maléfico como os outros casos ja conhecidos.

  4. Rubens
    4 anos ago

    Na minha opiniao o aeroclube tem (ou pelo menos devetia ter) outras atribuicoes alem da formação.
    É função do aeroclube ter aeronaves compartilhadas, manutenção , hangaragem para os socios, atividades sociais para unir os jovens aos veteranos , comercial com executiva….. O clube de voo do Raul, exite por que os aeroclubes deixam esta lacuna.
    Por outro lado tem muito o areoclube que SO tem a esola como atividade ,nem exige que o aluno seja socio para frequentar as aulas de voo.
    Infelizmente concordo que os aeroclubes estão com os dias contados.Se não houver uma mudança radical na mentalidade dos seus dirigentes, logo se tornarão franquias de alguma escola.

  5. fredfvm
    4 anos ago

    Raul, a regra aplicada pela ANAC, que é herança do antigo DAC, aos aeroclubes, diz que “AEROCLUBE é uma instituição sem fins lucrativos, podendo ter renda somente para o mantenimento de seu material didático, aviões e instrutores… em fim, nada de obter lucro algum. Já as regras para uma “Escola de Aviação Particular” é diferente, é uma constituição tipo empresa e que o objetivo principal é o de ter renda.
    Por isso tudo é que em breve, não teremos mais aeroclube funcionando no Brasil. Todos, eu disse todos, os aeroclubes estão com seus dias contados. Uma lástima….

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      Mais ou menos, Fred… Não é que os aeroclubes não possam ter lucro; o que é proibido por lei é que essas instituições distribuam dividendos a seus sócios ou diretores – é aí que reside a diferença em relação às escolas de aviação, que remuneram seus sócios e diretores. Então, na verdade, o que ocorre é que não há incentivo para que um aeroclube tenha lucro, pois nenhum diretor da instituição tem a ganhar com isso. Daí o grande número de casos de corrupção nos aeroclubes, inclusive…

      É por isso que o modelo de negócios de aeroclubes não vai para a frente: ele só faz sentido com subvenção estatal. Quando colocados para competir de igual para igual com as escolas, eles perdem feio. A propósito: por defender essa tese, eu virei persona non grata no Aeroclube de São Paulo. Só que ninguém até hoje demonstrou que eu estou errado.

      • Rodrigo Edson
        4 anos ago

        Mas voce não está errado, está correto!!!

        Abs

        Rodrigo

  6. Júlio Petruchio
    4 anos ago

    Podes crer que fecha! É muito intere$$e envolvido.

  7. Lucas Roat
    4 anos ago

    Obrigado Raul.

  8. Freddy da Silva
    4 anos ago

    especulação imobiliária?

Deixe uma resposta